Leapmotor B10 e C10

Não é escondido como é no C10?

Não, o B10 realmente não tem. O do C10 é escondido como você falou, mas o B10 não tem. Fui ver o que está em esposição na concessionária em Curitiba.
A única possibilidade ainda é que o modelo só está em pré-venda, “vai que” os que estão no navio tem isso consertado. Mas sinceramente, duvido muito.

1 curtida

Vou fazer o teste driver, mas estou em dúvida entre o Leapmotor C10 BEV e o Geely Ex5 Max. Nem estou analisando o Yuan Plus, acredito que a Byd precisa de movimentar nesse seguimento.

O Geely parece uma solução mais acertada, só perde na tração dianteira. Mas a diferença de preço é complicado. O Geely parece melhor, mas será que é 35k melhor?

1 curtida

Depois conta tuas impressões aqui

1 curtida

Tem concessionária vendendo o Pro a 180k, ao meu ver é o melhor CxB da categoria para quem, como eu, não quer ADAS nem teto solar (fujo dos dois).

Também não dou a mínima para o ADAS, mas o consumo desse carro me decepcionou um pouco. Como meu uso predominante é na estrada, as fábricas ainda cobram muito caro por um carro elétrico com autonomia INMETRO de 400 ou mais quilômetros. O que mais se aproxima disso é o Aion V.

1 curtida

Entendo seu ponto de vista. Mas eu não acho o Pro um bom custo benefício não. Os principais apelos da versão Max são teto solar e ADAS. Mas tem outros itens interessantes que são perdidos também, como retrovisor fotocrômico, rodas de 19, porta malas elétrico, farol alto automático, head up display, o sistema de som Flyme (que dizem ser muito bom), sensores de estacionamento dianteiro.

Enfim, eu acho que tem muita coisa que ele perde em relação ao Max, e também em relação ao C10.

E você pode não gostar de ADAS e teto solar. Eu também não gosto do teto solar. Mas na hora de revender isso faz muita diferença. E também dá pra nem ativar o ADAS e usar somente os alertas, só o de placa que é chato pra cacete. Cito o exemplo dos Golf Mk7 sem teto que era um parto pra achar comprador.

Historicamente, o consumidor brasileiro não paga a mais por itens de segurança, mas sim por itens de beleza e conforto.

Vou fazer como o @Truc_dp e contar uma história.

Em 2008 queria comprar um Punto HLX com Blue&Me (nome do bluetooth da Fiat, sim, naquela época isso era relativamente novidade e item opcional), airbag e Abs. A Fiat foi a primeira a trazer esses itens como opcionais independentes e relativamente acessíveis, enquanto o padrão de outras montadoras era ter pacotes de opcionais. Eu não queria rodas de liga leve (colocaria fora, pois tbm gostava de itens de beleza) nem bancos de couro, nem outros opcionais, meu dinheiro estava contado e queria apenas os itens de segurança. Rodei várias concessionárias e nenhuma tinha essa configuração. Tinha diversas opções com os itens de beleza e conforto apenas ou versões com todos os opcionais, para que tivessem os de segurança. Então tive que encomendar o carro como queria e esperar 90 dias pra ser fabricado.

Eu achei que o perfil do consumidor havia mudado, mas como o ADAS é a bola da vez, me parece que segurança continua não sendo a prioridade em muitos casos.

Curiosidade: O Punto a partir da versão HLX, trazia vidros laterais laminados, que protegem bastante em casos de acidentes (e em grandes cidades, de quebra, protege de roubos). Durou só um ou dois anos e tiraram de linha, mais uma vez, porque consumidor brasileiro não valoriza itens de segurança, ainda mais passivos que não tem apelo comercial. Passei anos sem ver carros acessíveis com vidros laterais laminados, até que percebi que meu Song Pro tem vidros laterais dianteiros laminados. Infelizmente, o Dolphin Plus não…

2 curtidas

Bem isso mesmo. Segurança em segundo lugar, sempre.

Eu entendo o desapego por itens como centralização de faixas, leitores de placa, etc. Mas itens como sensor de ponto cego, alertas de tráfego cruzado, não deveriam ficar de lado.

O ponto é que o consumidor de 0km e de semi novo tem perfis diferentes. Consumidor de semi prefere configurações completas justamente porque isso permite comprar um Seal a preço de Yuan 0km, por exemplo. O consumidor do 0km já pode aceitar menos recursos em troca de um 0km.

Só vejo tração traseira como vantagem em veículos esportivos ou Off-road. É bom para subir montanha a acelerar esportivamente. Como esse não é o perfil desses carros, só vejo desvantagens, afinal tração traseira é menos segura, pois é mais fácil do carro sair de traseira e há menos controle em pista molhada.

Isso só é verdade em carros sem controle de tração e estabilidade. Com um bom controle a tração traseira acaba sendo bem mais agradável. E nem precisa ser offroad, pra chegar em casa eu tenho uma subida de 14º de inclinação, no Dolphin Plus as rodas destracionam facilmente a 30-40kmh, se estiver chovendo isso já acontece acima de 20kmh. Da pra dosar o pé, mas é um exemplo de comportamento. Peguei um Xc40 pra fazer um teste e a diferença é gritante.

A tração traseira também é mais eficiente, empurrar sempre requer menos força do que puxar. Fora que a regeneração parece muito mais acertada em carros com tração traseira. Uma regeneração forte em tração dianteira da uma sensação de insegurança… no EX5 a sensação é de freiar somente o freio da frente de uma moto, já no Ex30 (mesma plataforma) a sensação é de frenagem normal.

Eu também fugia de Adas, mas agora que tenho um Geely EX5 Max, dou valor para as funções mais básicas. As mais avançadas ainda não me agradam como imaginava que me incomodariam.
Exemplos positivos: O alerta/frenagem de emergência é muito bom. Eu notei que o sistema não é tanto guiado por proximidade, mas analisando a situação como um todo. Se ele identifica que o carro da frente está reduzindo e o motorista ainda não reagiu pisando no freio, ele apita mesmo com o carro da frente distante. Achei muito útil e não vi falsos positivos. Toda vez que ele alertou, ele estava certo, eu não tinha notado que o carro da frente tinha reduzido bruscamente.
Gostei também da manutenção em faixa, que puxa o carro levemente quando você sai da faixa. E por fim, o alerta de tráfego cruzado é bem útil para tirar o carro de vagas em 90 graus.

Porém, ainda tenho reservas a outras funções, justamente as mais avançadas. O controle de cruzeiro inteligente, que além de manter a velocidade mantém o carro na faixa, funciona bem, mas fico pensando se isso não pode me deixar mais relapso no volante, confiando que o carro vai dirigir sozinho. Afinal, você literalmente pode tirar as mãos do volante que o carro continua dirigindo sozinho.
O assistente de leitura de placas funciona muito bem, lê corretamente as placas, mas esse negócio de apitar é irritante. Nem tem margem, passou 1 km/h já é blemblemblem…
O controle de cruzeiro adaptativo é bom, mas é muito medroso e reduz a velocidade por vários motivos, como carros entrando na faixa paralela a sua, curvas mais acentuadas… Enfim, ele reduz por motivos demais.

Isso é verdade em qualquer carro pelo fato de o torque ser aplicado nas rodas traseiras, o controle de tração e estabilidade vão apenas reduzir a chance de saída. Mas um carro de tração traseira sempre terá mais chances de sair de traseira do que um carro de tração dianteira, considerando que ambos tenham controles de tração e estabilidade.

1 curtida

Assim como um carro de tração dianteira sempre terá mais chances de sair de dianteira do que um carro de tração traseira.

O ponto é que os controles estão aí pra minimizar esses riscos. Na minha opinião, fazem isso muito bem, independente da tração.

A questão é que sair de “dianteira” (perder aderência nas rodas dianteiras), significa é seguir em frente, é muito menos perigoso que sair de traseira, que normalmente indica que o carro vai rodar na pista. Por isso recomenda-se que os melhores pneus fiquem no eixo traseiro.
A tração dianteira aplica um vetor de força na direção desejada, ela puxa o carro na direção da curva. Já a tração traseira empurra o carro para frente e as rodas dianteiras que mudem essa força para o lado desejado. É bem fácil notar que há uma diferença de segurança. Concordo que a eletrônica reduz muito o risco, mas ele ainda é maior em carros de tração traseira.
Eu tenho 2 carros hoje, um de tração dianteira e outro de traseira. Não tenho dúvidas em preferir a tração dianteira, o carro responde melhor aos comandos de direção e é mais seguro nas curvas. Agora, para subir uma ladeira, o de tração traseira é imbatível. Mas isso não faço na cidade nem com frequência.

Ou seja, segue reto na curva… aprendi isso da pior forma. Tinha acabado de tirar carteira de motorista, eu era bem braço duro mesmo, e voltando a noite para casa eu bati a roda dianteira do Fiat 147 do meu pai na guia em uma curva, derrapando numa rua de paralelepípedo.

Encostei o carro para colocar o estepe. Mesmo assim o carro continuou andando todo torto e pulando, pensei que tinha acabado com a suspensão.

Ao chegar em casa, contei para meu pai o acontecido, e ele peguntou, “ué, porquê você não trocou a roda que amassou pelo estepe?”

Eu inicialmente não tinha entendido o comentário dele, e foi aí que percebi: eu fiquei tão nervoso com a batida no carro do meu pai, que soltei a roda, peguei o estepe, coloquei a mesma roda de volta e guardei o estepe novamente…

No fim era só a roda amassada mesmo, bastou trocar que o carro ficou bom.

1 curtida

Byd Tan, 2022/2023 usado ta na mesma faixa de preço. O que vcs acham?

Os pneus melhores devem ficar no eixo traseiro porque ele é fixo, o eixo dianteiro te permite pequenos ajustes, já o traseiro quando dá de sair exige uma habilidade maior pra corrigir.

E vale reforçar o que o @julio colocou. Ninguém, ou quase ninguém, sai de dianteira ou traseira na reta.

São 2 esforços divididos em 2 eixos (4 pontos de apoio).

Não sei qual sua referência de tração traseira mas, a menos que seja um Maverick, não deveria ter essa sensação de insegurança não. Não dá pra negar que tração dianteira deixa o carro mais manso, mas se fosse mais segura/eficiente/confortável, um Seal usaria o eixo dianteiro em baixa demanda.

1 curtida

Qual a vantagem você vê em um Tan? É certamente um carro de outra categoria e tal, mas sem uma referência do que seria uma vantagem fica difícil opinar.

Particularmente não é um modelo que já tenha me chamado a atenção.