No modo eco, com tração traseira, o Seal é bem divertido.
As montadoras usam tração dianteira mais por redução de custo mesmo. Tanto tração traseira quando dianteira são seguras desde que não se abuse do acelerador, já que seus efeitos são sentidos quando aceleramos forte.
Exatamente. O que é, até certo ponto, questionável em elétricos, dado que motores elétricos são mais fáceis de se montar na traseira do que motores a combustão, ou eixos cardan.
Se houvesse um grande pênalti para a segurança, não haveria motivos para montadoras optarem pela tração traseira em veículos como uma Kombi elétrica, ou um suv familiar.
Não sabia que tinha tração integral. Mas acho que você mesmo respondeu a sua pergunta. Nessa faixa você provavelmente não vai encontrar outro elétrico com essas características, então resta a você pesar o quanto essas características são importantes pra você. E pensar também no que estaria “perdendo” ao optar pelo Tan usado.
Eu acho que, para elétricos a tração traseira é mais interessante. No Dolphin Plus, se vc pisa, está lá o torque steering e a frente do carro dá aquela “passarinhada”. Não é um problema, mas me incomoda.
Vou dar o exemplo prático: manobrando em curvas acentuadas em uma via de cascalho em baixa velocidade com meu carro de tração traseira, o eixo dianteiro frequentemente derrapa, mudando temporariamente a trajetória do veículo repetidamente. Não precisa ser um carro potente, é apenas resultado do vetor de força empurrando o carro para frente superando o atrito das rodas dianteiras que se esforçam para mudar a direção. Não é grande problema porque estou andando bem devagar. Com um carro de tração dianteira, não sinto esse problema, pois as rodas já estão puxando o veículo todo na direção da curva. Mas se for subida, o carro com tração traseira sobe muito mais fácil.
O Seal não é um carro projetado para a pessoa que busca segurança/eficiência/conforto como prioridades.
1- O Seal é um carro de +500cv. Não adiantaria colocar a força principal na dianteira só para patinar. Carro esporte é tração traseira, então esse é o motor primário.
2- O Seal está longe de ser eficiente, pois a autonomia Inmetro é 372km com bateria de 82 kwh, muito próxima do Ex5 Max com 60kwh (349km)
3- Não acho o Seal confortável, o carro é muito baixo. E com teto solar sem cortina? Deve ter sido cortado do projeto para não aumentar o coeficiente aerodinâmico do carro. Nitidamente conforto não era prioridade.
Resumindo, em minha opinião, o Seal não é opção com foco em segurança/eficiência/conforto. Então eu diria que um projeto que priorize essas variáveis optaria por tração dianteira.
Mas e o EX2? Um carro urbano com tração traseira!
Opino que a Geely optou pela tração traseira por melhor distribuição de peso, simplificação do compartimento dianteiro, permitir maior esterçamento do eixo dianteiro e viabilizar o porta-malas dianteiro. Não creio que a experiência de direção/aceleração ou problema como torque steer em um carro de 116cv tenha muito peso nesse projeto.
Isso só é verdade em carros à combustão e depois do ESP e TCS.
Em carros à combustão, o motor dianteiro precisa de um monte de peças adicionais para levar a força para o eixo traseiro, e há perdas nesse transporte de força, aumentando o custo e reduzindo a eficiência do veículo.
Em carros elétricos, não vejo aumento de custo significativo para se colocar a tração no eixo traseiro. Eu acho que até simplifica o projeto, pois você separa o sistema de esterçamento da tração. Além disso, não é mais tão inseguro como antigamente, pois agora qualquer carro tem ESP e TCS. Então, se as montadoras ainda priorizam tração dianteira na maioria esmagadora de seus modelos, eu diria que é por melhor estabilidade/segurança/conforto.
Há situações onde há uso legítimo de potência, como ultrapassagens. E há também situações onde o ESP e o TCS não impedem a perda de aderência, felizmente poucas dada a eficiência desses sistemas. E o eixo de torque tem mais probabilidade de perda de aderência. Então meu ponto é que nessas situações infelizes, eu prefiro perder aderência no eixo dianteiro do que no traseiro. Assim, opino que tração traseira ainda seja marginalmente menos segura.
E tenho uma pergunta para os donos de Seal: Pelo que sei, o motor dianteiro do Seal é PMSM, o que pode apresentar problemas com conexão direta na roda quando ele precisa girar livre. Há algum tipo de embreagem no Seal para desconectar o motor dianteiro do Seal quando ele está usando apenas o motor traseiro para tração?
Já fiz viagens com Seal consumindo 15kWh/100km mantendo velocidade máxima de 100 km/h. Rodei 505 km com uma carga e cheguei em casa com 5% de bateria. Pelo tamanho e peso do carro achei bem razoável.
Também já fiz viagens gastando 22kWh/100km. Tudo depende do pé.
O carro é extremamente, deliciosamente confortável para meu uso. Já tinha o hábito de passar devagar em lombadas e não tenho nenhuma rampa muito “bicuda” no meu dia a dia, então zero problemas com altura do carro.
Sou branquelo e tenho pavor de Sol, e o teto “aberto” era uma de minhas preocupações antes de comprar. O vendedor me mostrou que o carro vem com uma cortininha dobrável, que eu poderia encaixar no teto. Nunca usei essa cortina. O teto não esquenta, mesmo em dias de Sol a pino. As telas podem ser lidas sem problemas durante o dia. O teto tem um excelente filtro, tanto para infravermelho quando para a faixa do espectro visível.
Não. O motor dianteiro do Seal é assíncrono por indução, ou seja, quando ando no modo Eco com ele desligado, esse motor é apenas uma “roda” girando com perdas mínimas.
Existe alguma forma de limitar a potência do Seal que não seja segurando no pedal? Se utilizasse metade da potência a autonomia aumentaria bastante. Isso deve ter sido discutido em outro momento, mas me dei o direito de perguntar aqui devido a minha preguiça.
Pois é, infelizmente não. O que fazem é desligar o motor dianteiro no modo Eco e a potência cai para 270 CV. Na última atualização também percebi que mudaram a curva do pedal do acelerador, ficando mais brando no inicio do curso (no modo Eco). Mas um limitador de potência configurável seria o ideal mesmo.
Muito bom, mas ainda acima da média de EVs sem foco esportivo. O consumo médio de meu EX5 Max é consistentemente menor que 12kwh/100km, nos últimos 100km está em 10,8kwh/100km o que projetaria uma autonomia máxima acima de 550km com uma bateria de 60,2kwh. Meu Gs ficava abaixo de 10kwh/100km. Então, por projeto, o Seal não é um carro focado em eficiência energética quando comparado com outros EVs, é um carro com foco em desempenho. Nada de errado, só escolha de projeto, o que justifica a prioridade na tração traseira.
Nem tinha pensado em altura do solo, mas dificuldade de entrar e sair do carro, além da posição de direção. Carro baixo acaba com as minhas costas. Eu achei desconfortável, pois sou alto. Claro que isso é subjetivo.
Ah, faz mais sentido mesmo. Obrigado pela informação.
Olha, impressionante. Talvez seja sua localização geográfica ou sensibilidade menor ao calor, mas essa reclamação é recorrente no Seal. O teto do EX5, além da cortina, conta com vidro também com filtro UV e proteção específica contra o calor. Mas como nunca tive um carro com teto panorâmico, ainda sinto o calor residual atravessando a cortina, principalmente na estrada com o sol a pino. Eu comprei no Aliexpress uma proteção para bloquear completamente o sol nos dias mais problemáticos que fixa por aderência eletrostática, ainda não chegou. Veremos se presta e se é razoavelmente prático para colocar e retirar, afinal não quero bloquear definitivamente porque tomei gosto por abrir a cortina quando o sol não incomoda.
Ainda sobre gestão térmica, o EX5 tem uma funcionalidade que achei muito simples, mas que nunca tinha visto em outro modelo de automóvel: ele fecha todos os vidros e o teto se detectar chuva. Inclusive ele tem um botão no app que abre uma fresta em todos os vidros. Então quando eu estaciono no sol, posso deixar o teto no modo ventilação e os vidros com uma fresta aberta despreocupado que o carro fecha tudo se chover.
Não sei se já sugeriram para a Liz, mas vale a BYD copiar essa funcionalidade.
nenhum dos dois tem android auto, embora o ex5 tenha isso prometido para fevereiro/2026. Mas para o C10, nem promessas, e nem car play tem para o c10. O EX5 agora estou na dúvida se tem car play ou não.
O Android Auto já apareceu para habilitar na multimedia se você entrar no modo de serviço do Geely EX5, mas ainda não está disponível para os usuários. Ainda está em testes, mas como já aparece nessa configuração avançada, é muito improvável que não apareça em OTA futuro.
Estava vendo que o B10 tem uma versão lá fora de 67kw de bateria, se viesse esse produto brasil por uns 195 por aí seria minha escolha. A única coisa que me mantém no Dolphin Plus é a bateria maior e mais autonomia.