Olá galera, comprei um king recentemente abasteci meio tanque e só rodo no elétrico, 3 semanas sem ir num posto, ao ler o manual vi essa parte
Antes da primeira manutenção, se o veículo estiver funcionando no
modo ECO (econômico), a taxa de aplicação do modo HEV (híbrido)
não deve ser inferior a 50%.
● Após a primeira manutenção, a taxa de aplicação do modo HEV
(híbrido) não deve ser inferior a 10%
Rodo basicamente no modo eco EV, pelo que diz no manual devo usar meio a meio certo ? Rodar tipo uns 500km no elétrico 500km no HEV ?
Ali fala também que so se usar o carro no modo eco, será que se eu rodar no normal ou sport eu poderia ficar só no EV ? Não achei muito sentido nessa parte.
Voce precisa colocar o motor a gasolina pra funcionar de vez em quando. Motor a combustão tem esse problema, ele precisa funcionar pro oleo lubrificar as partes do motor. Seria como se você tivesse um carro a combustão e deixasse ele parado na garagem por meses.
Importante ler e sempre seguir o que está escrito no manual.
Eu entendo, mas essa especificação tá meio estranho, se o veículo estiver funcionando no modo EV eco aí tem que usar 50% do motor HEV, mas e se eu andar no modo sport EV, não se aplica ? Realmente eu penso como vc, se tem o motor a combustão independente do modo que vc roda as vezes tem q por o combustão para funcionar por causa dos problemas que pode ocorrer por ele ficar parado, mas o manual deixa essa parte confusa.
Quando você anda no modo ECO, o carro vai priorizar o motor elétrico, deixando o motor a combustão parado por mais tempo, especialmente se recarregar o carro com frequência. No modo normal o carro vai balancear melhor o uso dos motores elétricos e a combustão.
Isso porque, como mencionei acima, no modo SPORT o carro vai acionar o motor a combustão com mais frequência…
O grande problema dos híbridos plugin é, como citou o @sparklle, o motor a combustão pode ficar subutilizado, podendo até ser comparado a um carro “abandonado”.
No meu entendimento utilizar somente o modo HEV e ECO até os 2000km. Assim garante a utilização de 50% em ambos os motores, pois vão estar sempre em uso.
Compra-se pra reduzir o range anxiety de ter um 100% eletrico. Diminui a ansiedade da autonomia pra viagem teórica de 1200 kms pra visitar os primos no interior de mato grosso que um dia quero conhecer.
Caraca eu escrevi ontem uma resposta exatamente parecida mas comecei outra coisa e esqueci de publicar kkkk aqui tenho parentes na Bahia, daqui pra lá e 1200 km, tenho planejamentos de viagem para Goiás que dá 800km tmb então e nesse pensamento que vc pensar bom vou comprar um híbrido que durante o ano inteiro só vou usar a bateria e no fim do ano quando for viajar eu uso o motor, mas aí vem o manual e " surprise modafoca " kkk
Apesar que após essa primeira revisão o uso recomendado e de 10% oque provavelmente vai ser dos momentos onde eu passo dos 110km e o motor naturalmente aciona o combustão ( mesmo no modo EV ) ou nas viagens longas como as anuais para parentes ou férias.
Desculpa, mas essa surpresa não deveria ser tão surpresa assim.
Imagine que você decide ter 2 carros, um elétrico para o dia a dia, e um a combustão para uma viagem longa. Você deixaria um carro parado por sei lá, 6 meses, e esperaria pegar ele em condições de viajar depois de tanto tempo parado?
Isso é problema, viu? Seguir essa regra é phod..
Estou com um SONG PRO com 3200km. Rodou apenas 300km no modo HEV. Usados apenas 11l de gasolina. Eu sei que ela fica velha, e até está com problema no cânister do carro. Será defeito na peça (baixa qualidade) ou já é reflexo do pouco uso? Vai saber
Não sei se o canister é um componente que, necessariamente, apresenta problemas por pouco uso. Mas a maioria dos componentes de um motor a combustão são feitos para uso regular, ficar parado não faz nada bem pra maioria deles.
Tô rodando no modo AUTO/HEV, evitando o modo eco, parece ser o mais ideal a se usar nessa circunstâncias, o motor eletrico trabalha sozinho a maior parte do tempo em velocidades de 40/60, e acima disso o combustão entra junto, aumentando a eficiência do uso dos dois motores, é bom tmb que o motor sempre liga no modo regeneração, mantendo o motor funcionando em momentos que ele só tá ali pra regenerar bateria, no modo save o motor combustão já liga a 15km/h, forçando muito mais o motor para recarregar a bateria, vou rodar assim provavelmente uns 2,3 mil km logo pro motor já dá uma " acentada" nas peças.
Não de fato, oque vc diz faz total sentido pensando agora, mas continuando lendo o manual vi um procedimento descrito lá que é a limpeza de cilindro, vc aperta acelerador freio segurando a alavanca de freio de mão, e o carro entra no modo " limpeza de cilindro" ainda não fiz esse procedimento, creio que o motor deva trabalhar por alguns segundos ou minutos e parar, será que fazendo esse procedimento diariamente seria o suficiente para manter uma boa saúde do motor ?
Assim como na sua análise do carro a combustão parado que normalmente oque fazemos para não estragar e liga-lo de 10-15 minutos por dia.
Como alguém que já teve carros de pouco uso minha visão e que esses 10-15 minutos ajudam a evitar problemas graves, mas não são suficientes pra manter um funcionamento ideal do motor.
Não sei como isso funciona no híbrido. Mas o ideal, pensando em um veículo que fica parado, seria andar com ele por alguns km por semana, ou a cada 15 dias pra movimentar o conjunto completo, não somente o motor, mas câmbio e tudo mais.
Diria que o ideal seria deixar o carro gerenciar o uso do híbrido, dessa forma você pelo menos tem um respaldo caso venha a ter algum problema no futuro. Se deixar o carro gerenciar isso, o carro tem que fazer o necessário pra manter não somente a garantia mas também o bom funcionamento.