Manutenção de híbridos plug in

Olá galera, comprei um king recentemente abasteci meio tanque e só rodo no elétrico, 3 semanas sem ir num posto, ao ler o manual vi essa parte

Antes da primeira manutenção, se o veículo estiver funcionando no
modo ECO (econômico), a taxa de aplicação do modo HEV (híbrido)
não deve ser inferior a 50%.
● Após a primeira manutenção, a taxa de aplicação do modo HEV
(híbrido) não deve ser inferior a 10%

Rodo basicamente no modo eco EV, pelo que diz no manual devo usar meio a meio certo ? Rodar tipo uns 500km no elétrico 500km no HEV ?
Ali fala também que so se usar o carro no modo eco, será que se eu rodar no normal ou sport eu poderia ficar só no EV ? Não achei muito sentido nessa parte.

Carro elétrico também tem período de amaciamento no modo Eco, sem usar o Sport…

Meu palpite sobre essa recomendação do manual é que usar no HEV amacia todos os componentes, principalmente os que interligam os dois modos.

Voce precisa colocar o motor a gasolina pra funcionar de vez em quando. Motor a combustão tem esse problema, ele precisa funcionar pro oleo lubrificar as partes do motor. Seria como se você tivesse um carro a combustão e deixasse ele parado na garagem por meses.

Importante ler e sempre seguir o que está escrito no manual.

1 curtida

Eu entendo, mas essa especificação tá meio estranho, se o veículo estiver funcionando no modo EV eco aí tem que usar 50% do motor HEV, mas e se eu andar no modo sport EV, não se aplica ? Realmente eu penso como vc, se tem o motor a combustão independente do modo que vc roda as vezes tem q por o combustão para funcionar por causa dos problemas que pode ocorrer por ele ficar parado, mas o manual deixa essa parte confusa.

Acho que tu misturou um pouco as instruções.

Quando você anda no modo ECO, o carro vai priorizar o motor elétrico, deixando o motor a combustão parado por mais tempo, especialmente se recarregar o carro com frequência. No modo normal o carro vai balancear melhor o uso dos motores elétricos e a combustão.

Isso porque, como mencionei acima, no modo SPORT o carro vai acionar o motor a combustão com mais frequência…

O grande problema dos híbridos plugin é, como citou o @sparklle, o motor a combustão pode ficar subutilizado, podendo até ser comparado a um carro “abandonado”.

Atualizei o título (manual de garantia tava foda) e categoria.

1 curtida

Desculpe, sou novo no fórum ainda tô meio perdido, o fórum tem um desing diferente dos fórum que costumo frequentar

1 curtida

O grande problema do híbridos é, veja só, o motor à combustão… :sweat_smile:

4 curtidas

No meu entendimento utilizar somente o modo HEV e ECO até os 2000km. Assim garante a utilização de 50% em ambos os motores, pois vão estar sempre em uso.

1 curtida

teoricamente se eu rodar 12000 km nos 12 meses até a primeira revisão eu teria que rodar 6000 no HEV

Pois é kkkk se compra um carro pensando q vai fugir da gasolina vem o Manuel e surprise motherf…

1 curtida

Comprar um híbrido pra fugir do combustível não faz lá muito sentido… no máximo o pensamento é reduzir o consumo de combustível.

Compra-se pra reduzir o range anxiety de ter um 100% eletrico. Diminui a ansiedade da autonomia pra viagem teórica de 1200 kms pra visitar os primos no interior de mato grosso que um dia quero conhecer.

2 curtidas

Caraca eu escrevi ontem uma resposta exatamente parecida mas comecei outra coisa e esqueci de publicar kkkk aqui tenho parentes na Bahia, daqui pra lá e 1200 km, tenho planejamentos de viagem para Goiás que dá 800km tmb então e nesse pensamento que vc pensar bom vou comprar um híbrido que durante o ano inteiro só vou usar a bateria e no fim do ano quando for viajar eu uso o motor, mas aí vem o manual e " surprise modafoca " kkk
Apesar que após essa primeira revisão o uso recomendado e de 10% oque provavelmente vai ser dos momentos onde eu passo dos 110km e o motor naturalmente aciona o combustão ( mesmo no modo EV ) ou nas viagens longas como as anuais para parentes ou férias.

1 curtida

Desculpa, mas essa surpresa não deveria ser tão surpresa assim.

Imagine que você decide ter 2 carros, um elétrico para o dia a dia, e um a combustão para uma viagem longa. Você deixaria um carro parado por sei lá, 6 meses, e esperaria pegar ele em condições de viajar depois de tanto tempo parado?

Esse é o seu cenário, mas com um único carro.

Isso é problema, viu? Seguir essa regra é phod..
Estou com um SONG PRO com 3200km. Rodou apenas 300km no modo HEV. Usados apenas 11l de gasolina. Eu sei que ela fica velha, e até está com problema no cânister do carro. Será defeito na peça (baixa qualidade) ou já é reflexo do pouco uso? Vai saber

Não sei se o canister é um componente que, necessariamente, apresenta problemas por pouco uso. Mas a maioria dos componentes de um motor a combustão são feitos para uso regular, ficar parado não faz nada bem pra maioria deles.

1 curtida

Tô rodando no modo AUTO/HEV, evitando o modo eco, parece ser o mais ideal a se usar nessa circunstâncias, o motor eletrico trabalha sozinho a maior parte do tempo em velocidades de 40/60, e acima disso o combustão entra junto, aumentando a eficiência do uso dos dois motores, é bom tmb que o motor sempre liga no modo regeneração, mantendo o motor funcionando em momentos que ele só tá ali pra regenerar bateria, no modo save o motor combustão já liga a 15km/h, forçando muito mais o motor para recarregar a bateria, vou rodar assim provavelmente uns 2,3 mil km logo pro motor já dá uma " acentada" nas peças.

Não de fato, oque vc diz faz total sentido pensando agora, mas continuando lendo o manual vi um procedimento descrito lá que é a limpeza de cilindro, vc aperta acelerador freio segurando a alavanca de freio de mão, e o carro entra no modo " limpeza de cilindro" ainda não fiz esse procedimento, creio que o motor deva trabalhar por alguns segundos ou minutos e parar, será que fazendo esse procedimento diariamente seria o suficiente para manter uma boa saúde do motor ?
Assim como na sua análise do carro a combustão parado que normalmente oque fazemos para não estragar e liga-lo de 10-15 minutos por dia.

Como alguém que já teve carros de pouco uso minha visão e que esses 10-15 minutos ajudam a evitar problemas graves, mas não são suficientes pra manter um funcionamento ideal do motor.

Não sei como isso funciona no híbrido. Mas o ideal, pensando em um veículo que fica parado, seria andar com ele por alguns km por semana, ou a cada 15 dias pra movimentar o conjunto completo, não somente o motor, mas câmbio e tudo mais.

Diria que o ideal seria deixar o carro gerenciar o uso do híbrido, dessa forma você pelo menos tem um respaldo caso venha a ter algum problema no futuro. Se deixar o carro gerenciar isso, o carro tem que fazer o necessário pra manter não somente a garantia mas também o bom funcionamento.