Meu carro apagou antes de zerar a bateria

Boa tarde pessoal!

Fui fazer uma viagem rápida com meu BYD Dolphin plus e quando estava a 9km de casa (6% de bateria e 22km de autonomia) meu carro desligou, a partir daí ele zerou todos os marcadores. Ele ligava e desligava logo em seguida.
Isso já aconteceu com alguém?
Alguém sabe me dizer se o carro tem uma porcentagem mínima de funcionamento que o faz desligar por segurança?

Fazia muito tempo que vc não carregava ele até 100%?

Na minha visão, isso pode ocorrer por uma células da bateria chegar a zero bem antes das outras e, com isso, a BMS desligar o carro para preservar a integridade dessa célula. Penso que pode ocorrer por dois motivos, desbalanceamento entre as células ou uma célula defeituosa.

4 curtidas

Se fosse numa região/época de temperaturas muito baixas, poderia ser o frio, que reduz a autonomia das baterias mais rápido que no mostrador. Não é o caso aqui, acho que o diagnóstico do @Br_Robot (você ainda vai me explicar esse nick…) está perfeito. O que leva a 2 questões:

  • Será que alguém (seguradora, auro-eletrico, etc. ) vai criar um serviço móvel de carregamento rápido para carros nessa situação? Como já vimos em outro tópico em que o carro apagou, colocar num guincho pode não ser nada trivial.
  • Esse fórum começou efetivamente na primavera do ano passado, ainda não passamos por um inverno rigoroso, a ver como será daqui a poucos meses…

Lembrando que o recomendado é não andar com o carro com bateria abaixo de 10%.
O carro não para não é com 0%, mas abaixo de 10% não é recomendado pelas boas práticas de uso da bateria.

Se o meu ficar abaixo de 10% eu paro, chamo um reboque (que é de graça) e continuo viagem assim rs

2 curtidas

O lance é que 1x a cada 3 meses o próprio manual te recomenda ir até abaixo dos 10% e depois dar uma carga completa. Eu não esperava um apagão aos 6%… vou ficar esperto!

Isso parado, com ar condicionado ligado…
Não lembro de cabeça mas acho que de 6 em 6 meses.

É isso mesmo, a cada 6 meses, deixar o carro descarregar a bateria com ar condicionado

Bom dia, não sei se foi alterado os manuais pois comprei o meu em set/2023
O manual recomenda descarga profunda.
A recomendação é a cada 6 meses.
Não recomenda abaixo de 10%. (Liguei na concessionária e foi recomendado baixar a bateria em 10%)
O meu DOlphin GS.
Verifiquem nos outros tópicos sobre carregamento, têm uma discussão do assunto bem mais detalhada.

Vi um video no youtube de um Uber que mora em Americana perto da minha cidade, No video ele possui um Jac (parece que a bateria é do mesmo tipo Ferro Fosfato) e ele andando com o carro disse que tinha descarregado várias vezes em 0% a bateria e sempre voltava no guincho. Ele estava em uma oficina para consertar o pack de baterias pois o carro não ligava mais, deu pau e teve que trocar, não ficou barato.

É gosto pessoal, mas acho meio nada a ver deixar o carro parado com o AC ligado pra drenar a bateria e ainda perder tempo monitorando isso. Me parece mais sensato gerenciar quando estiver perto dos 10% não fazer um trajeto longo pra poder encostar com 8%, 9%… Eu até iria abaixo antes de ler essa postagem, mas agora fiquei com receio.

Se o ideal é deixar zerar pro processo ser completo, anda com o carro até 10%, estaciona na garagem e deixa o ar ligado até zero.

Seria muito legal o @Marcocoelho70 voltar aqui e dar mais algumas informações, pra gente poder entender e analisar melhor como chegou nessa situação dele e evitar que aconteça com outras pessoas.

Eu já precisei em duas ocasiões chegar em casa com 4%, deu tudo certo.

1 curtida

Então, mas o ideal é deixar ligado até apagar? Eu havia entendido que não, que era só deixar ir pra baixo de 10. Pode ser que eu esteja errado, mas drenar até o fim nunca é bom…

Fui conferir no manual.
É pra fazer o carregamento completo com a bateria abaixo dos 10% mesmo, não precisa descarregar completamente.

image

Não deixe a bateria zerar. Nunca.

3 curtidas


Manutenção fala em descarga completa

Uai mas é o fabricante / manual que diz para não andar abaixo de 10%. Porque você andaria?
Só programar e quando não der mesmo por ter chegado em um carregador estragado é reboque mesmo.

No caso do plus, 10% são 6kw/h… considerando um consumo pessimista de 2kw/h… levaria 3hrs pra zerar a bateria… mas provavelmente vai levar mais, ah não ser que deixe as portas abertas pra temperatura não estabilizar e diminuir o consumo do ar… mas eu to no time que acha desnecessário usar o ar pra drenar a bateria…
A bateria tem suas proteções, o 0% não é efetivamente 0% e o 100% tambem não é 100% da capacidade. O software interrompe tanto a descarga quanto a carga antes de atingir o limite máximo e minimo em ambos os casos, então se chegar a 0% eventualmente, não vai ser o fim do mundo, o mesmo vale pra quem acha que deve carregar somente até 80%, o 100% é apenas “virtual”, a byd ja definiu o 100% abaixo da capacidade real das células justamente pra prolongar a vida útil e ficar tranquila na garantia dela. Mas quanto as descargas entendo que é bom evitar, pois se a bateria não estiver bem balanceada, alguma celula pode descarregar mais do que outras e mesmo com as proteções, pode degradar/danificar mais rapidamente. Minha opinião, cada um é livre pra discordar e fazer o que achar melhor.

1 curtida

Boa noite!
Foi o que expliquei anteriormente,estava na estrada, tranquilo pois estava a ± 8km de casa e tinha uma autonomia de 22km e 6% de bateria, quando o carro perdeu rendimento e apagou.

Boa noite, @Marcocoelho70, o que seria muito interessante vc compartilhar com a gente, são os seus hábitos de carregamento.

Vc carrega sempre até 100%? Ou para em em algum percentual menor, normalmente? Vc carrega normalmente com carregador lento ou carregador rápido?

Essas informações ajudam a comunidade a ir entendendo melhor esse comportamento que aconteceu de zerar enquanto ainda marcava 6%.

Não me lembro de ter um caso parecido ainda nesse fórum, então suas informações ajudarão muito…

1 curtida