Meu carro apagou antes de zerar a bateria

O objetivo de descarga profunda é apenas para calibrar o BMS e evitar problemas como desse tópico. Com 10% é mais que suficiente para o sistema efetuar a calibração. Tem baterias estacionárias de LFP que são mantidas sempre com 100% de carga e estão funcionando perfeitamente após 20 anos.

O Dolphin GS tem 104 células Blade, Plus tem mais. Se apenas uma der problema em uma descarga até zerar, vai dar PT na bateria já que não são trocadas células individuais. Mas como sempre, cada um cuida do seu carro da forma que achar melhor.

2 curtidas

O manual não me diz pra usar o carro aos sábados mas eu uso.

1 curtida

Talvez o conceito de descarga completa seja os 10% ou menos. Deveriam ter caprichado mais na clareza do manual.

Fui ver como é “lá fora”, e o manual australiano não é diferente:

“To keep the high-voltage battery
in optimal condition, please fully
charge and discharge the vehicle
regularly (at least every six
months or 72,000 km, whichever
comes first) for battery self-
calibration. You can also contact
a BYD authorized dealer or service
provider for capacity testing and
calibration.”

A última vez que usei quase toda a bateria, cheguei em casa com 4% sem problemas. Mas não sabia isso aí poderia ocorrer. Bom saber.

Pelas duas recomendações do manual que postaram acima, entendi que o processo de calibração seria carregar 100% e descarregar até 10% ou menos. E como sabemos a baixa voltagem é danoso para as células, eu não baixaria mais que isso.

O que vejo de bom na falta de clareza desse manual é que se alguma bateria falhar e no log do carro constatar que o usuário deixou a bateria zerar, e a BYD disser que esse foi o motivo da falha, e quiser negar a garantia, fica fácil de ajuizar, pois se o manual diz “descarga completa” qualquer pessoa pode entender que é isso mesmo, 0% está completamente descarregada. Obviamente que é um grande estresse para o dono do veículo, por isso minhas descargas completas vão continuar sendo até os 10%.

2 curtidas

No primeiro processo de calibragem que fiz, andou normal até 3% (subiu morro longo com bastante aclive). Abaixo dos 2% o carro ficou muito lento para ganhar velocidade e com dificuldade de vencer aclives leves. A partir daí zerei com o Ar Condicionado na garagem.

Não ha necessida de chegar neste extremo, 10% já é considerado uma descarga muito profunda, um processo deste só deve ser repetido a cada 70 mil km ou a cada 6 a 7 meses de uso, fora isso, chegou a 50% carrega até 100% e seja feliz, raramente coloco meu carro para carregar com 20% nem lembro qual foi a ultima vez e já estou completando 14.000 km rodados ea carga da bateria na grande maioria ele esta sempre a cima de 40%

Tive um problema parecido com meu dolphin Plus
Estava a 100km de casa com autonomia de 30% marcando 140 km de autonomia. Pista dupla sem transito, andando a 90km.
A 7 km de casa estava com 10% de bateria marcando 30km de autonomia , quando chegou a 1km de casa foi para 6%, do 6% em 500 metros foi para 2 %e 0% em poucos metros, cheguei em casa literalmente com 0%, o cara sem força nenhuma.
Talvez fiz um calculo muito otimista (70% da autonomia real do painel), mas nunca mais ando com menos de 10% de bateria. (sempre segui o manual e as recargas conforme recomendado).
Fica a dica a todos para não passar o mesmo aperto.

Vc sempre carrega até 100%?