Meu carro tem um Chip de celular? posso substituir? o que é M2M?

Teve um cara do nordeste que trocou, e o mesmo que trocou as rodas do Dolphin, ele falou que funciona a internet no carro mas você perde o aplicativo, o aplicativo ele deixa de funcionar

1 curtida

Eu vi esse vídeo, por isso que especifiquei que seria o caso de ir trocando de chip conforme a necessidade.
Uma outra alternativa é ver se colocando o chip do carro no celular, dá de ver o numero dele. Assim daria de fazer recarga de dados no estilo pre pago.

1 curtida

Bom dia. Uma saída seria levar o chip para operadora de predileção e migrar para esta, mantendo todos os demais dados do chip. Afirmo isso pois quando fui retirar meu BYD e quando eu questionei sobre essa situação, me informaram que no futuro haveriam outros pacotes de dados para adquirir, bem como existia a possibilidade de se mudar de operadora e chip. Entretanto, ele recomendou que se utilizasse o chip atual até o fim da gratuidade do pacote oferecido pela fábrica. Vamos aguardar para ver o que é possível fazer…

1 curtida

Não irá funcionar, pois conforme o atendimento técnico da BYD me respondeu, ele fazem uma VPN assobiando o IP do chip do celular ao Chassis do veículo + email da conta, por isso, que somente um por vez tem acesso ele e restrito e está neste VPN, qualquer outro operador que você coloque terá certamente um NOVO IP, a internet do carro irá funcionar, mas a conectividade associada ao veículo e a sua cotá deixarão de funcionar

2 curtidas

Bom dia, Marcelo. Quando meu pacote acabar eu irei tentar fazer a clonagem da VPN da multimídia. Se funcionar eu aviso aqui no fórum. Mas aviso desde já que acredito ser possível trocar o chip fazendo isso sem perder a vinculação com o aplicativo. Pode dar trabalho mas é possível sim…

3 curtidas

eu usei um vivo empresarial e funcionou, rodei no 4G por 5 dias, mas após retirar para testar o original, nenhum chip libera mais a internet…

1 curtida

Ontem fui até Serra Negra, parei em Jaguariúna, Pedreira, Amparo e Serra Negra. Em nenhuma dessas cidades a internet do carro funcionou. Fiquei sem acesso a internet até o momento que voltei pra casa por volta das 20h. Moro na região metropolitana de Campinas.
Olhando no aplicativo da BYD o último acesso foi às 13h47min.
Porém antes desse horário não teve acesso, não consegui usar o Spotfy.
Como foi teste, não liguei o roteador do celular no trajeto.
Mandei outro e-mail para o Cliente BYD, já enviei vários.

Estou suspeitando que além de ser o sinal da Claro, ser a antena interna do Dolphin, pois até para conectar no wifi wm casa é difícil, o sinal que aparece no carro do wifi é mais fraco que no celular.

1 curtida

O sinal da Claro anda bem ruim mesmo nessa região… fico quase todo o tempo com o roteador do celular ativado.

2 curtidas

Sinal da Claro em Cotia-SP onde moro também é sofrivel, tenho Vivo no meu celular e sempre acabo roteando tambem

1 curtida

Obrigado por responder Julio e Marcelo.
Se mais pessoas do Forum mandar e-mail relatando sua cidade e os problemas de acesso com a Claro para BYD, em algum momento vão resolver trocando de empresa.
Já relatei no e-mail cliente@byd.com, que mesmo sendo gratuito tal serviço, ele deve promover uma experiência agradável com o carro.

1 curtida

Como o chip só funciona para determinado Chassi e há dados reservados para o carro, então no roteamento de celular os dados do carro e o aplicativo não funcionariam?
Vocês já perceberam isso?
Porquê se não funciona o app da BYD mesmo com o roteamento, então temos um problema aí.

Ele funciona enquanto o carro esta LIGADO, pois é um roteamento, ele só ira manter o roteamento quando a multimidia estiver ligada e conectada ao seu smartphone, caso contrario, não tera vinculo algum com o veiculo, diferente do chip de internet do celular que esta sempre ativo recebendo ou enviando sinal estando o veiculo ligado ou desligado

@Nilton, sim temos um problema. Os dados enviados pelo app no celular vão para servidores da BYD que encaminham os comandos para o veículo. Por questão de segurança, este encaminhamento requer a VPN do carro, que é amarrada ao chassis e o chip M2M da Claro. Sei disso pq já trabalhei em uma empresa que o trabalho era exatamente a integração com rede móvel entre carros e servidores.

O roteamento do celular é para internet da multimídia.

Mas meu palpite é outro. A claro fez um contrato ruim (barato) com a BYD pois não imaginavam esse volume de vendas, e agora estão limitando o volume de dados destes chips. Digo isso porque não era tão ruim a uns dois meses atrás, agora tá quase impossível usar. Além disso, a multimídia mostra que tem sinal de celular, mas mesmo assim não funciona.

3 curtidas

Agora mesmo, liguei o carro e estava funcionando, percorri trajeto por uns 10 minutos, parei em um local e depois ao retornar ao carro já não funcionou mais.
Tive que acionar o roteamento.

Entrei no twitter da BYD Brazil e Global, estou escrevendo sobre o assunto.
Em algum momento, alguém vai ler e resolver o problema.

Em tempo. Editado 11/12/2023 nova informação
Não sei se foi conicidência, mas após várias reclamações em vários canais da BYD, ontem voltou o acesso à internet da claro no carro e hoje está normal também. Espero que continue assim.
Citei nas reclamações o que escreveram aqui sobre a possibilidade da Claro estar limitando o acesso devido a demanda (Acho que foi o Júlio que citou)

3 curtidas

Pessoal, como faz para descobrir a operadora do chip do meu dolphin? Não achei nada além do IMEI, e não achei nenhum serviço que relaciona IMEI com operadora.

Obrigado!

Normalmente é da Claro, abrindo a tampa do porta luvas olhando de baixo para cima, você vera a porta onde está o chip e só pegar um daqueles pinos que você retira o chip do seu celular e da mesma forma retirar o do carro, olha a operadora e colocar de volta

3 curtidas

Essa galera fuça tudo kkkk

Eu, já com 10 dias de carro, ainda não abri o capô pra ver o que tem dentro. :man_facepalming: ficando velho…

Obrigado Marcelo! :facepunch:

5 curtidas

Nao tem nada la, nem lampada tem kkkkkk

1 curtida

Acho que você não procurou com atenção todos os carros tem só o seu que foi fabricado diferente? rsrsr procure com atençã que ira encontrar na parte superior logo inicio