MG Motors - MG4, MGS5 e Cyberster

Estive hoje no show-room da MG na Gastão Vidigal, muita gente, um belo buffet, e carros muito bonitos. São 2 modelos de MG4,o XPower de 435cv e o “básico” (esqueci o nome) com 204cv por uns 25mil a menos.

O XPower não é exatamente um hot hatch, pois visualmente não difere do modelo base (com exceção da capa laranja dos pistões de freio - Brembo, segundo o vendedor), as rodas são “apenas” 18", interior é igual, só muda o estofamento dos bancos (para um alcantara). Ele é mais um hatch com um motorzão.

Dois, aliás. Ele é AWD, um motor em cada eixo, com diferencial eletrônico e vetorização de torqur. No test drive que fiz, é impressionante como dispara sem cantar os pneus.

Segundo o vendedor, o público-alvo desse carro é quem quer comprar um Seal, mais que um D+. Faz sentido, ele é um Seal curto - e mais barato.

O carro é muito bonito, a traseira é toda esculpida, com um aerofólio em black piano com tem lindos leds em forma de raios vermelhos.

Bateria LFP da CATL com 8 anos de garantia (o carro tem 7), carrega até 150kW. Smart-start (o câmbio é giratório igual ao do Ora). Botões do volante são quadrados flutuantes, como os do Zeekr. Saídas de ar super estilosas, controladas por uma chave T igualmente estilosa. O carro vem com wallbox e carregador portátil.

O que não gostei:

• Veio sem teto solar ou panorâmico
  • Poucos porta-trecos
  • Sistema aparentemente fechado, sem possibilidade de instalar 3rd party apps
  • Eles não têm CSS ou oficina ainda. Não fizeram nem a política de revisões ainda.

Se não fosse a ausência de teto, eu teria feito uma besteira na hora, mas me segurei e não deixei avaliarem o meu golfinho. Ainda.

A MG veio focando na linha premium, vão dar muito trabalho para Dolphin Plus, Seal, Volvo e Zeekr. O Zeekr X vai sofrer demais, pois esse carro tem motorização equvalente e luxo um pouco menor por 100 mil a menos.

O SUV MGS5 vai dar muita dor de cabeça ao Yuan também, interior e exterior muito superiores, pelo mesmo preço.

E por fim o Cyberster, mirando nos compradores de Boxster e Z4 segundo o vendedor. Um carro conversível com aceleração pouco acima de 3s e portas-tesoura por 499 mil reais. Sem contar a tela na console central, como nos McLaren. O caboclo que parar um carro desses em qualquer lugar vai ser o centro das atenções, mais que Porsche e Ferrari.

Pois é…

P.S. Incrível com o a Av. Gastão Vidigal se tornou o eixo de TODAS as montadoras chinesas. Já poderiam alterar o seu nome para 中国大道 .

5 curtidas

Putz, trazer um carro como esse MG4 XPower sem nenhum tipo de teto solar é um tremendo de um vacilo mesmo…

2 curtidas

Confesso que, pra mim, não é um deal breaker. Mas entendo que muita gente faz questão disso em carros nessa faixa de valor.

Realmente interessante essa versão xpower, espero que não seja tão baixo quanto o Seal, um dos motivos que não vou para um Seal e permaneço no D+.
Muito bonito o Cyberster, mas a minha mulher acha que não. :sweat_smile:

2 curtidas

Não achei baixo no test drive, e a suspensão não é tão macia quanto a do D+ mas quase, é tão macia quanto pode ser a suspensão de um carro de mais de 400cv.

Tá certa a sua mulher, todo mundo fica mais bonito e charmoso dentro desse Cyberster, é perigoso :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

Esse mais básico não vi no site. Tem spec e preço já?

1 curtida

Interessante né, anunciaram só o preço do XPower na media, deve ter sido alguma estratégia. O vendedor me disse que ele tem 204cv e o preço ficava entre 190 e 200k (maldita memória fraca). Ele é igualzihho ao XPower, só mudam as rodas (1" menores e mais fechadas, aerodinâmicas) e os bancos em tecido no lugar de alcantara. Minha impressão é que pela diferença pequena de preço vale mais a pena o XPower, não é uma besta para dirigir, no test drive em modo eco ele se comportou muito parecido com o Plus, e não derrapa os pneus por ser AWD.

Esse silêncio sobre as revisões e localização das oficinas é complicado.
Se for igual aos Volvo eletrícos, com revisões a cada 2 anos, tudo bem andar um pouco mais até a oficina. Mas se for 1 ano ou 10.000km, aí para mim já fica importante saber valor de revisão e onde estão as oficinas (principalmente para quem está longe de SP)

1 curtida

Idem. Semana passada no meu ultimo dia de ferias, tive a maior decepção do ano. Peguei o Seal do test drive pra ver como se saia na rampa da garagem de casa. O carro performou igual o kid bengala… So entrou metade! Raspou generosamente a frente e depois quase virou uma gangorra no meio com a bateria pegando forte na rampa. Não sabia quem tava com mais cara de decepção entre eu e o vendedor que percebeu a perda da venda naquele momento.
Engraçado que o D+ não raspa sendo 1 cm mais baixo que o Seal. Mas a diferença de quase 20 cm de entre eixos é o fator letal aqui.

A falta de conhecimento de física de vendedores leva a isso. Quando fui ver o Seal, mencionei que meu vizinho tinha um Civi e entrava na conta, mas palavras dele “se o Civic não pega o Seal também não vai pegar”. Vai explicar pra eles que o entre eixos de limousine do Seal influencia nisso…

Marrapaiz…

1 curtida

Tenho este problema também, na minha região não existe CSS. A mais próxima fica a mais de 100km de distância, então é uma função para as revisões ou qualquer outro problema.

Agora com a incapacidade física do Seal entrar na garagem de casa, que bom que outras opções estão pipocando no mercado. Assim que der vou a Floripa dar um confere no EX5 e agora ja temos mais um candidato com o MG4 MG S5.
Alias o MG4 eu ja tava acompanhando ha um tempo nos reviews na Europa. Ele tinha chego no mercado de lá antes mesmo da BYD. Com tração traseira e um visual muito menos xing ling do que o povo estava acostumado, fez bastante sucesso até a BYD abocanhar o mercado.

Eu devo ser um ponto fora da curva por não achar 100km longe. hahah

Engraçado que essa versão mais básica do MG4 não tinha visto em nenhuma notícia do lançamento da marca. Que bom que o D+ vai ter um concorrente à altura.

O Yuan Plus é um produto morto pelo preço de tabela. Mesmo a BYD trazendo a versão com motor maior e repaginada, os concorrentes subiram muito o nível. Na minha opinião o Yuan Pro com tabela de 159k e o Plus por 189k teria mais sentido nas configurações atuais.

Yuan Plus precisa comer muito 米 饭 com feijão pra sonhar em concorrer com Ex5, Aion V e até com Leap B/C10.

Concordo, 100km não seriam um problema para mim. Mas estou a 500km!
Ajudaria se as marcas, dada a desnecessidade de manutenção frequente igual aos carros a combustão, fizessem igual a Volvo: 2 anos!
A Zeekr é 1 ano ou 10.000km. Não ajuda mesmo

1 curtida

Aí eu também acho longe, eu não compraria um carro cuja concessionária mais próxima de mim (interior de SP) fosse no RJ. Mesmo que a revisão fosse a cada 2 anos. Se bem que daria pra tentar casar as revisões com o RiR, mas não…

As revisões da Volvo são 2 anos ou 30k rodados. Pra quem não roda muito é uma mão na roda. Pra mim acabaria sendo 18 meses por conta da quilometragem.

Considerando somente a km não é, mas a css sempre pede para ficar um ou dois dias com o carro, para analisar um problema ou simplesmente fazer a revisão, já precisa de uma logística para ir e voltar (carona, Uber ou ônibus), sem contar o tempo de deslocamento.

O problema é justamente ter algum… problema. Morar longe demais de uma CCS não é só uma questão de revisões agendadas. É a falta de tranquilidade de saber que se o carro tiver algum problema urgente, o quanto de tempo vai levar e a logística pra levar o carro até lá num guincho ou andando com o problema.

Além disso, morar longe demais da CCS faz a gente agir como quem tem carro velho e pouco dinheiro pra consertar… Nesse caso existe 3 categorias de problemas:

O primeiro é: Qualquer dia desses eu arrumo - Como os grilos no painel, um cinto de segurança na traseira que não ta travando a fivela, o pneu do carro fazendo barulho pq ta roçando no aro, etc.

O segundo é o famoso é bom ver isso quando tiver um tempo. É aquele tipo de problema que incomoda e pode virar uma coisa pior como um rolamento assoviando, o carro puxando pro lado. O freio de mão que já não segura mais o carro.

E finalmente o terceiro que é o carro parou de funcionar.

Se você mora ha mais de 5 horas de viagem ate uma CCS, dificilmente vai tirar praticamente 2 dias da sua rotina pra ir resolver alguma coisa do 1º ou 2º nível. Geralmente espera até a data da revisão pra ir resolver e só vai pra CCS mesmo se o carro parar. E é assim que vemos carros mal cuidados na estrada e nas revendas com preço la embaixo.

2 curtidas

2 dias pra fazer revisão? Isso nunca me aconteceu, inclusive na revisão de 20k me pediram meio período. Peguei um coworking e trabalhei de lá enquanto faziam a revisão.

Eu caso de problemas mais complexos realmente complica.

Concordo. Mas é coisa que quem mora no interior, como eu, já está acostumado. VW mais próxima da minha cidade fica a 40km, Fiat idem. Então não é exatamente novo pra mim. Como eu tenho o privilégio de ter horários flexíveis, e também poder trabalhar de qualquer lugar (meu trabalho é 100% remoto), basta me organizar e encontrar um local de trabalho em Campinas, ou Jundiaí porque a Dahruj de Campinas já viu né…

Mas, de qualquer forma, eu não moro a 5 horas de uma concessionária. Como disse antes, eu não compraria um carro se a concessionária ficasse tão longe.

Isso é uma questão até cultural. Minha cidade não tem nem cinema, se eu quiser pegar um lançamento eu preciso rodar uns 25-35km pra pegar uma sala meia boca, melhorzinha só a 59km (por isso tem tanto trecho Águas de Lindoia <> Mogi Guaçu no meu controle rsrs).

Quando eu morava em SP eu desacreditava ouvir a galera dizendo que pra viajar pra 60-70km tinha que reservar hotel e tal, sendo que eu fazia bate-volta de 180km pra lá quando tinha eventos. rsrs

Enfim, eu acho que qualquer montadora precisa ter capilaridade na rede. Se não tiver, vai virar marca de nicho.

1 curtida