Boa noite, peguei ontem o meu Byd Dolphin e até agora estou gostando muito!! O único ponto que não gostei é que a multimídia parece só funcionar com o carro ligado!! Se for isso mesmo, acho uma falha pois bastava colocar uma bateria tipo de central de alarme exclusiva para a multimídia e que poderia ser recarregada a partir do funcionamento do veículo.
Não entendi sua questão, a multimídia está ligada em uma bateria gigante que pega todo o assoalho do seu carro. Quando está ligado, mas parado, não consome praticamente nada de energia. Vc pode mante-lo ligado por dias até acabar a bateria de 45kWh.
O Youtuber Gilson Teixeira fez um teste com o ar condicionado ligado e jogando pela multimidia. O gasto foi de 2% em uma hora, ou seja, mesmo com o ar ligado, a bateria dura mais de 2 dias.
Concordo Julio a galera esta com a cabeça de carro a combustão “tipo… o carro ta ligado” sim esta ligado! em uma bateria é só deixar o carro ligado sem nenhum problema, pois ele não tem nenhum motor a combustão seu consumo é insignificante diferente de manter um motor a combustão funcionando
Julio, é possivel sim que ainda tenha o carro a combustão em mente. Não vi esse video com esse teste que com uma hora ligado só perderia 2% da bateria, mas estava com meu filho de 9 anos no carro e deixei ele lá para pegar uma coisa. Poderia sim ter deixado o carro ligado, porém fiquei com receo de ao fazer isso e ele ir mexer na multimídia acabar sem querer mexendo nos controles logo abaixo e tirar o carro da posição de parking, o que não é nada dificil, e com isso acabar causando algum acidente. Bem, acho que uma bateria pequena só para a multimídia e painéis funcionar com o carro desligado e que ela se recarregasse com o uso do carro tal qual uma bateria normal de carro a combustão, não alteraria em nada no projeto do carro elétrico, mas vou me acostumar!!
No ponto de vista de deixar uma criança brincando no carro ligado, concordo com você.
Nem precisaria de bateria extra, bastaria alguma opção de configuração que deixasse somente a Multimídia ativa.
O comentário é pertinente. O fato da bateria do sistema 12V só recarregar quando o carro está ligado acaba levando a descarga quando o carro está na mão de desconhecidos. Aconteceu comigo enquanto fazia o envelopamento: por desconhecimento, a bateria 12V descarregou e achavam que era falta de carga das baterias do sistema de tração.
Oi Vitor, por curiosidade, como foi que a bateria de 12V descarregou? O que estava ligado? O carro ligou normalmente mesmo com essa bateria descarregada?
Pra mim a BYD tinha um conversor DC / DC conectado direto para manter essa bateria de 12V sempre com carga… é bom saber que ela pode descarregar.
Sim esta é a regra, inclusive isso esta descrito de forma clara no manual, esta bateria em teoria nunca estará descarregada a não ser que esteja com defeito
Com o carro desligado ela descarrega sim! Deixei o carro na loja de manhã, quando foi a tarde me mandaram mensagem dizendo que a bateria estaria descarregada. Aí dei a orientação de darem partida e aí voltou a funcionar. Mas não sei exatamente o pq descarregou tão rapido.
O vendedor da loja já havia cantado a bola: se deixar o carro com som ligado, por ex, precisa deixá-lo ligado tb.
Amigo este é o tema kkk, não tem como você deixar o som ligado e o carro desligado, o som só liga se o carro estiver ligado rsrsr
Sei lá… isso é o padrão de fabrica, mas nada impede alguém de plugar outra carga 12 no “pré chave”. Certo?
Não tem pré-chave no dolphin. Ou está ligado, ou desligado.
Se a criança não conseguir pisar no freio e mexer a alavanca do cambio ao mesmo tempo, tudo bem. Mas se ja conseguir, é perigoso.
Nem freio de estacionamento e nem cambio podem ser comutados sem pisar no freio junto.
Ja vi caso do carro ficar com a chave dentro, desligado, durante muitas horas e o carro passar a ignorar a chave. Isso é um feature de segurança pra evitar que uma chave esqiecida dentro do carro de a partida e para evitar que descarregue a chave.
Para voltar a normalidade basta tirar a chave de dentro do carro, fechar as portas, apertar e segurar o botão da maçaneta por 30s. Isso reseta o sistema e a chave passa a ser reconhecida de novo.
A bateria 12v é recarregada continuamente pelo carro quando ligado e de tempos em tempos quando desligado. Em teoria, contanto que exista energia na bateria de tração o carro não descarrega a bateria de 12v.
Ahhh então será que foi isso que aconteceu com o meu carro? Pq eles me disseram que ligaram na BYD e a orientação foi exatamente essa dos 30s pressionando o botão da maçaneta.
A “cagada” da loja então provavelmente foi ter deixado a chave dentro do carro com ele desligado. Aí a chave simplesmente parou de comunicar.
Hum, se é necessário apertar o freio para que o cambio funcione então eu fico menos preocupado. Acho então que dá para deixar o carro ligado mesmo.
Obrigado
Com certeza hehehe
Isso é bem comum.
A multimidia e todo o sistema de abertura dos vidros, ventilação etc é 12 V ligado à bateria normal do carro. A blade, alta voltagem, só alimenta o motor elétrico!
Seguindo sua lógica, quem alimenta a bateria de 12V?
Se há uma bateria exclusiva para multimídia porque não deixar a possibilidade de ligar somente a multimídia sem precisar o carro estar ligado?
Provavelmente pra não correr o risco de descarregá-la, nesse caso o motor eletrico não liga e você não anda!