Não seria interessante uma bateria exclusiva para a multimídia?

Boa noite, peguei ontem o meu Byd Dolphin e até agora estou gostando muito!! O único ponto que não gostei é que a multimídia parece só funcionar com o carro ligado!! Se for isso mesmo, acho uma falha pois bastava colocar uma bateria tipo de central de alarme exclusiva para a multimídia e que poderia ser recarregada a partir do funcionamento do veículo.

Não entendi sua questão, a multimídia está ligada em uma bateria gigante que pega todo o assoalho do seu carro. Quando está ligado, mas parado, não consome praticamente nada de energia. Vc pode mante-lo ligado por dias até acabar a bateria de 45kWh.

O Youtuber Gilson Teixeira fez um teste com o ar condicionado ligado e jogando pela multimidia. O gasto foi de 2% em uma hora, ou seja, mesmo com o ar ligado, a bateria dura mais de 2 dias.

4 curtidas

Concordo Julio a galera esta com a cabeça de carro a combustão “tipo… o carro ta ligado” sim esta ligado! em uma bateria é só deixar o carro ligado sem nenhum problema, pois ele não tem nenhum motor a combustão seu consumo é insignificante diferente de manter um motor a combustão funcionando

1 curtida

Julio, é possivel sim que ainda tenha o carro a combustão em mente. Não vi esse video com esse teste que com uma hora ligado só perderia 2% da bateria, mas estava com meu filho de 9 anos no carro e deixei ele lá para pegar uma coisa. Poderia sim ter deixado o carro ligado, porém fiquei com receo de ao fazer isso e ele ir mexer na multimídia acabar sem querer mexendo nos controles logo abaixo e tirar o carro da posição de parking, o que não é nada dificil, e com isso acabar causando algum acidente. Bem, acho que uma bateria pequena só para a multimídia e painéis funcionar com o carro desligado e que ela se recarregasse com o uso do carro tal qual uma bateria normal de carro a combustão, não alteraria em nada no projeto do carro elétrico, mas vou me acostumar!!

1 curtida

No ponto de vista de deixar uma criança brincando no carro ligado, concordo com você.

Nem precisaria de bateria extra, bastaria alguma opção de configuração que deixasse somente a Multimídia ativa.

3 curtidas

O comentário é pertinente. O fato da bateria do sistema 12V só recarregar quando o carro está ligado acaba levando a descarga quando o carro está na mão de desconhecidos. Aconteceu comigo enquanto fazia o envelopamento: por desconhecimento, a bateria 12V descarregou e achavam que era falta de carga das baterias do sistema de tração.

1 curtida

Oi Vitor, por curiosidade, como foi que a bateria de 12V descarregou? O que estava ligado? O carro ligou normalmente mesmo com essa bateria descarregada?

Pra mim a BYD tinha um conversor DC / DC conectado direto para manter essa bateria de 12V sempre com carga… é bom saber que ela pode descarregar.

1 curtida

Sim esta é a regra, inclusive isso esta descrito de forma clara no manual, esta bateria em teoria nunca estará descarregada a não ser que esteja com defeito

Com o carro desligado ela descarrega sim! Deixei o carro na loja de manhã, quando foi a tarde me mandaram mensagem dizendo que a bateria estaria descarregada. Aí dei a orientação de darem partida e aí voltou a funcionar. Mas não sei exatamente o pq descarregou tão rapido.

O vendedor da loja já havia cantado a bola: se deixar o carro com som ligado, por ex, precisa deixá-lo ligado tb.

Amigo este é o tema kkk, não tem como você deixar o som ligado e o carro desligado, o som só liga se o carro estiver ligado rsrsr

1 curtida

Sei lá… isso é o padrão de fabrica, mas nada impede alguém de plugar outra carga 12 no “pré chave”. Certo?

Não tem pré-chave no dolphin. Ou está ligado, ou desligado.

Se a criança não conseguir pisar no freio e mexer a alavanca do cambio ao mesmo tempo, tudo bem. Mas se ja conseguir, é perigoso.

Nem freio de estacionamento e nem cambio podem ser comutados sem pisar no freio junto.

Ja vi caso do carro ficar com a chave dentro, desligado, durante muitas horas e o carro passar a ignorar a chave. Isso é um feature de segurança pra evitar que uma chave esqiecida dentro do carro de a partida e para evitar que descarregue a chave.

Para voltar a normalidade basta tirar a chave de dentro do carro, fechar as portas, apertar e segurar o botão da maçaneta por 30s. Isso reseta o sistema e a chave passa a ser reconhecida de novo.

A bateria 12v é recarregada continuamente pelo carro quando ligado e de tempos em tempos quando desligado. Em teoria, contanto que exista energia na bateria de tração o carro não descarrega a bateria de 12v.

3 curtidas

Ahhh então será que foi isso que aconteceu com o meu carro? Pq eles me disseram que ligaram na BYD e a orientação foi exatamente essa dos 30s pressionando o botão da maçaneta.

A “cagada” da loja então provavelmente foi ter deixado a chave dentro do carro com ele desligado. Aí a chave simplesmente parou de comunicar.

Hum, se é necessário apertar o freio para que o cambio funcione então eu fico menos preocupado. Acho então que dá para deixar o carro ligado mesmo.

Obrigado

Com certeza hehehe
Isso é bem comum.

A multimidia e todo o sistema de abertura dos vidros, ventilação etc é 12 V ligado à bateria normal do carro. A blade, alta voltagem, só alimenta o motor elétrico!

Seguindo sua lógica, quem alimenta a bateria de 12V?

Se há uma bateria exclusiva para multimídia porque não deixar a possibilidade de ligar somente a multimídia sem precisar o carro estar ligado?

Provavelmente pra não correr o risco de descarregá-la, nesse caso o motor eletrico não liga e você não anda!

A bateria de partida carrega a partir da bateria de tração.

Página 1-20 do manual do proprietário do Dolphin.

1 curtida