O melhor e o pior do meu Dolphin

Passados 10.000km, acho que dá para eleger o que mais gosto e o que menos gosto no meu Plus. No meio de tantas coisas boas e ruins dele, é difícil escolher o que é o melhor ou o pior, mas aí vai:

Melhor: a suspensão. Eu realmente me impressiono com a maciez, silêncio e resiliência da suspensão, ainda mais pegando as crateras de São Paulo no dia a dia. Desde o dia que o tirei da CSS parece que estou rodando num Bentley (apesar de nunca ter rodado num Bentley :slight_smile: ). Poderia eleger a experiência geral de rodar de um carro eletrico, mas essa creio que você obtem com a maioria dos carros elétricos, estou tentando sacar aqui algo específico do Dolphin. Lembrando que o meu é o Plus, que tem a suspensão diferente do GS. E salientando que não estou falando da performance da suspensão, que acho medíocre, mas da maciez, silêncio e resiliência.

Pior: aqui há muitos candidatos, mas o mais relevante para mim é o seu minúsculo painel de instrumentos - todas as sinalizações do ADAS são pequenas e diíceis de ver / ler, como a do side assist, tornando a viagem menos segura. Há espaço para um painel 50% maior, sem perda de visibilidade no volante, ou então um head-up display iria resolver. Hors Concours para a rede de atendimento da BYD, na verdade esse é o pior “defeito” de todos, mas estou tentando me fixar nas qualidade e defeitos do carro, não do ecossistema.

E você, o que elegeria como o melgor e o pior do seu golfinho.

1 curtida

Sou proprietário recente de um Dolphin Plus mas, depois de fazer uma viagem interior de SP <> RJ acho que já consigo opinar um pouco.

Melhor: conforto. O carro é bastante confortável, e aí entra também a suspensão, que eu nem acho tão mole como todos dizem, claro que não é aquela suspensão firme de carro alemão, mas acho bem boa. ACC com stop n go também é excelente, principalmente no trânsito.

Pior: ADAS. Misericórdia. O sistema de centralização de faixa serve mais pra te deixar atento do que pra centralizar de fato, é cada susto que eu prefiro não usar. O ACC é bom, mas as frenagens são bruscas demais, e às vezes tende a “enxergar” carros em pista vazias causando umas frenagens bizarras. Nesse ponto o ACC do Nivus, apesar de não ter stop n go, é infinitamente superior.

Menção honrosa para os “porta trecos”, tem muitos, mas custava colocar um que coubesse uma dessas garrafas térmicas padrão stanley, pelo menos nas portas? :cry:

No mais estou bem contente com o carro. A experiência de viajar com ele foi, no geral, excelente. Tirando o maior inimigo do carro elétrico, as redes de recarga.

2 curtidas

Já abriu o porta-luvas para troca de filtro de cabine? Pelo menos no GS Achei um enorme espaço inútil que poderia ter sido aproveitado com mais profundidade do porta-luvas, ou sub nicho para guardar algo… imagino que por dentro das portas dever ter desperdiçado assim.
Vai a dica, o console central que substitui o túnel, também sobrou muito espaço lá dentro que se não queira desenvolver algo pista aumentar o preço era só extender o porta treco até próximo o assoalho da plataforma.

A tela do painel também achei além de pequena mal aproveitado, poderia ter umas três disposições diferentes para vc escolher, afinal é uma tela e não LCD pré formatado com luzes fixas…

O porta copo para o banco de trás poderia ter o diâmetro para esse copo/garrafa tipo Staley, mas o final do apoio de braço estilo aerofólio atrapalha até às que cabem nesse porta copo…

MELHOR: Combinação de desempenho e conforto excelentes, economia e baixíssima pegada de carbono. Nível de segurança entre os melhores do mundo, segundo a Euro NCAP. Baixa manutenção.

PIOR: O banco na região cervical para mim (aprox. 1,63 m de altura) é horrível… O pescoço fica curvado pra frente, tem que reclinar bastante pra cabeça ficar na horizontal sem muita tensão.

Meio off-topic mas não muito, comprei o Dolphin pq sempre gostei de elétrico e pela economia, a questão do meio ambiente foi meio um plus.

Mas com as coisas cada vez mais malucas, resolvi dar uma pesquisada sobre a poluição dos carros a gasolina.

Química não é exatamente meu forte, e fiquei surpreso com a quantidade de CO2 que cada litro de gasolina produz. Sabe quanto? Cada litro (l) de gasolina joga 2,3 kg de CO2 na atmosfera.

Você não leu errado, o litro da gasolina pesa 700g, mas quando os átomos de carbono da gasolina se combinam com dois átomos de oxigênio do ar, gera todo esse peso de CO2.

Como CO2 não tem cheiro e é invisível, parece que não sai nada do escapamento. O catalisador é uma invenção maquiavélica da indústria, tira os outros elementos da queima, deixando só o CO2 disfarçado saindo.

Uma árvore absorve 5kg de CO2 por ano. Precisaria plantar 25 árvores a cada tanque consumindo para zerar a “pegada de carbono”. Por ano um carro coloca em média 3 toneladas de CO2 na atmosfera. Precisaria de 600 novas árvores plantadas por carro.

Agora multiplica isso tudo por mais de 1 bilhão de carros, poluindo por décadas.

E o impressionante é que pouca gente fala da quantidade absurda de poluição que cada carro produz, colocando os números. O sistema é bruto, mas a conta já tá aí, infelizmente.

4 curtidas

Melhor: praticamente tudo, tem gente que não gosta do Adas, pra mim é muito bom, suspensão eu gosto, conforto, potência.

Pior: não é tanto o carro em si, mas pra mim hj o pior do elétrico é a infra estrutura pra se fazer viagens. Outra coisa que me deixa incomodado tbm é a preocupação com a revenda lá na frente. Mas isso tento não deixar né afetar agora.

Eu sou apaixonado no meu carro, hoje ando em outros a combustão e vejo que não passa nem perto o conforto de dirigir um elétrico

Não me preocupa tanto a revenda, porque rodo muito , já passeia dos 30 mil km, e o carro fez 8 meses agora, então creio que se o carro não tiver defeito, é acredito que não terá, vou rodar mais de 200 mil km nos próximos 5 anos, e vai sair de graça na economia da gasolina,

a única coisa que me incomoda no carro hoje, é que ouço o barulho da pastilha de freio encostando no disco, se andar sem ar condicionado em ambiente silencioso, até pensei que pudesse ser algo relacionado ao câmbio como aconteceu com @Roluber, mas o barulho é maior nas rodas de trás, vocês ouvem esse barulho também?

1 curtida

Únicos pontos que eu destaco como “negativos”

  1. altura da porta, raspa com frequência nas calçadas
  2. ter que desativar toda vez o alarme sonoro de velocidade
  3. não ter limpador de para brisas automático
  4. não ter opção de gravar memória da posição do banco
1 curtida

Eu tenho zero preocupação com isso. Existe um terrorismo, em certa parte justificado explicado, em função da redução absurda de preços de alguns modelos (Yuan, Megane E-Tech, Kwid E-Tec e até o iCar) que pressionou o preço de seminovos pra baixo. O lançamento do Dolphin Plus e do Dolphin Mini também deu uma pressionada nos preços do Dolphin GS. Vez ou outra aparecem alguns “muito baratos” por conta de compradores que não puderam instalar o wallbox e ficaram dependentes de rede pública, mas me parece raro, aqui na minha cidade teve um cara pedindo R$99k num Mini por conta disso, tenho certeza que vendeu por menos no final.

MANO! Minha esposa encostou a porta na calçada na 3ª vez que abriu a porta. Aprendi que não dá pra estacionar muito próximo da guia, pra evitar que a roda entre na calha de chuva e baixar o lado do passageiro.

Achei que ia sentir mais falta disso do que eu senti de fato, mas o retrovisor eletrocrômico, esse sim faz falta demais. Por anos eu achei que os motoristas tinham aprendido a não usar a mer** do farol alto no carro que vem à frente. Ledo engano.

Outra coisa ruim que lembrei agora é a comutação automática do farol alto. O sistema tem MUITA dificuldade de identificar motos, independente do sentido. Esses dias estava atrás de uma moto, o farol alto acendia, eu apagava manualmente, ele acendia de novo. Na minha opinião, tinha que ser igual ao do Pulse, a chave ainda tem a posição alto/baixo, mas só comuta quando tá na posição alto.

Exatamente, Júlio, carro a combustão é um absurdo ainda estar sendo fabricado… Motor com eficiência de 20%? Ridículo! Pra mim, a pegada de carbono foi a “desculpa” pra comprar um carro zero pela primeira vez na vida. Estávamos numa das ondas de calor de 2023 e eu pensei: “Esse pessoal fica andando de carro, emitindo CO2 de monte todo dia e ninguém faz nada… Peraí, eu também faço isso!!!”. Resolvi fazer a minha parte… E, claro, adquiri o melhor carro que já tive na vida, também!

2 curtidas

Vale lembrar ainda que, segundo alguns estudos, o etanol emite até 40% do CO2 da gasolina, porque gasta muito diesel na produção e transporte. Portanto o etanol não é muito ecológico, só é menos ruim que a gasolina. Sem falar nas imensas plantações de “deserto verde” que contaminam o solo, ar, água e aquíferos com venenos agrícolas e fertilizantes sintéticos.

1 curtida

Valter lembrar que etanol gera muito monóxido de carbono enquanto gasolina é dióxido de carbono, é menos prejudicial.

Todo aquele papo todo de o transporte dos carros produzidos fora da Europa poluindo com combustível utilizado no navio, isso deveria entrar nas contas de distribuição do etanol para forçar logística inteligente e sustentável, né?

O tanto de usinas eólicas e solares que ficam postadas no Ceará e RN devido incompetência de linhas de transmissão que não foram preparadas mesmo durante os anos de implantação da usina… Um bilhão de reais em eletricidade jogados no lixo sem falar do desnecessária poluição e uso de água para geração.

Nunca pretendi comprar carro zero, elétrico ser sustentável pra mim foi um extra, mas foi um ótimo negócio.