O novo planos de dados BYD DiLink e o fim da nossa franquia de dados um dia

Acredito que todos que tenham passado de 2 anos devem ter sentido a queda da franquia de dados. Reportei aqui que a minha caiu para 1GB e já esgotei antes do fim do mês, tendo o incômodo de a cada vez ter que ativar o roteador do celular e depois ligar o wifi. Iniciei uma pequena via sacra, e compartilho os resultados:

Primeiro contatei o SAC BYD que não retornou, depois voltei a ligar e pediram para eu procurar uma CSS para fazer uma “verificação de dados”, o que quer que isso signifique. Senti que estava sendo um pouco ‘enrolado’ e que a ‘verdade’ deveria ‘revelada’ pelo consultor lá.

Fui à CSS, e soube que o nosso plano gratuito deve acabar (não sabem quando), pelo menos a franquia de dados *. O acordo BYD-Claro feito na China expirou e fizeram um novo acordo no Brasil. A CSS já recebeu uma quantidade enorme de chips e você deve:

• Agendar um dia para fazer uma atualização do carro numa oficina BYD
  • Nesse dia, além da atualização do software eles trocarão o chip por um novo e farão a comunicação à BYD. Não sabem se e quanto se paga pelo chip+serviço (a coisa é muito nova)
  • Você então entrará no site abaixo e escolherá seu plano de dados, que pode ser mensal (R$39,90) ou anual (R$ 320,00) e entrará seu chassis para ativar, o que leva um dia. Carros como o SE, Yuan Plus e Song Plus modelo 27 têm outro plano um oouco mais caro, mas parece que tem o mesmo.

Esse plano inclui entre outros o GAS Google Automotive Services, que já vem com Spotify, Calm Radio, Youtube, Zoom, browser, mas os detalhes (Detalhes do produto) mostram que faltam Waze, Google Maps e Google Play, não vi nenhum navegador, e por ser um novo sistema não sei se vai dar para desbloquear ou instalar apps de fora. :grimacing: Mas não vi menções a franquia, talvez seja ilimitada para esse ambiente? :thinking:

Fiz o agendamento de qualquer maneira, e como é para daqui a um mês me dará tempo para refletir o que é melhor: manter o chip atual para as “funções vitais” app/ota) ou migrar para um ambiente novo e desconhecido pelo qual pagarei 320 dinheiros.Quem sabe ao longo desse mês não descobrimos mais para melhor poder decidir? Afinal este dilema está chegando ou chegará a todos aqui.

• Entendo que quem não quiser contratar o novo chip/serviço vai ficar sem dados mas APP e OTAs continuarão ativos. Em um Q&A na página do DiLink a BYD afirma que As atualizações OTA e os recursos de controle remoto são considerados funções essenciais do veículo. Mesmo que você opte por não renovar ou atualizar seu pacote de serviços, essas funções continuarão operando normalmente.
1 curtida

Se tiver um plano familiar de qualquer operadora, talvez valha a pena incluir o carro no plano.

O valor até parece razoável, mas ter a liberdade de contratar/migrar como preferir pode ser mais interessante.

Para o “usuário comum”, que não faz jailbreak nem qualquer dos hacks discutidos aqui e que acredito ser a maioria dos donos de golfinho, não sei se vai ter essa opção, pois ela só é permitida em uma versão muito recente, que não chegou por ota.

Atualmente pra quem tem central desbloqueada já da pra por um plano qualquer com qualquer chip e continuar usando o APP da BYD?

Só a partir da versão 2511.

Mas com certeza antes deles quererem cobrar plano, terão que obrigatóriamente liberar pra todos poderem escolher outras operadoras a vontade. Já que não pode venda casada no Brasil.

Já houve essa discussão aqui. Não acho que teve um veredito.

Mas na minha visão (apesar de eu achar que deveriam) não é uma questão de venda casada, vc não tem nenhuma relação com a operadora, vc assina um serviço da própria BYD e ela usa a operadora que quiser.

Assim como é com o OnStar da Chevrolet, na BMW ou qualquer outra…

1 curtida

Pra mim é como um celular da samsung querer me obrigar a usar VIVO pra acessar a IA da samsung, algo assim, se é venda casada ou não não sei dizer, mas não deveria ser permitido.

Por isso isso que a outra discussão não teve conclusão, cada um tem uma visão…rs

Mas na minha visão, o seu exemplo não é similar ao caso do carro, pois no seu exemplo a Samsung estaria te forçando a ter uma relação comercial com a Vivo, contratando um plano.

Pra ser algo análogo ao caso do carro, se ao fazer um contrato com a Samsung pelo serviço pago de IA, eles te enviassem um celular com um chip (que poderia ser de qualquer operadora) para acessar ao serviço deles, vc não teria nenhuma relação comercial com a operadora e aí seria similar.

Um outro exemplo é vc contratar um serviço como o OneDrive, da Microsoft, mas querer definir qual o link que eles utilizam no backbone (quem for de TI entenda que é so um exemplo…rs) deles…

Oficialmente a BYD nunca ofereceu um plano de dados móveis nos carros. Somos nós que usamos o chip interno do carro como um celular ao desbloquear a multimídia.

E o que está vendendo agora é um serviço, “DiLink Advanced/PLUS” com acesso a alguns aplicativos e não um plano de dados genérico. Não vejo isso como venda casada.

3 curtidas

2507 em alguns modelos. Que eu me lembre foi nessa que o D+ liberou essa função pra mim.

A coisa está andando e já estão criando um posicionamento a respeito (estão posicionando essa troca como uma troca de chip internacional por nacional, sabemos que não é exatamente isso mas tudo bem).

Pode ser um chip chinês com acordo de roaming com a Claro, então essa explicação não está descartada.

Eu tive que trocar o leitor de chip pouco depois de ter comprado o Plus e o chip era da Claro (culpa aliás do fórum :grin:, falaram alguma coisa do chip aqui, eu tirei pra ver e ao recolocar acabei quebrando o bercinho de plástico, e por isso tive que trocar o módulo por uns 300 reais + serviço, mais um exemplo da curiosidade matando o gato).

O que está mudando segundo a CSS é o contrato entre BYD e Claro, inicialmente assinado na China, e agora trocado por um contrato local.

1 curtida

@Truc_dp Eu ia retirar o chip para dar uma olhada, mas você já tirou minha dúvida.

1 curtida

Ao agendar a 1° revisão do meu Dolphin na Grand Brazil (Ibirapuera-SP) recebi juntamente com o e-mail de agendamento a inclusão do serviço de troca do Chip. Comparecendo na concessionária a vendedora me explicou o fato da troca do chip por uma questão contratual (BYD X Claro) e que não se faria necessário eu contratar o serviço DiLink neste momento, que eu tinha ainda 1 ano e 2 meses gratuitos com o pacote de dados de 3GB sob contrato, ao fim do período eu poderia contratar um serviço de qualquer operadora ou fechar com a BYD. A troca do chip foi feita, atualizaram a multimídia (levou 3 horas) e está tudo funcionando como antes.

1 curtida

O serviço DiLink é a atualização para o Google automotive?

DiLink e o nome/modelo da central multimídia da BYD. Não é um serviço.

A central com Google integrado é a DiLink 5, até o momento não temos nenhuma notícia da DiLink 3, mais comum nos dolphins e outros ano/modelo até 2026, recebendo algum tipo de atualização para inclusão do Google integrado.

O Google cobra por essa integração. Atualizar as unidades existentes, provavelmente, geraria custos retroativos e é muito pouco provável que a BYD decida fazer isso.

2 curtidas

O plano de alguém realmente já acabou? Pelo que li muita gente aqui fala da redução da franquia de dados - eu mesmo passei por isso mês passado, indo pra 1GB. Mas nao vi ninguem confirmando que acabou.

Nesse mês, o meu esta sem Internet na APN aberta (a comunicação pra apps como Spotify por exemplo). O app de controle de dados da central mostra zerado, sem dados disponíveis. As funções do app BYD no celular ainda funcionam. 2 anos e 4 meses com o carro.

1 curtida

Acredito que não, e que deva demorar para acontecer (iniciar o mês a 0GB).

A BYD entende a comunicação deve ficar sempre ativa com o app deles e para OTAs, se o usuário quiser ficar como está continuará usando app byd e ota, mas em algum momento o plano deve cair para 0GB, já que o contrato “chinês” deve prever um tempo até zerar. E digo que deve demorar porque já são dezenas (ou centenas) de milhares de carros vendidos, e como o processo não é DIY e exige algumas horas de trabalho nossas lotadas CSSs, essa transição deve levar um ano pelo menos. Tudo achômetro aqui, mas baseado em lógica.

Eu mesmo comecei a usar o roteador do celular e me acostumei, tenho dia marcado na CSS para a transição, mas fico pensando nessa nova multimedia, se será tão prática quanto a anterior, no trabalho para personalizar, se não me arrependerei de um processo irreversível. E como ninguém fez e ninguém sabe, é um tiro no escuro.

P.S. melhorei o título do post para ninguém achar que é iminente.