Acho que deixei isso passar batido antes. Mas esse “serviço” incluiria a troca da multimídia? Porque as nossas não tem Google Automotive, talvez aí gerou a confusão do outro usuário acima. Se for pra “ganhar” o Google Automotive, talvez seja um bom negócio, especialmente porque dá pra cancelar depois.
Antes do serviço, tenta anotar todos os dados da sua multimídia pra saber se instalaram uma atualização ou trocaram a central.
1.Os recursos apresentados acima servem apenas como referência geral. A disponibilidade real pode variar de acordo com o modelo do veículo, e algumas funções podem apresentar pequenas diferenças entre os modelos. Para a melhor experiência, alguns recursos podem exigir que o sistema multimídia esteja atualizado para a versão mais recente do software
Tá bastante confuso. Aguardaremos seus feedback. Se vier uma central nova, mesmo que seja somente a nível de sistema, eu to dentro. Haha
É particularmente confuso porque muitos dos recursos do modelo avançado já estão presentes nas nossas multimídias atuais. Amazon Music, Spotify, Zoom, YouTube…
Tem razão, acho que foi mais incompetência que má-fé, porque o GAS é descrito nos dois modelos.
Fiquei mais decepcionado ainda depois de ver o seguinte:
“O BYD DiLink Advanced oferece suporte ao uso de entretenimento conectado e serviços online equivalente a até 3GB por mês, enquanto o BYD DiLink PLUS oferece suporte equivalente a até 5GB por mês, dependendo do uso dos recursos e das condições do serviço.”
Mano, pagar R$ 320 por um sistema que não deve ter GAS e que só dá 3GB, quando o seu plano de celular oferece 186GB, não me parece razoável.
Só que não. Baseado nesse nessa conversa, decidi não contratar o serviço e só voltar a pensar nisso quando a franquia cair pra 0GB. Até lá alguém já colocou e se manifestou (em outras palavras, estou abdicando de meu papel de cobaia ).
Caro @CleitonMX você teria como mandar uma foto da versão do seu multimedia (nas configurações) e outra da tela inicial, pera termos uma ideia melhor se houve migração para o GAS ou não?
Para corroborar essa decisão, liguei para o SAC, e depois de um tempinho de pesquisa, me retornam dizendo que esse plano não instala o GAS, apenas atualiza para a última versão disponível do nosso sistema. Ok.
Recebi um email da BYD ontem informando que carros com mais de 2 anos a partir da data de entrega devem fazer essa troca do chip até 30/09/2026 para não ter a suspensão da conectividade.
Fazendo a troca eles garantem conectividade essencial (OTA/App) gratuita por 10 anos. Acho que o melhor é levar e depois assinar o plano deles ou trocar por um chip comum pra ter a conectividade completa. Ou esperar pra ver o que acontece, se vai bloquear mesmo.
Informaram também que a multimídia vai ser atualizado pra uma versão que suporte a troca do chip se já não estiver. Provavelmente a 2602 pra cima, ai tem que tomar cuidado pra já levar desbloqueado.
Oi Thiago, recebi o mesmo email, mas não tive essa impressão de algum grande bloqueio ou perda geral de conectividade.
Repito o que encontrei no Q&A na página do DiLink:
Esse email deles não é muito preciso, pra mim usa um pouco de doublespeak orwelliano. O que acho:
Esse negócio de 10 anos de serviços básicos (ota e app) perde a força para o Q&A acima.
Mesmo que haja adesão em massa, as oficinas superlotadas são um tremendo gargalo para atingir qualquer prazo próximo.
O que deve ocorrer é cair a franquia (de 1GB para quem tem mais de 2 anos) para 0GB, mas sempre mantendo serviços como OTA e app. Se isso acontecer, dá para conviver usando o celular enquanto se aguarda o atendimento da CSS. Se fosse esse bloqueio geral incluindo ota e app, imagina o caos que geraria, especialmente na porta das oficinas.
O problema é: hoje ainda tem alguém pagando o contrato dos chips originais (possivelmente BYD China), por isso continua havendo OTAs (tá, raramente…) e algum pacote de dados, seja 4,5GB, 1GB ou 0GB, mantendo apenas a comunicação com app. Para ter essa comunicação, precisa que alguma operadora preste esse serviço, se ninguém prestar o serviço, não tem sinal. Em algum momento, e o e-mail da a entender que será em dezembro, esses contratos originais deixarão de ser pagos por quem quer que esteja pagando hoje e, consequentemente qualquer sinal acabará, não ficará nem OTAs nem app porque, sendo redundante, não haverá qualquer serviço prestado por qualquer operadora.
A troca do chip é justamente para que se mantenha um serviço ativo, seja o app, seja OTAs, não é obrigatório assinar um pacote de dados para isso e tbm pode-se colocar o próprio chip.
É isso que entendi de toda essa história até agora…
Não acho que o mundo vá acabar em dezembro. Talvez a BYD tenha feita uma clausula em que a Claro se compromete a manter a conectividade do carro com a BYD, sem tráfego de dados para o resto. Afinal o serviço é parte do carro como a própria BYD diz, e esse serviço tem custo marginal para a operadora.
De qualquer maneira, vou fazer como no mercado financeiro: exercer minha opção o mais tarde possível, afinal diz a teoria que quanto mais tarde se exerce uma opção, maior o retorno médio.
Tenho um Mini há mais de 2 anos, na metade do mês passado tentei usar o Spotify nativo e não funcionou. Fui conferir no app de dados do carro e tava 0Gb. Então já não tenho mais a internet para os apps da multimídia, mas o app do celular continua funcionando normal.
E nem recebi esse email.
Como uso carplay 100% do tempo não mudou nada pra mim.
Hoje aconteceu algo que me deixou curioso. Sou cliente claro e estava em um local sem sinal de operadora. Conectei no wi-fi do local que estava e o carro estava conectado na operadora normalmente, pelo chip m2m.
Minha dúvida é se o chip novo terá uma cobertura inferior ao atual.
Obrigado pela explicação. Imaginei que por ser um chip diferente, contrato com a BYD, pudesse ter algum “privilégio” de banda de conexão ou algo do gênero.
O que pode acontecer é que a antena do carro seja “mais potente” que a do celular e consiga pegar sinal onde o celular não consegue, mas como o @dawtaylor disse, sem relação com o tipo de chip..