Odor vindo do ar-condicionado

Pessoal, depois de poucos meses de uso eu comecei a perceber um odor / fedor / mau cheiro vindo do ar-condicionado no começo do dia. As vezes dispersa rápido e as vezes sinto por mais tempo. Mais alguém passa ou passou por isso?

Como é algo que incomoda pouco, esperei a primeira revisão para relatar. Fizeram a troca normal do filtro de cabine e recomendaram oxi-sanitização-etc-e-tal, argumentando que poderia ser sujeita de folhas das árvores. Achei estranho porque nunca tive esse tipo de problema com outros carros.

Pesquisando por aí vi que em outras marcas existe problema crônico de umidade no sistema e etc, mas não sei se é o caso. Da Byd vi apenas dois relatos em outro tópico do fórum e duas reclamações no ReclameAqui até agora.

Quando uso o ar condicionado por algumas horas, deixo ele somente ventilando (desligo o compressor) para que o sistema seque, pois durante o uso pode acumular umidade no sistema e isso gera fungos, que por sua vez geram odores.
Como o seu caso já está com odor, deixa o ar ligado no máximo do quente e do vento por alguns minutos. Provavelmente o odor vai desaparecer.

Já tentei isso do ar quente e também aquelas latinhas tipo granada que vende em supermercado. O problema volta em seguida…

Eu tive um problema parecido com outro carro, basicamente o respiro do AC estava entupido e a água da condensação pingava dentro do carro (carpete).

Tenta dar uma conferida nos carpetes bem no fundo, no limite onde se consegue encostar os pés. Vai que né?

1 curtida

Já trocou o filtro de cabine? Quando troquei, o que saiu era uma coisa horrorosa. É altamente recomendável trocar o filtro logo após usar um higienizador de AC (gosto muito do da marca STP).

Tem tópicos de onde comprar e como trocar o filtro (diy).

Foi trocado na revisão esses dias…

Não sei se é assim no dolphin, mas no yuan plus, se você usou o a/c num trajeto e estaciona e desliga o carro, ele mantém o a/c ligado na ventilação por vários minutos, justamente por causa desse problema de umidade (está no manual).

1 curtida

No Dolphin desliga na hora. O Yuan Plus fica só em modo ventilação ou com o compressor ligado?

Só em modo ventilação.

Tive um problema igual no hb20. Resolveu após fazer uma sanitização com ozônio. Custou apenas 40 reais em uma oficina especializada em ar cond veicular.

1 curtida

Comprei um gerador de Ozônio e faço em casa e nos carros da empresa tbem.

1 curtida

Boa ideia! Fui pesquisar e achei alguns produtos interessantes:

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$50,52 | Mini Ionizador de ozônio portátil para carro, Auto, barra de oxigênio, purificador, remover cheiro, acessórios do carro, purificador iônico do ar

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$68,91 | Purificador de ar do carro digital Esterilizador de ozônio Esterilizador de ozônio Esterilizador forte Remoção de formaldeído Pequenos presentes

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$109,14 | Purificador de ar para casa, gerador de ozônio com UV, aromaterapia, íon negativo, remover formaldeído, fumaça, odor, ar limpo

O problema é que nenhum deles têm bateria, conectam-se na USB ou no port de 12V do carro, assim ele precisa estar ligado para funcionarem, e vc acaba fazendo uma ozonioterapia por tabela, não sei se quero isso.

O último produto é bom para quem tem TOC: além de 2 tipos de ionização de O2, tem esterilização por UV e aromaterapia…

Que produto (e como) você usa @_AGM_1 ?

Comprei esse aí na época:

Eu deixo o ar condicionado do carro ligado no máximo, em circulação interna, e ligo o ionizador no tapete do banco do carona, onde provavelmente o ar entra para o processo de troca de calor, por uns 15 minutos, quando acho que tem algum cheiro estranho.

1 curtida

Eu uso Lysol Spray na entrada de ar embaixo do para-brisas com a ventilação ligada e modo ar externo de vez em quando. O produto preenche o duto de ventilação e mata os organismos que crescem nessa área úmida e causam esse odor.

@rsarres Você teve esse problema com um byd ou é no geral?

Esse é um problema que pode ocorrer em qualquer sistema de ar condicionado, veicular ou não.

O ar condicionado gera água pela condensação e cria um ambiente interno nos dutos escuro e úmido, mesmo com o dreno perfeitamente funcional e eliminando a água do carro. Esse ambiente é perfeito para a proliferação de microrganismos como bactérias e mofo que geram esse odor. O clima pode piorar o problema, pois um clima seco ajuda a secar o sistema quando o carro está parado.

Pessoalmente já tive esse problema em todos os carros que tive, sem nenhuma falha do sistema. É possível que o projeto interno do sistema de refrigeração da cabine de veículos diferentes tenha área de superfície úmidas diferentes. Então alguns carros podem ser mais afetados simplesmente porque a área interna dos dutos seja maior, mas não tenho prova disso.

Como o Lysol mata esses microorganismos, tende a funcionar até que eles voltem. Trocar o filtro de ar da cabine ajuda, pois ele pode estar impregnado com esses organismos.

Agora algumas observações que tenho a compartilhar:

Em carros anteriores, eu tinha o costume de desligar o ar condicionado e aumentar a ventilação forçada minutos antes de chegar no meu destino para secar os dutos. É uma sugestão comum, mas não tive sucesso em eliminar o problema, parece até que piora. E olha que há meses em Brasília com umidade do ar abaixo de 10%.

Além disso, observo que ao desligar o ar condicionado e manter a ventilação forçada, o odor aumenta imediatamente. Tenho a teoria sem comprovação que o ar em temperatura ambiente no sistema úmido aumenta a atividade dos microorganismos, que estavam menos ativos pela baixa temperatura do ar condicionado, como se estivessem em uma geladeira e agora não estão mais. É possível que deixar o ventilador tempo o suficiente seque os dutos a ponto de matar os organismos, mas não funcionou para mim.

Então, minha opinião é que a alternância constante da potência do ar condicionado como ocorre no sistema automático de temperatura interna é um potencializador do problema. Motivo: Quando o compressor do ar liga, o sistema interno resfria, gerando mais condensação. Quando a temperatura da cabine atinge a temperatura alvo, o compressor desliga (ou reduz a potência de trabalho se for inversor, como eu acho que seja o caso do Dolphin), aumentando a temperatura do ar nos dutos e criando o ambiente úmido, mas não tão frio a ponto de inibir a proliferação. Por isso o odor pode surgir depois de alguns minutos com o ar condicionado ligado, pois o ar inicial era muito frio e inibia as bactérias até a cabine atingir a temperatura desejada.

Enfim, um monte de observações sem nenhuma comprovação, mas como eu sempre gosto de pensar sobre os processos a minha volta, já pensei muito nisso.

É pq provavelmente vc deve estar usando sempre no modo de circular o ar somente dentro do carro, usa sempre no modo que o ar venha de fora como na imagem que mandei. Aí só de vez em quando vc usa o de circulação interna. O meu Dolphin estava dando esse cheiro comecei a fazer isso e parou.
IMG_4216

1 curtida

Tive isso nos dois primeiros meses no Dolphin Mini e vários outros proprietários também relataram o problema.

Depois de um tempo o odor sumiu sozinho.

1 curtida

Tem uma config que o carro sempre liga a recirculação ao travar o carro. Quando isso acontece, ele fica na recirculação ao ligar o carro novamente.

Na minha opinião, isso é um baita de um problema. Eu percebi isso durante uma viagem, parei pra fazer uma recarga e na sequência comecei a sentir muito sono, fui ver e a recirculação estava ligada.

A recirculação faz com que aumente a concentração de CO2 dentro da cabine, o que causa sonolência e, em casos mais extremos, pode levar à morte.

Bom galera, então tem outros casos com a byd mesmo. Vou ver o que faço.

Nunca passei por isso antes com outras marcas e também só vi casos com carros mais velhos. Aparecer logo nos primeiros meses é o que está me chamando a atenção.