Oficinas de concessionárias super lotadas! BYD se perdeu no pós Venda?

Fui fazer a revisão de 40.000 km do meu Dolphin GS e a concessionária estava super lotada. A atendente até que se esforçou mas o atendimento foi muito abaixo do esperado.

Acho q o título seria oficinas de concessionarias.

Em SP vi algumas com vagas pra alem de 15 a 25 dias… no meu Dolphin GS 40k optei pela conveniência de alinhar e balancear durante essa revisão, mas foi necessário voltar outro dia pra corrigir so alinhamento que não estava ruim antes, e mesmo agendando no horário cedo demorou 1h30 só para comecar… Grupo OSTEN estava bem bagunçado

1 curtida

Fiz a revisão de 2 anos no meu dolphin plus e a concessionária da byd em Londrina (grupo Servopa) só tinha vaga pra mais de 20 dias. Fora que o pós venda tá sofrível. Sempre cheio, sempre devagar, com os consultores perdidos no meio de tanto veículo. Eles não estimaram a demanda direito e agora tá uma zona. Fora que faz 15 dias que meu carro tá lá pra arrumar e nada ainda de resolverem o problema…

Byd tá queimando muito a imagem com esse pós venda.

2 curtidas

A Dahruj é mais de 30 dias desde o ano passado.

A BYD cresceu rápido demais e está vendendo horrores, hoje é uma lider de mercado com uma estrutura pouco maior que a de uma entrante.

Poderia ser muito pior, já que carros elétricos falham MUITO menos que os à combustão (afinal são milhares de peças móveis a menos).

E é o tipo de situação que demora para se assentar.

A boa notícia é que há cada vez mais oficinas e gente que entende de VEs. E parâmetros proprietários como os de ajuste de suspensão já estão bem disseminados em oficinas especializadas. Até funilarias perederam o medo e hoje fazem um trabalho infinitamente superior ao das CSSs, chegando na paleta de cores e tudo.

Assim, oficina de CSS pra mim só pra revisão, algum BO ligado a garantia ou algo muito proprietário.

P.S. coloquei oficina no título.

4 curtidas

Sem dúvida nenhuma que não esperavam por esse boom de vendas e não estavam preparados. O serviço aqui na maior de Curitiba (Servopa) é bem abaixo do esperado, apesar de que o atendimento ruim virou padrão em quase todas as montadoras, meu pai as vezes me pede para levar a SW4 dele na Toyota e é um horror.

Mas realmente, aqui na Servopa você vai a qualquer hora do dia e está lotado, as vendas explodindo e o setor de serviços até pouquíssimo tempo atrás tinha apenas uma pessoa, esse cidadão pegou férias e foi cagada atrás de cagada. Por azar bateram no meu Song Plus bem nesse meio tempo e o que era para levar 1 mês para consertar o meu carro virou uma novela de mais de 3 meses.

Agora o setor conta com incríveis dois funcionários kkkk

Normal ao meu ver. Saíram de zero carros vendidos em 2023 pra top 5 em 2025. Nenhuma concessionária tinha como prever o sucesso estrondoso. E salário de mecânico ( que iriam ficar ociosos até meados do ano passado) não é tão barato, além do tempo que leva pra treinar e deixar pronto pro trabalho.
Toda empresa (não só falando das ccs) trabalha assim. Primeiro tem de ter demanda, depois ampliação.
Inclusive as lojas que vi da DVA aqui em SC, que eu sempre elogio o serviço, todas que vi tem um espaço bem pequeno para a área de oficina e o time era bem enxuto na minha cidade (Bruque).
A tendencia agora é justamente treinar e contratar mais gente porque o volume de revisões e serviços já consegue pagar um time maior.

Vizinha da BYD tem outra concessionária do grupo Servopa, só que da Honda. O atendimento lá é infinitamente melhor. Tenho um Civic também e quando preciso agendar serviços lá tem pra mesma semana ou pra semana próxima. E tanto a Honda quanto a BYD tem o mesmo número de atendentes (3) e o mesmo número de mecânicos (8), só que a Honda tem 1/3 do movimento. Não sei como um grupo que tem tanta ccs por aí pode ter feito uma coisa dessas que um lugar vende 3x mais carro que o outro e ambos tem a equipe de pós venda do mesmo tamanho. E detalhe, a funilaria e pintura da byd de Londrina é feita na Honda.

Faltou muito planejamento pros donos da BYD daqui…

realmente, planejamento terrível. Os caras aumentaram essa da Rockfeller, passaram meses sofrendo com a reforma ali e antes mesmo de reinaugurar já dava para ver que o espaço novo seria pequeno. Ai tem uma baia com 20 e poucos vendedores que nem dão conta da demanda, o pós venda são 2-3 pessoas e o serviços 2 pessoas. Durante o meu imbróglio com eles era uma fila de pessoas totalmente estressadas com a demora/atraso na entrega do carro. Eu mesmo perdi a paciência totalmente lá, só resolveu quando fiz barraco mesmo e mesmo assim o “resolveu” foi entregar o carro só dali um bom tempo, mas pelo menos me deram um TCross de reserva além do prazo do reserva do seguro.

E assim, eles devem ter melhor esses dados e tal, mas o pós venda/serviços faz muita diferença para mim se decido ficar na marca, eu saí da GM por isso, estava impossível lá. A empurroterapia ao tentar fazer uma simples revisão estava impossível.

→ offtopic: na minha ultima revisão antes de abandonar a Chevrolet o cara literalmente me implorou para comprar um dos três serviços que ele estava me oferecendo por que o vale alimentação dele dependia de baterem a meta desses adicionais e como era o ultimo dia do mês eles estavam implorando pra todo mundo. kkk rir pra não chorar

1 curtida

Pois é, o que eu presenciei foi justamente isso, umas 12 pessoas vendendo e só duas meninas, coitadas, quase apanhando no pós venda. Parece até que a oficina existe por obrigação e não dá lucro. Nos resta torcer que melhore… e cobrar por melhorias.

Verdade, com isso perde a qualidade do serviço, pois é feito bem mau feito. Levei meu carro para a revisão e acompanhei de longe .. reclamei de barulho no ar condicionado e falaram que estava normal.. mas se quer olharam .. marquei de novo mandando um vídeo do barulho alto no ar, conversei com o chefe da oficina via mensagem .. ele verificou que estava realmente com som diferente e pediu para levar para diagnóstico. Marquei de novo .. levei .. ele só ligaram um carro novo do lado do meu e falaram que o barulho era o mesmo, expliquei que i barulho e mais intenso ainda mais em dias mais quentes. nem tinha como ficar discutindo .. a contar pela pouca vontade dos mecânicas em tentar resolver .. só querem se livrar dos carros da oficina, que por sinal estava lotada … . Que triste .. vou procurar outra ccs .. pois a que estou levando não tenho confiança nenhuma ..

A Original de São José dos Campos - SP não da conta do serviço que tem. Setor de peças não atende o telefone, demoram de horas a quase 1d pra responder 1 msg de whatsapp. Agendamento pra qqr coisa só 30++ dias pra frente… e por ai vai… Se eu precisar, vou pesquisar outras CSS pra levar o carro, ainda que em outra cidade.