Assim como alguns carros a combustão os elétricos também precisam amaciar o motor.
Conforme o manual do usário o período de amaciamento do motor elétrico e da transmissão ocorre nos primeiros 2 mil km. Recomenda-se fazer este amaciamento no modo “ECO”.
A vida útil do carro será prolongada de forma efetiva ao dirigir de forma estável, evitando dirigit em alta velocidade
Evite pressionar o pedal do acelerador até o final
evite velocidades excessivas
Não dirija o veículo em velocidade constante por muito tempo, seja em alta ou baixa velocidade.
No manual do fabricante existe uma capítulo somente para este tema, e SIM tem que ser feito o amaciamento de 2.000 km do veículo, veja não é o vendedor da concessionária é o manual do fabricante, o meu está com 6.000 km e realizei o amaciamento conforme descrito
Encontrei um vídeo falando sobre o amaciamento de um Tesla. Nele, explicavam que o amaciamento que deve ocorrer é nos pneus e freios. Na concessionária da BYD também me falaram que não existe amaciamento de carro elétrico e que não é necessário.
A gente fala, mas a galera quer ignorar o manual emitido e homologado pelo Fabricante porque o vendedor da concessionária falou que não precisa, @julio vai entender essas coisas rarsrs
Pois é @Marcelo.Andrade, a BYD está crescendo muito rápido e tem aparecido gente de concessionária, até da parte técnica, falando um absurdo atrás do outro.
Da parte técnica que ainda tenho um certo receio… será que as primeiras revisões serão feitas de fato como devem ser? Enfim… se fizerem errado ai é problemas deles… mas pro consumidor é dor de cabeça…
Em contato com o suporte BYD via telefone, a atendente me informou que o manual possui informação oficial e que as concessionárias que estão passando informação de que não é preciso amaciar estão erradas. Perguntei quais componentes precisam ser amaciados e a atendente respondeu que são o motor e a bateria. Expliquei para ela que trabalho com motores elétricos e que nunca vi ou ouvi falar de amaciamento de motor elétrico e que queria informação técnica sobre o amaciamento do motor e da bateria. Ela pediu para enviar e-mail para eles consultarem a engenharia. Assim que responderem, coloco aqui.
Também acredito que tenha a ver com componentes mecânicos, mas a atendente da BYD afirmou ser por causa do motor e bateria. Vou buscar a informação oficial junto à engenharia da BYD.
Alguma nova informação em relação ao amaciamento? Como já comentaram, motores elétricos não precisam de amaciamento já que não tem partes móveis com atrito (como é o caso do contato cilindro pistão em motor a combustão).
Acho que a dúvida vem mais à tona agora com o primeiro vídeo de longa duração do Dolphin feito pela Quatro Rodas. Estou genuinamente curioso.
Edit 2: O período de 2000 Km é longo em relação aos carros a combustão, que geralmente requerem cerca de 500 a 1000 km de amaciamento. A única explicção plausível até agora, na minha opinião, é em relação aos freios, que, esses sim, precisam de amaciamento. Como o carro elétrico tem regeneração, o uso menos frequente dos freios explicaria a quilometragem alta.
É só uma opinião, não pesquisei.
O motor elétrico DC precisa sim de amaciamento, provavelmente tem as escovas de Carvão que demoram bastante a assumir o formato do coletor, acho que por isso a km de amaciamento tão alta. Além de outros componentes que você mencionou.
Em teoria, rolamentos de esferas ou rolos usados em carros, bem como as engrenagens de reducão e a junta homocinética não precisam de amaciamento.
Mesmo que precisasse, 2000 km é excessivo.
Acho que no fim é segurança extra e trechos aproveitados de outros manuais. Consultei o manual do híbrido BYD Song Plus onde também constam 2000 km de amaciamento. Não existe razão técnica pra um híbrido com motor a combustão ter o mesmo período de amaciamento de um carro totalmente elétrico.