Plano de Melhoria do Sistema Multimídia BYD — Queremos ouvir você!

@JEFERSON ,Boa tarde, vou verificar o plano com a concessionária. :grin:

Bom dia Liz
Pode ser meio exótico aqui mas não sou cultor de complexidade e detalhismo interminavel de recursos informaticos disponiveis para operacao do carro que pode levar à uma sensação de torre de babel eletronica.
Imagino como ideal, inclusive para estimular vendas para clientes que estao em busca de praticidade operacional nesta transição, um sistema multimidia com três opções basicas iniciais:

1- BÁSICO NORMAL, que configure diretamente as opcoes basicas de segurança e eficiencia energetica com o aperto de um botão.
Esta opção serviria para quem quer uma viatura pratca segura e facil de operar no transporte sem maiores distrações.

2-EMERGENCIA .Uma configuracao minima que permita o veiculo continuar andando mesmo com disfuncoes eventuais que possam interferir na operacao normal.
Uma especie de PANIC BUTTON.

NORMAL- Esta opção abriria o acesso a todos os recursos e configuracoes para quem tem gosto, conhecimento, tempo e capacidade para lidar com todas a variantes inventaveis ,aproveitando é claro, as sugestoes uteis deste levantamento do Plano de Melhoria…
Por ai…

Oi Liz, tive uma ideia que envolve a multimedia, no sentido de configurar.

Em carros a combustão, quando você precisa ultrapassar você faz um kick-down, aperta o pedal do acelerador até o chão para reduzir a marcha e aumentar a aceleração.

Em um EV, o mais próximo disso para quem quer ultrapassar com maior aceleração, é sair do modo Eco ou Normal para o Sport, mas esta ação é demorada e distrai, tem que alcançar o botão e depois acertar no Sport, tirando a mão do volante em um momento crucial.

E se tivéssemos um kick-down digital, programado por SW e ativado na multimedia? Ao precisar ultrapassar alguém, você aperta o pedal do acelerador até o fim, rapidamente, como num kick-down clássico, e o sistema te coloca em Sport imediatamente, dando um bip para avisar e fazendo uma curva de aceleração rápida e segura, sem distrair mãos e olhos.

Fica a ideia.

Boa tarde. Não sei se já foi sanada essa dúvida mais já temos procedimento para renovação/ troca de chip da internet?

O seu já parou de funcionar?

O Dolphin GS que tive não tinha diferença de potência máxima entre o modo Eco e o Sport. Se o motorista apertar o acelerador até o fim, o carro já entrega toda a potência, independente de modo de condução. A diferença está na curva de entrega de potência X pressão no pedal, mas o fim de curso (kick-down) era o mesmo.

Uma coisa é potência, que está associada à velocidade máxima, e outra é torque, associado à aceleração. A curva de torque não é a mesma em cada modo.

1 curtida

Uma coisa é potência, que está associada à velocidade máxima, e outra é torque, associado à aceleração.

Quando eu disse que “o carro já entrega toda a potência”, eu quero dizer a máxima potência elétrica em Kw apresentada no painel como potência instantânea, mas posso estar enganado.

Mesmo para potência mecânica, acredito que a afirmação se sustente. Potência mecânica é o produto entre torque e velocidade angular. Então se o carro entrega a potência máxima do motor possível a certo RPM, é porque ele está aplicando o máximo torque possível para esse veículo no RPM atual.

A curva de torque não é a mesma em cada modo.

Eu citei que a curva de potência X pressão (ou posição) do pedal são diferentes nos diversos modos. Logo a curva de torque não pode ser a mesma em cada modo, uma vez que o torque é derivado do KW aplicado ao motor. Então concordamos nisso.

Resumindo minha opinião, pelo que me lembro, não há diferença de torque (ou potência) em situação de kick-down entre os modos de direção Eco e Sport nos os veículos da BYD (Dolphin GS pelo menos). Trata-se possivelmente de uma situação de emergência em que o carro precisa entregar 100% da capacidade da potência motor disponível naquele RPM em qualquer modo de direção. Então acredito que o que você pediu como melhoria já é executado pelo veículo, não haveria melhoria a ser feita.

O teste é simples: basta pressionar o pedal do acelerador até o fim de curso e confirmar que o carro vai atingir o mesmo Kw máximo em qualquer modo.

Posso estar enganado, claro. Não tenho mais um BYD para testar, mas se for diferente, por favor, corrijam-me.

Isso me chamou a atenção porque vi recentemente em um review que o Leapmotors C10 não entrega toda a potência (ou torque) no modo Eco quando em situação de kick-down e achei um absurdo.

1 curtida

Olá Liz, vi todas as suas postagens por aqui e achei muito legal a iniciativa

queria mais informações sobre o ADAS, adquiri um song plus 25/26 recentemente e o ADAS dele não demonstra um bom funcionamento, movimentos bruscos e a centralização de faixa é muito ruim, curvas leves o carro sai da faixa com facilidade, e a interface gráfica também não ajuda muito em saber o que o veículo está detectando ou não, parecido com o que o GWM Haval H6 faz, sabe se tem algo em desenvolvimento para que seja alcançado algo parecido com o que o H6 faz e como o ADAS do mesmo funciona?
Parece que o ADAS, mesmo sendo do mesmo “nível” do da GWM parece atrasado.

Obrigado!

Olá Liz, uma das maiores reclamações é o Sensor de Estacionamento da frente do Song Plus a partir do modelo 2025, existe 4 radares e somente os 2 laterais funcionam, já olhei e tem cabo atrás do sensor então deveria funcionar. Eu tenho um Song Plus 2025 e o ADAS dele não fica centralizado na faixa, acho que uma atualização melhoraria muito, pois muitos reclamam disso! E quando chega uma nova atualização?

Uma coisa que eu percebi que poderia melhorar. Quando configuramos senha para partida. Ele só pede senha se usar a chave, não pede com NFC. Deveria pedir senha sempre.

NFC, no caso, seria cartão ou celular? Se for celular acho que faz sentido não pedir a senha, dado que celular não é algo que se empreste, como a chave.

O celular mesmo. Não tenho o cartão ainda. Mas por exemplo. Queria poder ligar o carro só pra ouvir música por exemplo. Se usar o celular aí tem um período que qualquer um vai conseguir sair com o carro. Não é o fim do mundo. Mas eu preferia que a senha tivesse que ser inserida.

São 4 minutos, segundo o manual.

Mas não sei se entendi o seu ponto. Tu desbloqueia o carro pra “soltar o som” e deixa ele desbloqueado?

Foi um exemplo. Mas já deixei ligado pra usar a starlink tbm por exemplo. Só acho que se alguém coloca pra pedir senha. Deveria pedir senha. Sei lá.

1 curtida

Entendi. Acho que nesse caso faria mais sentido deixar o carro ligado com as portas travadas, não?

Enfim, acho que a lógica de não pedir senha para chave digital é pelo fato de não ser uma chave que se empreste e tal. Mas poderia ter a opção sim.

Liz, sobre o brilho da tela: quando está no modo adaptativo:
1 - O brilho adaptativo é sensível demais.Muitas vezes, passo embaixo de uma árvore e ele já escurece.
2 - Quando muda para o modo escuro, demora demais para voltar para o modo claro.

Liberar a chave digital pra TODOS os modelos seria bom, pq a gnt sabe que funciona sim, independente de NFC interno ou não

1 curtida

NFC só seria necessário para configurar no telefone, se concessionaria cobra 200 reais para habilitar um cartão, poderiam só conectar esse NFC, configurar seu telefone e desconectar.. vc não precisaria comprar, mas toda vez que mudar de telefone pagaria outra taxa… [considerando que todos tem o chicote para conectar sob o console central].

Informaram no outro tópico que a tela desliga totalmente (sem iluminação) se usa o comando de voz “desligar a tela”.