Boas… Dolphin-Plus; Almejo melhoras na suspensão (muito mole pro nosso país), sinto falta de indicação da temperatura da bateria e do motor de tração (refletindo excessos de solicitação dos mesmos e até de riscos de incêndio). Também gostaria de visualizar a gravação das cameras (sentry mode), com softwares desenvolvido pela BYD (já está provado de que não é difícil implementar). Obrigado
@Liz2025 - Liz, além do Dolphin Mini, adquirimos recentemente um Yuan Pro (acreditamos muito na marca) e notamos o mesmo comportamento a respeito da atualização da Multimídia: o Yuan Pro também não foi entregue atualizado, inclusive a opção de chave digital não está disponível via app e nem na Multimídia.
Essa falta de padronização atrapalha a experiência de uso da marca, agora terei que levar o veículo na concessionária para solicitar que eles “forcem” uma atualização para que a opção de chave digital fique disponível (já que via OTA não aparece mesmo).
Se você puder nos ajudar com esse assunto, será de muita utilidade para todos.
Obrigado.
Pra mim é uma questão de segurança. Quando vou buscar minha filha no curso à noite, preciso parar na rua e esperar, gosto de ficar ouvindo música então deixo o carro ligado e, também, para poder sair rapidamente se vir alguém suspeito se aproximando. Por segurança, para não chamar a atenção, desligo as luzes do meu Dolphin Plus, desligo o DRL, mas a tela continua retroiluminada, com um screen saver de relógio. Antes do último update, tinha uma opção para desligar a iluminação (backlight) da tela. Está fazendo muita falta. Seria melhor ainda se apagasse a telinha de instrumentos também, daí daria pra chamar menos a atenção.
Aplicativos do Google de forma nativa e completos (Waze, Youtube Music, etc>.) e uma versão mais completa do Spotify.
Talvez uma forma mais simples e segura de implementar a limitação de potência é que ela seja ativada com o cruise control e desligada automaticamente quando este é desativado. Seria um cruise control com objetivo de potência máxima e não de velocidade constante. Claro, deve continuar existindo o cruise control de velocidade constante.
Não sei se a última atualização corrigiu esse bug, mas tenho quase certeza que não. Além do gráfico estar errado, no meu Dolphin Plus, a média também parece errada. Fiz um teste há algum tempo, zerei a medida de energia e rodei um tempo sem consumir mais de 10 kW. A média de consumo apareceu entre 12 e 14 kW, o que seria impossível, uma vez que não permiti que o consumo passasse de 10 kW. Então esse gráfico e a média de consumo estão com bugs que precisam ser consertados.
@wandss , eu coloco o carro em N quando quero fazer coasting nas descidas visando a condução econômica. Mas fiz uns testes e percebi que simular esse comportamento com o acelerador (não é tão fácil, mas não precisa cravar no zero, pode ser uma faixa entre -5 e 5 kW), como seria de se esperar, pelas leis da Física, deu um resultado praticamente igual, com a vantagem de que você pode escolher se quer regenerar um pouco mais ou acelerar um pouco mais. Desligar a regeneração o tempo todo aumentaria muito a média de consumo.
No meu caso eu gostaria que o volume da multimídia não abaixasse tanto na marcha à ré, às vezes estamos ouvindo algo importante e, particularmente, não tem como não ouvir os bips dos sensores de estacionamento… Aparentemente precisamos de uma configuração que permita configurar a redução de volume ao engatar a ré.
Já eu acho que deveria ser possível personalizar o som do AVAS usando um arquivo de áudio de um pendrive. Entendo que algumas pessoas poderiam usar mal esse recurso, mas basta colocar um termo de responsabilidade do usuário e o algoritmo limitar o volume mínimo e máximo do som.
Melhoria:
Padronização dos nomes dos modos entre os modelos. - Na versão 1.5 no Dolphin Plus no painel o nome do modo regeneração é High, mas no Tablet aparece como Larger.
Olá, @Liz2025.
Primeiramente, gostaria de parabenizar pela iniciativa de ouvir os usuários.
Tenho um Dolphin GS 24/25, e minhas sugestões são as abaixo:
-
Implementar uma indicação de autonomia adaptativa, uma vez que a que é mostrada hoje é fixa e muito otimista.
-
Colocar a expectativa do % de consumo da bateria com base em uma rota planejada no GPS nativo, considerando as velocidades máximas das vias e o relevo do terreno até o destino.
-
Melhorar a atuação do piloto automático (cruise control) pois ele tem uma variação de 5 km/h para mais ou para menos e isso pode levar a receber multa por excesso de velocidade.
-
Indicar a velocidade programada no cruise control em alguma tela, seja na multimidia ou na do painel. Hoje a velocidade programada não é mostrada em nenhum lugar e não se sabe qual velocidade está programada.
Muito obrigado e fico à disposição em caso de necessidade de algum esclarecimento.
Desligar a regeneração o tempo todo aumentaria muito a média de consumo.
Eu fiz testes comparando consumo entre regeneração e coasting (Neutro). Todos os resultados apontaram para o consumo ser marginalmente MAIOR se você colocar o carro em N em uma descida, mesmo nos extremos das margens de erro da medição.
Esse resultado está alinhado com minha hipótese inicial:
O arrasto aerodinâmico tem relação quadrática com a velocidade, ou seja, as perdas aerodinâmicas aumentam MUITO com o aumento da velocidade. Assim, a perda de energia pelo arrasto aerodinâmico adicional pelo aumento de velocidade na descida é possivelmente maior que a perda de energia na conversão da energia potencial em elétrica (regeneração). Em outras palavras, seria mais eficiente armazenar a energia potencial do carro no topo de uma descida na bateria pela regeneração (possivelmente no modo cruise) do que armazenar essa energia potencial em energia cinética, deixando o carro ganhar mais velocidade durante a descida.
Então, em relação ao consumo, meus testes indicam que colocar o carro no NEUTRO é MENOS eficiente que usar a regeneração*, além de ser uma prática que agrega risco na condução.
A opção de desligar a regeneração pode até atender uma preferência pessoal na condução, mas tenho convicção que o consumo de energia aumentará.
Meus testes foram descritos nesse tópico:
https://dolphinbyd.com.br/t/cruise-ou-neutro-qual-forma-seria-mais-eficiente/3245
Olá Liz,
Por qual canal da BYD consigo obter esse gpack? Existem videos no YouTube com instruções de download mas não vi nada em canais oficiais.
Obrigado.
Obrigado pelas informações. Eu concordo que utilizar coasting 100% do tempo não terá benefício e que a regeneração tem sim um papel muito importante. Contudo, acredito que ter uma mescla de ambas as situações é o ideal. Não é à toa que GAC, Volvo e outra marcas, tem a opção de desligar a regeneração. Em todo caso, minha sugestão é a de ampliar as opções de regeneração adicionando um modo extra, que seria o de desabilitá-la, ou seja, ficaria a encargo do motorista decidir se ou quando utilizar qual modo. E como citei acima, mesmo utilizando esse modo “off” de regeneração, ao acionar os freios, acontecerá normalmente.
Hi Lucastavaresde,entendo perfeitamente o seu feedback e consideraremos a possibilidade de categorizar melhor o volume do sistema multimídia para atender às necessidades de diferentes usuários. Além disso, o volume da música do sistema multimídia não está muito coordenado e precisa ser melhorado.
Hi Pvitorinosantos,descobri que muitos clientes brasileiros usam celulares Android, principalmente Samsung. Relógios inteligentes também estão se tornando cada vez mais comuns. No entanto, se a chave digital da BYD ainda não suporta certas marcas de celular, significa que eles ainda estão negociando parcerias. Geralmente, essas parcerias levam muito tempo.
Hi Jaciok,você poderia explicar melhor suas necessidades? Se entendi corretamente, você está se referindo à rotação da tela multimídia do BYD para o modo retrato. Já discutimos esse recurso antes, e a conclusão é que o CarPlay suporta apenas um modo de exibição na tela: paisagem ou retrato, não os dois ao mesmo tempo. Tecnicamente, não é compatível.
Hi Simon,vou me concentrar nas suas três primeiras sugestões. Pedirei a engenheiros brasileiros que me expliquem isso, e provavelmente perguntarei a você. Sei que também preciso aprender alguma expertise na área de energia. Parabéns por começar. O mercado brasileiro é mais complexo do que eu esperava.
Hi Moutinho,recebi sua resposta e esse é um ótimo exemplo.
Hi,olá a todos! Vi esta função na interface de configuração de carregamento do sistema multimídia do Volvo EX30 deste ano. Ela pode resolver perfeitamente os problemas que enfrentamos atualmente?
Hi Akornow,recebi seu feedback e pedirei que o revisem o mais rápido possível.
Seria muito interessante ter um aplicativo na multimídia do veículo com uma “calculadora de gastos”, que permita simular o consumo de energia em um trajeto específico. Dessa forma, o usuário poderia verificar se será necessário realizar uma recarga antes da viagem.
O recurso poderia ainda oferecer a possibilidade de inserir parâmetros personalizados, como o custo da energia local em comparação com o preço atual do combustível. Isso seria uma excelente forma de demonstrar a economia proporcionada pelos veículos elétricos, permitindo comparar rapidamente os gastos e estimar a vantagem financeira de forma simples e prática (serviria indiretamente como publicidade gratuita para a byd).
Além disso, seria muito útil que essa funcionalidade estivesse integrada também ao aplicativo mobile da BYD, oferecendo conveniência mesmo fora do carro.