Ponto Morto (ou N)

Vendo aquele (lamentável) video da 4Rodas, pelo menos aprendi que o carro tem um ponto morto. Só que, com aquelas mexidinhas curtas que o video menciona, o máximo que consegui foi fazer o N aparecer no painel de instrumentos por uma fração de segundo.

Alguém aqui pegou a manha do N?

Mesma pergunta vale para o farol alto automático, que só consegui ver em ação (isto é, ver acender o símbolo do farol alto com A no painel) por menos de 2 segundos.

Se vc movimentar a alavanca devagar, vai perceber que ela tem dois estágios (assim como o botão do vidro elétrico do motorista, por exemplo).

Se vc estiver em D, parado, pé no freio, é só mexer a alavanca sentido R até esse estado intermediário.

Se estiver em R, só fazer o mesmo no sentido de D.

Ele vai pra N sem problemas…

6 curtidas

Só por curiosidade, o neutro no carro elétrico não é a mesma coisa que no carro a combustão (que novidade…)

As rodas estão mecanicamente desacopladas do motor quando o carro a combustão está em neutro. Já no carro elétrico o motor está permanentemente ligado a caixa de redução que por sua vez está permanentemente ligada as rodas. Quando deixamos o carro elétrico em neutro o motor é eletricamente desconectado e isolado do sistema de controle (inversor) mas o motor vai continuar girando junto com as rodas. Apesar disso, a inércia do motor é muito baixa o carro fica bem “solto”. Não há regeneração também neste modo.

E no Dolphin é possível entrar com o neutro a qualquer momento, não precisa pisar no freio. Dá para alternar entre N e D a vontade. Pode ser uma boa estratégia para coasting ou usar a “banguela” em uma descida, mas ainda não testei se é mais eficiente fazer isso (provavelmente é). Só cuidado com os freios, pois será usado somente o hidráulico e vai gastar mais pastilha ao frear.

2 curtidas

Qto ao neutro, ja passei por essa mesma duvida. Descobri com o tempo q basta vc direcionar a tecla no sentido contrario do engatado (ré ou drive) e segurar um pouquinho. Vc vera q o N aparecerá e permanecerá no painel. Só segura. E sobre o sistema de farol q diminui a intensidade qd da aproximacao de outra carro até hj nao consegui. Acionei o recurso, aparece o simbolo no painel, mas no uso mesmo ainda nao vi.

1 curtida

Para mim o HMA funcionou 2 vezes, ambas na mesma rua pouco iluminada e longa, e sem nenhum carro nas pistas da frente e oposta, aí comutou sozinho para farol alto e acendeu o farol com A no painel, mas foram alguns segundos, aí veio um carro na outra direção e ele voltou a baixo. Foi um pouco diferente de como vc colocou: deixo no farol automático, e só quando ele encontra as condições necessárias ele aciona farol alto e aí acende no painel.

Acho que a BYD deve usar parâmetros bem restritivos, até pq o farol alto do Dolphin não tem obturador nem matriz de pontos de luz, assim não limita o facho, é tudo ou nada.

Mas não sinto falta do HMA, acho que seu valor é maior para quem pega vias secundárias à noite, aí é uma mão na roda. Só queria saber o que significa HMA, pq até no manual de inglês eles colocam - HMA - High Beam Assist. O cara que criou essa sigla deve ser o mesmo que criou o Cheese Yellow e o Cinza Atlântico…

Acho que li no manual que não é recomendável movimentar o carro quando estiver no neutro. De uma olhada melhor antes de jogar o carro na banguela.

@luizsantos o manual é cheio de conselhos herdados de carro a combustão, como “o modo será alterado para recirculação de ar interno durante o estacionamento para garantir a qualidade do ar dentro do veículo e evitar que gases de escape entrem no veículo.”

Usar neutro ou “coasting” é uma prática comum nos elétricos, se houvesse algum problema o software do carro não deixaria colocar em neutro a 80 km/h, da mesma forma que só podemos inverter para Ré com o veículo totalmente parado. Mas, como sempre, cada pessoa usa o carro da forma que se sente mais confortável. Não uso muito essa opção, mas a tenho disponível no meu “toolbox” caso queira usar a técnica de coasting.

Deve ser isso mesmo. :+1:t2: