Com uma pessoa dirigindo, é praticamente impossível controlar todas as variáveis como trânsito, temperatura, velocidade e forma de condução. E quando cito forma de condução, eu me refiro ao condutor acelerar mais ou menos em trechos específicos.
A velocidade média não será a mesma, até porque a premissa do uso do Neutro é deixar o carro ganhar velocidade na descida, armazenando a energia potencial em cinética que será usada na subida seguinte.
Então eu diria que a repetição desse teste com um condutor dirigindo por longos trechos não tem como apresentar qualquer validade científica. É apenas uma observação anedótica.
Eu fiz o teste e tentei controlar o maior número de variáveis possível. O que fiz foi comparar dois cenários:
1- Percorrer um trecho de declive seguido por aclive com o cruise control ativado na velocidade da via.
2- Percorrer o mesmo trecho, colocando o carro em Neutro no início do declive e deixando ele seguir em N ganhando velocidade até retornar à velocidade da via no aclive.
Assim, o mesmo carro percorreu o mesmo trecho duas vezes com minutos de diferença e sem trânsito. Eu filmei o painel do carro em ambos os casos, analisei o vídeo frame a frame e fiz uma planilha compilando os dados de consumo instantâneo e calculando o gasto energético no trecho.
Fiz o teste duas vezes em locais distintos. Meus resultados consistentemente indicaram que o uso do neutro é menos eficiente. Ou seja, meus resultados indicam que armazenar a energia potencial na bateria pela regeneração e usar essa energia no aclive seguinte é mais eficiente do que deixar o carro ganhar velocidade (energia cinética) e usar a velocidade no aclive seguinte.
Acredito que esse resultado derive do arrasto aerodinâmico, que aumenta de forma quadrática com a velocidade. Assim, quanto maior a descida e maior a velocidade que seu carro atinja no Neutro, maior a perda por arrasto aerodinâmico. Com o cruise configurado para a velocidade da via, o arrasto segue constante.
Mas é claro que a velocidade média do uso do Neutro em comparação com a velocidade constante será maior, afinal, essa é a premissa do uso do Neutro: deixar o carro ganhar velocidade.
Sobre a segurança, não há dúvida que é menos seguro usar o Neutro, para piorar, acredito que essa prática ainda gasta mais energia. Em minha opinião, um perde-perde.
Mas não estou dizendo categoricamente que estou certo, apesar de acreditar que meu teste seja a melhor aproximação científica do caso apresentado no forum, então acredito no meu resultado. Apenas apresentei o que fiz com provas, vídeo, planilha, resultados e cada um toma sua decisão.
Segue o link do debate e dos testes: