Potência de Carregamento

@julio sempre achei as perdas “totais” de carregamento do Dolphin um pouco altas e somente agora vejo essa questão da eficiência do inversor. Mais um aprendizado!

Grato pessoal pela colaboração aqui. Abraço!

Não é assim nossa que diferença, mas ja consegui 10kw no plus… no carregador AC de 22kw da cpfl - sede, em campinas na norte sul.

De 6 para 9kWh já é um aumento de 50% na capacidade de carregamento… considerável. Existe uma forma de trocar o inversor de 6 do Yuan Plus por um desses de 9 do Dolphin?

Lembrando que o carregador AC não faz praticamente nada além de conversar com o carro, fazer algumas proteções eletricas e deixar a energia da rede passar. Ele não converte energia, nem muda a tensão. Só precisa ser compatível com a passagem de energia, no caso de monofásico, bifásico ou trifásico.
O inversor e todo o trabalho pesado ficam no carro nesse caso.
Por isso que mesmo num carregador de 11Kw, o Dolphin GS não passa dos 6.6Kw para carregar. Enquanto que o Plus não bate mais do que 11 mesmo num carregador de 22Kw.
No futuro não tão distante, esses wallboxes mais simples vão custar uma mixaria.
É só olhar por exemplo o tópico de desativação do NFC para ver nas fotos do modelo padrão da BYD não tem nada de componentes robustos ou super caros.
Tanto que os modelos portáteis fazem a mesma coisa com 1 terço do tamanho.
Além disso, todo mundo a priori tem instalado as proteções de DR e DPS.

E é essa a razão de num mesmo carregador AC vc colocar 2 carros diferentes e eles conseguirem carregar um mais rápido que o outro. Não tem nada a ver com a marca do carregador AC ou alguma coisa de compatibilidade. São simplesmente 2 carros ligados na tomada elétrica e com eficiência diferentes de conversão de AC para DC

3 curtidas

no Dolphin plus não é só o inversor, o carro tem carregamento trifásico de 11kw. Os outros são monofásicos de 7kw. Se o carro não é trifásico o máximo que ele chega é nos 7 mesmo. Alguns carros bem mais caros carregam trifásico 22kw. A maioria dos carros com bateria maior carregam a 11kw.

Alguém pode me confirmar isso?
Eu comprei meu Dolphin Plus esta semana. Devo pegá-lo na segunda ou terça próximas.
Vi em 2 vídeos de proprietários, postados há mais de 3 meses, que o primeiro lote de Dolphin Plus é que vem com 11 Kwh para carregamento AC.
Estou com receio que o meu possa ser somente 7 Kwh AC.
Será que isso procede?

Pelo que tem em sites da indonésia e Austrália lá fora o plus deles tb é carga trifasica (11kw). Então acredito que isso seja de projeto e não deve mudar.

1 curtida

A instabilidade da rede elétrica é realmente uma preocupação.
Colocamos na semana passada aqui em casa, o sistema fotovoltaico para produção de 5,5 Kwh e aproveitei a equipe técnica para fazer a instalação elétrica de alimentação para o meu Dolphin Plus que chega na semana que vem.
Como a instalação na minha casa já é bifásica, com capacidade de alimentação de até 100 A (cabos de cobre de 25 mm2), fizemos uma ramificação com cabos de 16 mm2 para alimentarmos um sistema de carregamento de carro elétrico para 2 veículos elétricos simultaneamente.
Fizemos um sistema de aterramento com 2 hastes cobreadas interligadas por um cabo de 16 mm2.
O cabeamento alimenta uma caixa com 2 circuitos compostos por 1 disjuntor bifásico, 2 DPS e um DR cada um.
Além disso, cada circuito passa por um Watímetro que monitora diversas funções do carregamento, como Tensão, Corrente, Potência, Carga Consumida, entre outros.
Agora, algo que também fiz, já pensando no carregador portátil Taysla 7 Kwh que comprei, foi uma extensão com cabo PP 3 vias de cobre, ligando em uma tomada 3 pinos 20A.
Nessa extensão, coloquei um iClamper Mobi 4400W 20A para proteção, no caso de usar em uma rede de algum lugar que não conheço.
Fiz também um adaptador de 50 cm, com uma tomada 3 pinos macho de 10 A em uma extremidade e uma 3 pinos fêmea de 20 A na outra extremidade. Isso para ligar em uma rede de 8A ou 10A, de acordo com a estimativa de qualidade do circuito elétrico do local.
Obviamente, o carregador portátil tem ajustes de corrente, onde posso alterar entre 8, 10, 13, 16 e 32 âmperes.
Vou criar um canal no YouTube, onde quero compartilhar muito de toda a experiência que terei com o carro elétrico e os motivos de ter adquirido um Dolphin Plus e não outro veículo.
Assim que o canal estiver ok, compartilho aqui com todos vocês.
Um grande abraço.

Peguei o meu Dolphin Plus na quinta-feira. Instalei carregador trifásico portátil de 22kw em casa… Consegui carregar o DPlus com até 10,1kw.

1 curtida

Bom saber que em 11kw, continua a mesma eficiência de carregar a 7kw, perdendo ± 900w

1 curtida

Que massa. Não vejo a hora de pegar o meu.
0800 de combustível de agora em diante.
Agora tem uma outra vantagem que não vi ninguém falar em lugar nenhum.
Nunca mais irei correr o risco de abastecer com combustível adulterado, independente de onde aconteça. Já pensaram nisso?

Isso de carregar em 11 Kwh é muito bom, pois temos um rendimento superior entre 50 e 60% mais rápido em um carregador AC trifásico de 11 ou 22 Kwh. E tem muitos gratuitos espalhados por aí.
Mais até do que os rápidos ou utra-rápidos.
E isso nos economiza um bom tempo nas viagens.
Por exemplo:
Carregando em 7 Kwh (de 20 a 100%), gira em torno de 7 horas, dependendo da rede e de mais alguns fatores.
Em uma situação semelhante, só que com um carregamento de 11 Kwh, o tempo de carregamento deve ficar em torno de 5 horas.
São 2 horas menos, em um caso emergencial.

Mas calma que 10,1kw foi o máximo que chegou aqui. Na maior parte do tempo no carregador marca que está entregando na casa dos 10,4kw e no Dolphin marca que está recebendo na casa dos 9,4kw…

Sim. Eu sei que existem muitos fatores que influenciam no carregamento, incluindo perda no próprio sistema de conversão AC/DC, temperatura ambiente, temperatura das baterias, entre outros.
Mas o fato de ser superior a 7 Kwh, que também nunca alcança este valor, ficando em torno de 6,1 Kwh, já é uma grande vitória.
Mas inevitavelmente é cerca de 50% superior, ou seja, menos tempo carregando em viagens onde só existe o carregador de 11 ou 22 Kwh.
Por exemplo, para fazer uma viagem de BH para Jataí GO, tenho muito fazer uma recarga em Rio Verde, porém o PLUGSHARE acusa que lá somente existem 2 pontos de recarga. E ambos são de 22 Kwh. Entende o drama?
Carregar mais rápido, mesmo que em torno de 50% a mais, já é uma grande benção.
Vamos continuar a troca de informações e conhecimento aqui.
Este fórum realmente está ajudando muito.
Um grande abraço.

Eu estou com meu Dolphin plus desde dezembro de 2023. Já está com quase 9 mil KM. Hoje como já tenho mais experiência tenho uma mágoa . Em alguns pontos onde recarreguei o Eletro posto tinha capacidade de entregar 150kw/h. O Dolphyn Plus algumas vezes começava carregando em 80. Vinha para 60. 50 e parava por aí. Reduzindo a velocidade de carga próximo ao limite de completar a bateria. Como não entendo nada tenho uma curiosidade em saber se no futuro será possível utilizar estes carregadores ultra rápidos sem a limitação desses 60kw/h .Há algum item do nosso carro que é de fácil acesso que poderá ser modificado no futuro ? Trocado por alguma parte paralela ?

A limitação de potência de carregamento nesse caso é do carro. O dolphin plus limita em no máximo 80 KW. Assim, o carregamento vai ter a potência do que for menor entre esse número e a potência do carregador. Pra mudar isso, só trocando o sistema eletrônico de carregamento do carro. Como ele é integrado ao motor, não deve acontecer.

Ainda, é normal reduzir a potência quando passa dos 80% de carga.

1 curtida


Essa senana fui a um Hotel que tinha um carregador da Audi marca e-tron de 22kw. Para minha surpresa, não funcionou no meu BYD Dolphin. No painel ficou aquela tomadinha vermelha, reconhecendo que estava plugado, mas não iniciava a Recarga. Pessoal do hotel comentou q era recorrente, que varios carros da BYD já tinham passado por lá, e não conseguia carregar … será que da pra mudar alguma configuração?

No aplicativo Audi e-Tron aparecia que a foi iniciada?

E funciona com outros carros que não são BYD?

de acordo com funcionários do Hotel, esse carregador bastava espetar. Eu testei com App tb, ele iniciava, ficava azul por uns 5, 10 segundos, parecia que ia carregar, e desarmava.