Então, não fiquei muito tempo lá não. Todas as informações foram dadas por funcionários. Em Barra Mansa, tinha um ponto de carregamento da Volvo, sendo 2 de 30KW e dois de 7KW. Os de 30 só iniciava pelo app, ja os outros era só espetar. Confesso que desconheço se redes AC não precisa de Login.
Após 80% de carga o carregamento de 60 KWh cai para quanto?
Deve ser por causa dessa redução que o ABRP calcula mais paradas para reduzir o tempo total de viagem.
E com 85% que cai para 25kwh
Depende do modelo, como o gs e o plus tem capacidade de baterias diferentes, a velocidade de carregamento é diferente. No plus em um carregador de 30kw/h, se não estou enganado, ele mantem a velocidade até uns 99%
Leo,
Não é preciso não. Fiz a instalação para o meu pai de um wallbox desse triangular de 7KW em rede monofásica com cabeamento de 10mm e está funcionando bem com taxa de 4.8 a 5.6KW.
Boa tarde pessoal .
Uma dúvida. Instalei meu Wall-Box que veio com o Dolphin GS. Aqui temos um padrão trifásico. Porém, a ligação está com 2 fases 110 + 1 Terra.
Consegui o máximo de 6.1 KW/h . ( Nem é ruim… pois deixo carregando a noite )
Tem jeito de aumentar a potência de carregamento ? Ou nesse caso quem define é o Dolphin GS ?
Muito Obrigado
Já está no máximo do wallbox e do GS também!
Pessoal, já aconteceu duas vezes comigo. Conecto o carregador DC de 150kw da Shell e o meu Dolphin GS aceita 100kw no primeiro minuto. Será que
pode dar problema essa carga tão alta? Será que é uma possível falha na bateria? Depois de um minuto ele estabiliza em 65KW por um bom período, e vai caindo como esperado.
Durante a negociação de potência é mais provável que o carro exiba um valor incorreto do que receba um valor tão alto.
O normal é começar baixo e ir subindo, mas um erro de estimativa pode fazer parecer que rolou esse pico mesmo.
Esses erros de estimativas são bem comuns durante o início da carga, quando carro é carregador estão negociando a carga. No wallbox mesmo, sempre mostra -1kwh logo ao conectar, mas depois ajusta.
Curioso, pois eu pensei que quando dizia 7 KW/h de potência a perda seria menor.
À propósito. Usei o meu carregador portátil da Taysla , só pra testar.
Tomada 220 , 20A . Só que a capacidade dele é de 16A . Parece que ele adivinhou a capacidade da tomada sozinho, pq eu não precisei mexer nele. E a carga foi de 3.7 KW/h .
Pra um carregador portátil para quebrar galho, achei que ta de bom tamanho.
Usar algo a mais , podia dar problema de fritar cabo em qq lugar por ai , caso eu precisasse.
No caso o carregador wallbox de 7kw é monofásico, usa fase+neutro+terra. O limite como já colocaram aqui, é do retificador do Dolphin que é de 6.1kw. Os wallbox trifásicos podem entregar até 22kw, mas o carro tem que aceitar, no caso do conector tipo 2, ele tem dois pinos a mais ativados (as duas outras fases). No caso dos carregadores rápidos, o inversor está no carregador e daí consegue muito mais corrente, por isso o que esquenta neste caso, são só as baterias. Quando é o carregamento AC, esquenta as baterias e o motor/inversor/retificador, chegando a perto dos 60 graus… ( eu acompanhei pelo obd2).
Só um detalhe. 7kw também pode ser bifásico, fase+fase+terra. Vai depender da tensão da região, aqui no interior de SP, por exemplo, a fase é de 127v, já no litoral de SP (norte pelo menos), a fase é de 240v.
Exato @dawtaylor . Na minha casa é Fase 127 + Fase 127 + Terra.
A dúvida seria , uma vez que o que limita é o retificador do Dolphin GS a 6.1 KW/h , se eu colocasse outro carro nesse mesmo WallBox 32A, tipo um Volvo , ou BMW , ele iria carregar a quanto ? Um colega acima disse que a limitação seria tanto do carro como do WallBox.
Obrigado
O limite teórico de 2F 127v a 32a seria algo em torno de 8kw/h. Não conheço nenhum wallbox bifásico ou monofásico que entregue acima de 7kw/h.
Assumindo que tensão de correntes disponíveis na sua instalação estejam “no máximo” a limitação seria primeiro do wallbox e depois do carro.
Exemplos:
- em um wallbox de 22kwh o Dolphin GS carregaria no máximo a 6.1kwh, limite do carro.
- em um wallbox de 22kwh o EX30 carregaria no máximo a 11kwh, limite do carro.
- em um wallbox de 11kwh o Megane Etech carregaria no máximo a 11kwh, limite do wallbox.
Além dessas diferenças, é preciso levar em conta a eficiência do inversor do carro. Se o inversor tiver 90% de eficiência, um wallbox entregando 7kwh chegaria no carro 6.3kwh.
Não sei se respondi a sua pergunta, espero que sim.
Com exceção do Dolphin Plus que suporta 11kW (trifásico) e do novo Tan que suporta 22kW (trifásico), todos os outros são limitados a 6.6kW por conta do OBC monofásico.
Lembrando que se você for em uma estação de 11kW trifásica com um Dolphin GS por exemplo, você não vai conseguir os ~6kW, mas na verdade cerca de ~3kW por usar apenas uma fase com amperagem mais baixa, isso não acontece nas de 22kW justamente pela amperagem mais alta de cada fase.
A conta pra saber o limite é simples.
Tensão x corrente = pontencia “teorica maxima”
Ex: 220volts em uma tomada de 32 amperes é 220x32= 7040 watts ou 7,04Kw. Como existem perdas por aquecimento, vibração, barulho e conversão de energia AC para CC, raramente vemos um carro carregar acima dos 6,5Kw.
Por isso que uma rede 110v monofasica consegue no maximo chegar a 3,5Kw, já que tem metade da tensão.
E nos casos de rede bifasica, depende do carregador também aceitar as 2 fases.
Para chegar em 11 ou até 22Kw de potencia, aí somente com rede trifasica e carregador que aceite essa potencia. Mas aí batemos no limite do carro. No caso do GS o inversor aceita no maximo esses 6,6Kw e no Plus, o limite são 11Kw.
A diferença é a perda do inversor do carro… o wallbox consome 7kw da rede. Porem apos a conversão no inversor do carro, a potencia que efetivamente chega pra bateria é por volta de 5.9-6.3kw(dependendo da queda de tensão da rede).
Obrigado pessoal ! Ótimas explicações ! Aliás , eu só fui conseguir entender melhor isso depois que tinha o carro. Na minha casa , eu conseguiria instalar 3 fases de 127 + Terra. Porém , o custo de cabo ia subir muito, sendo que o retorno poderia ser muito baixo. Pq o Wall Box ia limitar e nem sei se esse Wallbox do Dolphin suporta trifásico + terra.
Mas essas explicações foram ótimas, pois para um novo Wallbox , em um novo carro, em uma outra casa , poderia dimensionar 3 Fases de 127 + terra se o Wallbox suportar. Para conseguir carregar em 11 kw/h . Não para o Dolphin GS , mas para um outro carro.
( Pq já coloquei na cabeça que o próximo vai ser um carro 100% elétrico para ser meu 2o carro , mas tem que ter mais autonomia. )
Aqui em MG é quase tudo 127v . Mas pra quem mora em cidades onde a rede padrão é 220 , chega 220 em cada fase ? Ai , em teoria o Wallbox no bifásico seria 440 ? Desculpem a ignorância.
O dolphin plus não suporta 3 fases de 127V(trifasico 220V).
Nessa configuração ele carrega a 7kw, pois ignora uma fase de 127V e utiliza apenas 2 fases de 127V(bifasico 220V)
Pra carregar a 11kw, precisa ser 3 fases de 220V(trifasico 380V)