Pressão dos pneus

@Emerson_esa o meu Dolphin Plus não tem essa tela e estou com o alerta de pressão dos pneus, mesmo a pressão estando ok.

Acredito que a pressão recomendada seja 36 psi. Todos os pneus estão com valores menores que o recomendado.

1 curtida

@Helio o alerta normalmente trabalha com a queda da pressão e não com o valor absoluto. A pressão dos pneus do meu carro variam de 31 a 34 psi conforme a temperatura. Desde que estou com ele, a pressão oscila não passando de 34psi (36 o pneu fica muito duro).

Pelo que eu li, o manual é explícito em informar que o sistema de monitoramento pode identificar a pressão baixa em si e não a queda de pressão. Por curiosidade: onde você obteve a informação de que o sistema trabalha com a queda de pressão e não com o valor da pressão absoluta?

A verificação pela queda de pressão se dá com sistemas que medem a velocidade angular das rodas em relação a um parâmetro pré-setado (pneus calibrados); quando um pneu fura, seu diâmetro diminui e sua velocidade angular tem que aumentar para manter a mesma velocidade linear dos outros pneus. é um sistema todo à base de SW, não precisa de sensor além do sensor de giro da roda, que já está lá fazendo outras coisas para outros sistemas, basta isso e o sw para detectar o aumento da velocidade angular e ligar o alarme.

Já os sistemas de sensor local utilizam a pressão absoluta do pneu. Eles usam um sensor de pressão com comunicação sem fio que pode dar trabalho para trocar ou acessar. E acho que tem bateria e um dia acaba.

O problema é saber com certeza qual o modelo atualizado. Li num manual do Dolphin da Austrália que seria o por sensor também, inclusive por isso recomendavam a troca de pneu na CSS (já postei aqui inclusive).

Mas seria bom ouvir de alguém que sabe Com Certeza se é sensor de pressão mesmo…

1 curtida

Não sei dizer no GS… mas no Plus acho que ele faz a leitura da pressão também, ja verifiquei a pressão quando cheguei em casa com os pneus quentes, e no outro dia de manhã com os pneus frios a pressão era outra, então a medição que ele fez não foi por velocidade angular, pois o carro não se movimentou de uma medição para outra. Ah não ser que ele faça algum calculo usando um termômetro também

Se eu não me engano, no Dolphin Plus é o segundo caso, com o medidor e transmissor instalado no bico por dentro da roda, mas no Dolphin GS é o primeiro tipo, sem hardware dedicado, inclusive não mostra o valor de pressão dos pneus no painel.

Vou tentar achar novamente onde li isso…

Confesso humildemente que nem sabia que dá para ler a pressão dos pneus no Plus, nunca vi, então neste caso é sensor mesmo, qual o caminho no multimedia?

Eu aperto essa tecla, e giro o botão de volume no volante uma vez(no sentido de aumentar o volume).

1 curtida

:open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth: :open_mouth:

O site abaixo mostra os sensores de pressão/temp. ligados às válvulas de ar. Ele inclusive mostra varias razões para o aparecimento do sinal do nada, como reportado em outros tópicos. Ele fala que se a cada12C a pressão aumenta 1 psi, mas do que passei a acompanhar no meu, a 20C eu tinha 34-35psi nos pneus, e quando a temperatura foi para 25C, todos passaram a 36psi. Percebi tb que a temperatura do pneu pouco descolou da temperatura ambiente, mesmo com o carro andando bastante, vamos ver como se comportam num dia muito quente. E ainda segundo o site, se o pneu chegar a 85C por 3 minutos vai acionar um alarme.

Tem tb um video mostrando como resetar o TPMS, mas é um indiano num multimedia diferente do nosso…

Tirei a dúvida do meu GS hoje. Furou o pneu traseiro esquerdo e o painel indicou a falha neste pneu. A roda tem uma válvula comum, então o Dolphin identificou o pneu murcho via software, provavelmente através do ABS que mede a velocidade angular e permite ao software calcular variações no diâmetro da roda como já explicado pelo @Truc_dp.

2 curtidas

Aproveitando… meu Plus saiu da concessionária com 41 de PSI nos pneus :flushed: só vi depois que acelerei e achei que estava dirigindo um balão :flushed::joy:

Vou passar no posto e mudar pra 36 PSI que vi que é o que está na carroceria do carro.

É normal essa variação de pressão/temperatura dos pneus?

Sei que ela existe, minha duvida é mais relacionada aos valores específicos, levei em um lugar para calibrar os pneus com nitrogênio pois sei que o nitrogênio tem menos variação de volume com a temperatura o que reduziria a oscilação de pressão dos pneus conforme a temperatura. Mas nunca tinha usado nitrogênio antes e to com uma pulga atras da orelha, achando que podem ter colocado ar normal kkkkk

Alguem que tem o Plus e ta calibrado com ar normal,
e puder contribuir com a oscilação da pressão/temperatura com os pneus frios e quentes, pra fazermos um comparativo, acho que seria uma informação interessante pra comunidade.


1 curtida

Respondo com minha experiência. Falei mais acima que calibrei com os pneus em casa à noite, frios, a 36C e tive resultados bem diferentes, adianto que acho que vc calibrou com eles bem muito quentes, pois se vc calibra com eles nas CNTP, deve esperar 36 psi na faixa de 20 a 25C. No meu caso, deu, a grosso modo, 35psi a 20C, 36psi a 25C, 37psi a 30C, 38psi a 35C, 39psi a 40-42C, que aliás foi maior temperatura que observei, fiquei impressionado com seus 49C. Mas segundo o site que mencionei mais acima, o alarme de temperatura só tocará se seu pneu chegara 85C (ver abaixo).

Não tenho experiência com nitrogênio, não sei se sua curva segue a do nitrogênio ou do ar, mas acho que seus pneus estão subcalibrados, se o manual manda colocar 36 psi com pneus frios (CNTP), vc espera que a 25C tenham por volta de 36psi.

OPERATIONAL PARAMETERS OF THE BYD DOLPHIN EV TPMS (COM SENSOR)

  • Whenever a tyre on the BYD Dolphin EV falls below 200 kPa or 29 Psi (which is 80% of the standard 250 kPa/36 Psi), the tyre pressure fault warning activates, turning the tyre pressure value on the display screen yellow.
  • The tyre pressure warning for the BYD Dolphin EV will turn off once the tyre pressure rises above 95% of the normal level.
  • If the BYD Dolphin EV is in motion and a tyre loses air faster than the acceptable rate defined by BYD, the TPMS will emit a “rapid air loss alarm” within 15 seconds, pinpointing the deflating tyre on the display screen.
  • The TPMS in the BYD Dolphin EV operates effectively when the vehicle is moving at speeds over 30 kph.
  • If the temperature of any tyre in the BYD Dolphin EV exceeds 85 degrees Celsius (185 degrees Fahrenheit) for more than 3 minutes, a High Temperature warning is issued. This warning also changes the tyre pressure value on the display to yellow. In such cases, it is recommended to stop the vehicle and let the tyre cool down before resuming driving.
2 curtidas

Também tenho o mesmo problema .

Com o meu aconteceu exatamente isto!!! A temperatura externa estava em 41ºC e a do pneu foi a 52ºC!!! pressão foi a 41psi. Infelizmente não registrei através de fotos. É impressionante a alteração da pressão com a temperatura! Por isto sempre calibrar em horários mais frios (ou menos quentes) do dia.

1 curtida

Galera, acho que o monitoramento de pressão dos pneus esteja marcando errado… voltei os pneus pra 36psi no calibrador, no carro ele fica em 32psi…

Achei que era porque os pneus poderiam estar quentes, então fui em um dia a noite onde choveu o dia inteiro, a temperatura dos pneus estavam oscilando entre 20° e 21°, recalibrei pra 36psi no calibrador, então o carro aumentou pra 34psi, com isso subi pra 38psi e agora ele mostra a pressão de 36psi no carro… alguém já percebeu isso? :flushed:

Na verdade é mais fácil. calibrador do posto estar errado.

2 curtidas

Será? É o primeiro carro que tenho com sensor de pressão nos pneus.