Pressão dos pneus

O meu é bem preciso, eu sempre calibro em postos de gasolina e a msm pressão que o compressor mostra dá no painel. Sobre a questão da temperatura de rolagem, eu propositalmente calibro com pneu em temperatura mediana justamente por causa da variação de temperatura que é acentuada aqui, Hoje por exemplo amanheceu com 18ºC e a previsão é fazer 30ºC no final da tarde.

Pode ser que seja por conta da taxa de atualização… eu não descobri qual é… mas demora um pouco pra atualizar… por exemplo, quando ligo o carro de manhã, é comum ele ainda mostrar a pressão/temperatura de quando parei o carro no dia anterior por um tempo… o que faz bastante sentido do ponto de vista de poupar bateria do sensor que fica na roda, se atualizasse direto, ia acabar bem rápido.

1 curtida

Não sei se é esse o caso, mas tem muitos sensores de TPMS que usam um sistema que carrega com vibração, parecido com aqueles relógios de pulso que dão corda conforme o braço balança (sem maldade aqui). Fora isso, existem protocolos de comunicação que consomem bem pouca bateria, vide zigbee por exemplo.

Mas concordo que possa estar relacionado a taxa de atualização. A depender do caso, ele pode reportar/sincronizar somente em movimento, aproveitando energia como mencionei acima.

Vou dar um confere quando for sair com o carro. Pena que não tem meio de deixar o TPMS sempre no painel, o carrinho do ADAS aparece mesmo com o sistema desativado.

Comprei um daqueles portáteis da Baseus e testei hoje. Aqui atualizou na mesma hora. Estava sozinho então não acompanhei realtime dentro do carro, mas fui calibrando os pneus com a bomba e vendo no painel a pressão entre cada um deles. Foi sendo atualizado sem precisar andar com o carro nem nada. Teve só um pouco de diferença, coisa de 0,5 psi em um pneu que eu percebi, fora isso, aqui a bomba e o sensor pareciam concordar na medição.

Verifiquei a pressão dos pneus pelo TPMS agora pela manhã, estava mostrando 39psi, andei um pouco com o carro (saí da garagem do condomínio) e atualizou pra 37psi, bem mais próximo do medidor meu e do borracheiro.

Talvez tenha relação com o carregamento por vibração. Quando eu testei o carro tinha ficado bastante tempo parado, quase 24h, geralmente fica mesmo. Vou testar novamente algumas horas depois de parar o carro, talvez guarde carga suficiente por um período mais curto.

Só teorizando mesmo. Eu tive um TPMS desses que se carregavam por vibração, era aftermarket, mas não lembro por quanto tempo ele guardava carga.