Processo contra a BYD

Porcentagem de bateria não é medição, é estimativa. Dessa forma, a porcentagem e o odômetro, sozinhos, não são uma prova. Meu Dolphin Plus, por exemplo, geralmente, faz 105km de 100-75%, mas sem calibração já chegou a fazer 90km, com a mesma média de consumo, depois de calibrar voltou para os 105km.

O consumo médio exibido no painel é relativo aos últimos 50km. Note que varia de 10-14kw/100km.

Seu carro já tem uma quilometragem boa. Talvez já tenha alguma degradação considerável da bateria.

A leitura dos dados do BMS via scanner OBD seria o caminho mais indicado pra tentar diagnosticar de fato o problema. Sem isso ficaríamos somente no achismo.

texto em negrito

O que de fato vc tem é um problema de consumo.
É nítido que o consumidor do seu carro é acima do normal pra o costumeiro, pro ser que vc não tenha nem problema na bateria e seja outro componente.
Vou cita um amigo aki do Ceará ele com um mini autonomia começou a baixa e o ar a não gelar. O gás do ar-condicionado estava baixo.
Se um rolamento tive ruim pode afeta o consumo então eu primeiros verificaria alguns itens:

Pediria a css verificar a carga de gás do ar-condicionado.

Verificaria alinhamento balanceamento e pediria para verificar se alguma roda está pesada.

Instalaria o app Electro que mostra uma série de informações como saúde da bateria.

2 curtidas

@GabrielaVix como estão os pneus? No meu carro uma coisas que fez muita diferença foi pneu no fim de vida na dianteira. Os link long originais quando chegaram do meio pro final causavam um consumo de até 30% a mais do que com eles novos. Faço sempre o mesmo percurso diário de 50Km até a empresa e com os pneus novos, gastava de 8 a 10%. Com eles perto do final gastava de 12 a 15%.

1 curtida

@Driver ja troquei de pneu 4 vezes…media de 20k rodados. Pq faço isso? Minha atividade diária é levar adolescentes e adultos, para escolas, faculdades, clinicas e etc, esse publico que atendo de forma particular, todos, tem uma situação econômica privilegiada, entao, tenho que andar com o carro em ordem, sempre limpo, arrumado e cheiroso. Faço questao de prestar este atendimento, sou paga e muito bem paga pra isso, entao no minimo o carro tem que estar 100%, e isso nao acorre por exemplo quando o ar para do nada, ficando apenas a ventoinha…o meninos ja perguntam: Gabi, o ar quebrou de novo? Eu respondo, infelizmente nao posso fazer nada, afinal, depois de 3 idas a concessionaria, e na ultima ida a concessionaria ficou 3 semanas com o carro, eles entregaram o carro com a mesma frase de sempre: o problema foi sanado…outro dia fui la com o ar em pane, fiz o mecanino e uma gerente de pos venda entrar e torrar comigo, ele futuca no painel, nos botoes e nada…torrou comigo. Resumo dessa ida? A gente vai ver como proceder e entraremos em contato, O Gato ligou? Nem eles!! O que venho observando é que depois de carregado, como sempre fiz, agora a autonomia continua lentamente diminuindo. Eu sei que saio de casa com 100% de carga, e volto com 15% e 204km rodados (isso foi ontem). Lembrando que o problema começou a se manifestar com 3 meses de uso, gradativamente, e em janeiro comecei a visitar a concessionaria. Nas tres vezes que la deixei, falaram, agora o carro ta tinindo e o problema foi sanado. Ou eles sabem que esse carro tem algo muito errado e estao insultando a minha paciencia, ou eles cag**** para o cliente e fingem demencia, ou no pior dos casos, nao tem ideia do que acontece com ele. Lembrando que ate os 90% ele se comporta dentro do esperado, faz 35km com esses 10%, dai pra frente, é so tristeza. Meu direito de consumidora diz que depois de 30 dias sem sanar o problema, eu tenho o “direito” da troca do bem, ou devoluçao do dinheiro. Eu tive paciencia de Jo e esperei 90 dias pra solucionarem o problema. Nunca houve por parte deles transparencia, ninguem me mostrou um relatorio, nao sei da saude da bateria, nunca me foi apresentado nenhum documento que prove que o carro nada tem. Apenas responderam ao Procon, que o carro tem que rodar “ate” 280km, pqp, entao se fizer 10km ta dentro do que estah escrito no manual? Sendo que qdo vc vai la, pergunta e faz todos os questionamentos possiveis, sao so maravilhas? Nao vicia a bateria, tem garantia de 8 anos na bateria, 6 no carro e por ai vai, mas na hora de resolver, nada acontece? Foram 5 meses ate eu entrar na justiça, minha conta de luz que vinha 550/650, passou a ser 1000 reais, perdendo trabalhos pq o carro nao iria aguentar fazer a kilometragem da viagem…pelo amor de Deus, paciencia tem limite. Eu sei que o intuito da galera aqui é ajudar e passar dicas, porem, nao entendo, nao tenho tempo pra ficar fazendo procedimentos que teriam que ser feitos por profissionais da empresa. O investimento foi alto e to passando so perrengue. Se for o caso, coloco um mecanico o dia inteiro no banco do carona pra ele ver minha forma de dirigir, os trajetos que faço e etc. Nao vai mudar o fato desse carro nao fazer mais do que 220km com uma carga.

1 curtida

Gabriela, já levou em outra concessionária? Ou até nessas empresas que arrumam ar condicionado, para um diagnóstico?

Me parece que seu ar está com defeito, e isso explicaria o alto consumo, pois o BMS usaria o ar no máximo para resfriar a bateria.

2 curtidas

Na segunda ida a concessionaria, eles falaram que tinham feito a recarga do gas, que estava um pouquinho abaixo do normal, alem disso trocaram a bateria 12v. Faço as revisoes la mesmo a cada 20k e alinhamento e balanceamento a cada 10k. Peças danificadas tem que ser observadas nas revisoes, afinal é pra isso que a gente deixa o carro la. As manutenções estao em dia.

Aqui no forum a gente conhece apenas os macetes e dicas de uso, mas vc @GabrielaVix parece saber bem sobre o carro e as peculiaridades dos elétricos. Todas as possibilidades que a galera aqui conhece vc já fez a devida tratativa. Tirando a possibilidade de levar em outra CCS o jeito é meter processo mesmo.
A garantia em face ao possível desgaste prematuro da bateria é um ponto complicado. Se não me falha a memória, a BYD fala que a garantia é se a saúde da bateria cair abaixo de 60%. Mas se o problema for o sistema de ar condicionado, muito provavelmente a bateria deve estar com a saúde ok.
Uma ultima duvida que queria tirar com você sobre o problema é se essa queda de autonomia foi gradual ou súbita. Se foi súbita, a chance de ser um defeito no ar do carro fica mais evidente. Agora se foi gradual, pode ser problema de bateria mesmo.
Uma forma de testar é tentar fazer um dia de uso sem ligar o ar e ver como fica a autonomia. Eu sei que com clientes não tem como fazer esse teste, mas de repente pegar um final de semana para rodar e testar.

1 curtida

Ja argumentei isso, a resposta é sempre a mesma, depois que eles manda o tal do relatorio pra BYD, a resposta é: o carro ta funcionando normalmente.

Processo é demorado e dificilmente vai ganhar com um problema inespecífico como esse. Nem sequer sabemos se a bateria está boa o não.

Sou prático. Concessionária é como médico, se não deu certo, procuro outro. Tem muita concessionária ruim e muita concessionária boa.

Minha primeira opção seria levar em outra, e pedir para revisar o ar condicionado e todo o carro. Ainda mais que o ar já foi mexido.

2 curtidas

Não funciona, pois o sistema do ar é usado para resfriar a bateria, não temos controle sobre isso.

1 curtida

@Driver eu comecei a notar alguma alteraçao no final de outubro de ano passado (comprei em 25 de junho de 2024), notei que em alguns dias a autonomia que era muito boa, de 360/380km por carga, caia para 320/330km, nao dei muito bola pq podia ser mais tempo de ar ligado e etc.
Em novembro os dias ficaram mais sucessivos, em dezembro ferrou tudo. Janeiro levei o carro a primeira vez e fui orientada a deixar ate 5% e fazer uma carga lenta (pensei: mas so faço carga lenta, mas blz, fiz a parada), continuou a mesma coisa. Entao como tenho o carregador portatil, que é uma carga pra la de lenta, fiz o mesmo procedimento, chegou a 5% e carreguei com o portatil, mudou alguma coisa? Nadinha ne gente. Ai agendei pra fevereiro a primeira ida a concessionaria, ficaram dois dias com o carro (tive um gasto de 430 de aluguel e mais 250 de gasolina, pq nao posso me dar o luxo de parar, pq sao clientes fixos), mas paguei, valeria a pena se o carro ficasse 100%. Passaram o tal do scanner e fizeram atualizaçao de sistema, o ar ate votou a gelar direitinho, massssssssssssss uma semana depois e bicho voltou a colapsar e parou de novo. Voltei novamente e fiaram com o carro mais dois dias, disseram que colocaram mais gas pq tava com um dedinho a menos, trocaram a bateria 12v e sai de la achando que o carro voltaria a fazer pelo menos uns 350km, fez? Claro que nao…
Voltei toda uma dama, pq sou uma lady mesmo e falei: o carro ta a mesma coisa, ou vcs arrumam ou vou começar a fazer minhas pesquisas…eles falaram, entao, pra gente mexer direitinho no teu carro ele precisa ficar pelo menos duas semanas aqui. Falei, vcs podem ficar ate o ano inteiro com ele, desde que me arrumem um pra trabalhar pq o luxo de parar nao me pertence. Continuei no salto e arrumaram o D1 pra eu trampar, carrao, pra atender o publico foi uma lindeza, fazia nao mais do que 240km por carga mas era metido a besta e achei lindo. Qdo me entregaram o carro, falaram: Todos os problemas foram resolvidos vc nao vai voltar mais aqui. E mais uma vez eu cai no conto do vigario e o carro saiu a mesma porcaria. Parei uns 100 motoristas de app pra perguntar sobre autonomia deles, teve um que falou que rodava 320km com o ar pocando e no modo sport (nem perguntei o porque do modo sport) mas o meu nao passava de 220/240km, que agora, começo a notar que ta caindo gradativamente. Entao..foi gradativo do final de outubro ate final de dezembro…dai pra ca…continuo na saga e contando. Haja paciencia.

1 curtida

Meninos, eu ja fiz isso tb…nao mudou PN…rsrsrsr

e se as concessionarias forem dos mesmos donos, adiantaria?

Gabriela, compra no Mercado Livre um Scanner OBD2,

Custa 28 reais, te explicamos como usar. Com ele dá pra saber se sua bateria está boa ou não e dá para ver se o ar está funcionando (para esfriar a bateria).

E dá para ajudar com informações para seu processo, caso vc queira continuar com ele.

2 curtidas

Pior que sim, aqui tem duas Dahruj, uma ruim em Campinas e uma boa em Jundiaí.

1 curtida

@julio o carro nao cumpre oq promete, com 3 meses de uso ele começa a dar problema, levei la 3 vezes e o problema de autonomia persiste. E a tal da garantia que eles tanto anunciam, coloco no bolso e vou curtir sauna dentro do carro no verao? Nao é um liquidificador que uso pra fazer suco, é um bem que uso pra ganhar o sustento, sou chefe de familia, tenho uma irma de 77 anos e uma sobrinha de 60 que dependem de mim pra muitas coisas, compromisso que tenho que honrar em pagar os R$ 2.652,00 de mensalidade todo mes…poxa, o carro foi comprado 0km (meu primeiro carro zero) e da problema com 3 meses? E ate agora venho passando perrengue, frustraçao e nervoso cada vez que o ar desliga, cada vez que tenho que voltar pra casa pq a bateria ta quase acabando…é uma puta sacanagem o descaso com a minha pessoa.

Pior que sim. Comprei meu carro na Dahruj Campinas e o atendimento deles é horrível. Por indicação do @julio, sob forte desconfiança, levei meu carro na Dahruj Jundiaí, o atendimento é muito melhor que o de Campinas, mesmo sendo do mesmo grupo.

2 curtidas

Sinto o post mais como um desabafo do que pedido de ajuda.

Se está confiante que não tem o que ser feito… segue com o processo mesmo…

3 curtidas

Gabriela, não briga comigo não :slight_smile:

Sei que está com problema, a questão é que difícilmente vai dar resultado processar uma montadora por autonomia baixa, só isso. Estamos tentando ajudar, demos várias sugestões, mas faça o que achar melhor.

Esse ECO nao acredito que seja para o AC. O mini tem ECO, NORMAL E SPORT e nao deve ser pra AC e sim modo de dirigir.
Nao futuco nada alem de Spotify, assim eles nao podem argumentar que eu mexi nas configuraçoes.