Boa noite.
Minha peleja com o problema de autonomia da bateria começou em janeiro deste ano. No final de outubro comecei a notar que em alguns dias a autonomia caia bastante, problema que so foi aumentando e em janeiro comecei a visitar a concessionaria. Deixei o carro la 3 vezes e em cada vez que era entregue, o problema “estava resolvido”, sendo que na ultima, ficaram 3 semanas com o carro. Eu como trabalho por App, preciso e muito da viatura.
Comecei no Reclame aqui, passei pelo Procon e nao havendo soluçao, tive que partir pra Justiça. Meu carro no começo fazia facil os 380km, cheguei a fazer 400km poucas vezes, mas a media era 370km. Meu dia sempre gira em torno de 220/230km pra realizar minhas demandas, e eu voltava em media com 45% da bateria…hj em dia, chego entre 20% a 10% com o mesmo trajeto diario. Vou tentar anexar fotos. Tudo isso foi relatado à concessionaria e posteriormente enviado a BYD em algum lugar do mundo, mas sempre a mesma ladainha: o carro tem funcionamento normal. A foto de maior % era quando eu era feliz, as outras da minha sina diaria. Levando em consideraçao que comprei o carro 0km em Junho de 2024.
Alguem tem conhecimento de processo contra a BYD que levou a troca do carro? To cansada de passar perrengue.
Não tenho conhecimento. Mas acredito que se o carro faz média igual ou superior a do Inmetro, vão se apoiar nisso pra se defender.
A título de curiosidade. Tu realmente chegou a fazer 400km no Dolphin Mini? Teu carro é mesmo um Mini, certo? Minha melhor autonomia no Plus, que tem 60kwh de bateria contra 38kwh do Mini, foi na casa dos 400km.
Como tu aderiu esses 400km? Pela porcentagem? Como coletou dados para provas em processo?
Pergunto isso porque a foto da tela pode ser facilmente questionada. Podem alegar que não dá pra provar que foi zerado o trip com 100% nessa foto que mostra 197km.
Mas a media do Inmetro é 280km e não chega perto disso. Sim, é um mini, esses 400 foram duas ou três vezes que consegui, comprei no inverno, não usei o ar, meu pé é leve e não subo morro. vou te enviar outras fotos pra vc fazer uma ligeira comparação…outra coisa, as fotos tem data, local e hora no Exif. pode reparar que o gasto Kw/h era baixo o numero…nas fotos que mostram a autonomia menor esse numero é mais alto, que ja chegou a 18Kw/h rodando no plano. Outra detalhe, meu ar, ele desliga o frio, fica so a ventoinha girando, mas ar gelado para e eu, ou fico torrando ou desligo o ar e abro janela, mas…meu clientes em 80% sao particulares e de classe elevada, a gurizada que levo pra escola, reclama quando o ar para. As provas sao videos, relatos de passageiros e fotos.
Envio fotos de quando eu era feliz e nao sabia kkkkkk
21/07 11.35h 3884 km 100%
21/07 21.19h 3999km 69% (rodados 115km - Gasto 31% da bateria)
22/07 5:47h 3999km 69%
22/07 20:20h 4131km 33% (rodados 132km - Gasto 36% da bateria)
No dia que achei que o carro ia explodir…tdo bem, era 13h e pouco, mas na boa, nunca tinha visto esse marcador de 18kw/h, nem na estrada, ate porque, eu nao passo de 100km/h, sou cagona e admito isso rsrsrs
Desculpe, mas por autonomia você não vai conseguir nada… A BYD pode alegar que você está gastando/consumindo muito e fica tudo no achômetro.
Se quiser ter argumentos para um eventual processo, ou até confirmar mesmo se a bateria está com defeito, deve medir quantos kWh a bateria do seu carro está armazenando.
Temos tópicos aqui sobre como medir isso.
Agora, se vc acha que o problema é consumo alto, aí fica mais complicado identificar o problema ou até o processo.
Dias muito quentes pode subir bastante, o carro usa muita energia para esfriar a bateria, e o Mini não tem um sistema muito eficiente de refrigeração.
Qual região vc mora?
Tem um vídeo no YouTube de um cara (no Rio) que faz mais de 500km com uma carga andando pela cidade. Tem um tempo que vi, não recordo o nome dele. Era um trajeto bem lento que ele repetiu várias vezes, não muito prático.
São vários “ses”, mas se andar só na cidade, com ar desligado, devagar e com temperatura externa que não precise resfriar a bateria, é possível chegar aos 400km. A autonomia otimista da BYD é 380 km marcados no painel com 100% de bateria.
Acho que tem informação misturada aí. Se o marcador mostra 18kw/100km, é esperado que rode uns 200km com uma carga de 38kw mesmo…
O que precisa observar aí é o que está levando a esse consumo alto. Andar mais com o carro cheio, por exemplo, faria o consumo subir mesmo mantendo o mesmo padrão de uso (velocidade e afins).
Eu concordo com o @julio, brigar por autonomia vai ser bastante improdutivo. A garantia não cobre isso, mas cobre a degradação da bateria.
Parece ser um problema frequente a bateria de 12v dos Mini não segurar bem a carga. Algumas chegando até a vazar. Talvez seu problema seja nessa bateria roubando carga.
Chegou a levar em outra concessionária?
Lembro de ter visto esse vídeo. O cara fez uma live de sei lá quantas horas disso né? Mas se bem me lembro o cara fez tudo pra manter o consumo baixo, usando o carro de uma maneira que ninguém usaria normalmente.
Julio, ate no inverno chega as vezes a 14/15kw/h. Moro em Vitoria/ES, mas o carro no começo fazia facil os 370km, agora nao faz mais do que 220km chegando em media com 15% de bateria, a autonomia que indica que faz 46km com 12% da bateria como na foto mais acima, nao é verdadeira. Se no manual, indica que a autonomia seria pelo menos 280km (e claro, eles chutaram baixo, pq todos sabem que faz muito mais que isso) nao tem como o carro cair de 370km pra 220km em menos de 6 meses. Ja parei mais de 50 motoristas pra perguntar sobre a autonomia do carro deles, a resposta sempre é a mesma, 320/340km com a carga cheia. O ar parar do nada é um indicativo que o carro nao ta legal, mas para a BYD o carro ta funcionando normal, claro, a fabrica vai quere trocar um bem de 115mil? Pode me explicar sobre "medir qtos KWh a bateria esta armazenando? Ahhhh, a bateria normal, foi trocada pela concessionaria, que mesmo que eu va em outra aqui na cidade, todas pertercem ao mesmo Grupo (Aguia Branca). Quando saio de casa as 6h da manha, o painel marca 100% e autonomia de 380km. Ate os 90% ele anda 35km, dai pra frente o consumo vai em media 2.1km a cada 1%. Mesmo no inverno aqui no ES, que esteve bem agradavel, o carro se corportou da mesma forma. @dawtaylor o carro nao anda cheio, nao sobe morro e a bateria 12v foi trocada pela concessionaria, achando que podia ser isso, mas apos a troca, nada mudou…podem reparar nas fotos onde andava bem, o Kw/h era bem baixo…ate o terceiro mes o carro rodou maravilhosamente bem…oq explicaria essa perda tao grande na autonomia, se a rotina segue a mesma?
Gabriela, as sugestões foram pra você melhorar seu argumento tanto pra sua análise (de aonde pode ser o problema) como potencialmente pra um processo.
-
verificar se a bateria de 12v está consumindo da bateria de tração: a princípio já fez uma troca, parece que não
-
checar a quantidade em kWh (e não em kms) que a bateria está carregando e consumindo (buscar os tópicos que já falam sobre isso pra lhe ajudar)
Dessa maneira terás argumentos mais objetivos e claros para seus argumentos contra a BYD.
De fato. E pode inclusive indicar um problema com o AC, que de repente pode ser a fonte do problema e não um sintoma.
Um ponto importante é que a autonomia é sempre “segundo Inmetro”, então não é a BYD que declara mas sim o Inmetro e ela provavelmente não pode ser responsabilizada por isso.
Já é um problema a menos.
Essa medição pode ser feita usando um scanner OBDII. Existem modelos bluetooth bem acessíveis.
Esse tipo de scanner pode ler os dados da BMS. Com isso você pode ler e anotar algumas informações com a bateria cheia, depois andar até ficar bem baixa e medir novamente, a partir daí você pode calcular o total que a bateria pode acumular.
Como mencionado, tem outros tópicos sobre o assunto, recomendo dar uma lida no conteúdo existente que vai ser bastante util pra você.
Uma dúvida em relação ao ar condicionado, no Mini tbm há a opção de configuração entre ECO e Conforto?
Esse é um bom ponto de partida @GabrielaVix :
Tem muita variável esse tipo de coisa.
Aqui tbm é um Plus, mas vale pra efeito de comparação. O meu vai fazer 2 anos no final deste ano. O meu está com 40k rodados e notei uma queda na autonomia total também. Mas é normal pois a bateria nova tem uma perda inicial. É meio que um assentamento do lítio. Depois dessa primeira baixa, ela estabiliza.
Fora isso, como a eficiência dos elétricos é muito alta, qualquer fator mínimo afeta mais do que um carro a combustão.
Pneu careca destrói a autonomia.
Pneu novo com maior resistência a rolagem tbm vai fazer gastar mais.
Carro desalinhado tbm.
Bateria descalibrada tbm.
O ultimo update da BYD tbm parece que mexeu no limite de KM. Reza a lenda que tiraram alguns KM da autonomia normal para aumentar a “reserva” da bateria em 0%.
+1 voto para o problema da bateria de 12v ou algum outro problema que está roubando a carga da bateria.
Minhas sugestões:
1- Na próxima carga, preste atenção no tempo que o carro leva para carregar e veja se está condizente com a capacidade da bateria. A bateria do Mini é de 38Kwh.
Por exemplo, se você colocar para carregar com 20% de carga, é esperado que a bateria receba 80% de 38kwh de carga (30,4kwh). Em um wallbox de 6kwh, o tempo de carga deve ser ± 5 horas (30,4 / 6).
Se o carro levar o tempo esperado, a bateria de tração provavelmente não tem defeito, pois ela conseguiu armazenar a carga esperada.
2- Verifique se a bateria de tração está descarregando sozinha. Em um dia que seu carro fique parado, tente analisar se o carro perde carga sozinho. O Mini de meu irmão estava perdendo até 3% de carga ao dia estacionado. Ele levou na concessionária, eles disseram que era normal. Ele teve que brigar e trocaram a bateria de 12v. Problema resolvido.
Se esse for o problema, o seu caso seria muito mais grave. Alguma coisa está roubando 20% de sua bateria em um dia.
3- Caso sua bateria não esteja perdendo carga sozinha, minha última suspeita seria seu motor estar com defeito e perdeu eficiência. Esse seria difícil de notar, pois o carro precisaria de 20% a mais de KW para manter a mesma velocidade de antes. O teste que consigo imaginar é emparelhar com outro mini em uma mesma estrada, programar o controle de cruzeiro na mesma velocidade e filmar o painel de ambos os carros no mesmo trajeto na mesma hora e comparar os consumos instantâneos. Exato não será, mas um desvio de 20% seria nitidamente mostrado no teste.
Ninguém que tenha um mini me respondeu, mas vou continuar o raciocínio mesmo assim considerando que tem… Rs
Minha teoria é de que um dos fatores para a redução da autonomia é que estava selecionado o modo ECO do ar condicionado, o que economiza bastante energia e gera os “desligamentos” em certos momentos que estavam causando desconforto aos passageiros. Ao reclamar na concessionária deste ponto, alteraram para modo conforto, que “força” o ar condicionado, ainda mais em uma cidade quente como Vitória. Para mim, só isso, já impactaria uma boa quantidade percentual de energia por dia…
Lendo com mais calma seus relatos, vi que sua bateria de 12v já foi trocada. Outra informação muito relevante que eu tinha perdido é que o ar condicionado para de gelar. Isso é sintoma de bateria superaquecendo. Pelo que sei, o Mini tem apenas um sistema de bomba de calor e válvulas que podem direcionar o refrigerante para a bateria de tração ou para o evaporador da cabine.
O carro prioriza a bateria por segurança, então se a bateria estiver muito quente, a válvula do evaporador da cabine pode fechar e toda a refrigeração será direcionada para a bateria de tração. Se isso acontece com frequência sem grande exigência do motor ou dia extremamente quente, é sintoma de defeito na bateria de tração. A energia então pode estar sendo perdida tanto pelo calor anormal da bateria como na necessidade de girar a bomba de calor no máximo.
Como sugestão adicional, sugiro instalar um leitor OBD2 e monitorar os parâmetros, principalmente a temperatura da bateria, de perto com um app no celular. Há tópicos no fórum sobre isso.
Boa noite @DiegoPereira a bateria de 12v foi o primeiro passo pela concessionaria, foi trocada na segunda ida a concessionaria. Vou ver isso de kWh e nao Kms, nao tenho a minima ideia de como fazer isso. Envio as fotos de hj, que provavelmente ao fazer o upload, vao sair da ordem, mas tem o horario e foram quase tiradas de 10 em 10%. Podem notar que no inicio do dia o odometro marcou 73287 km e finalizou com 73491, que correspondem aos 204km rodados com a carga de 100% a 15%. O que mais preciso provar que este carro roda em media 210/220km com a carga, que saindo da garagem estah 100% e quando fecho meu dia chega com 15%?
Por que nos 3 primeiros meses ele rodava mais de 350km com a mesma carga?
Nao sei se a coisa é mais complicada do que entende o meu simples cerebro feminino, mas o que aconteceu em 6 meses de uso pra uma queda tao drastica na autonomia?
Minha rotina é sempre a mesma, sair as 6h da manha, levar meus clientes pra escola, faculdade, clinica, treino de futebol e fechar meus compromissos por volta das 21h, claro que isso nao significa que fico com o traseiro preso no banco. Venho em casa, tomo meu cafe da manha, descanso, saio, volto pra almoçar, descanso, volto ao trabalho, blablabla…minha rotina diaria é a mesma desde que comprei o carro eletrico, (alias, antes disso era assim, so que com carro a combustao). Minha pergunta é so essa, o que leva um carro comprado zerinho a perder tanta autonomia? Agradeço cada comentario, cada dica e toda ajuda possivel. Foi um investimento de 115mil reais, pra poder atender meus clientes da melhor maneira possivel…o minimo que eu espero é que as promessas feitas na hora da compra, correspondam no dia a dia, pelo menos nos primeiros anos do carro.