Processo contra a BYD

@GabrielaVix, um feedback bastante honesto.

Tu tá numa situação, bastante compreensível, de stress. Passei por isso com meu Nivus justamente por problemas com atendimento de concessionária e dificuldade de diagnóstico.

Isso tende a agravar sua percepção sobre qualquer sugestão ou comentário que fizermos.

Aqui temos pessoas que enfrentaram diversos problemas, e muita gente tem muita experiência com esses problemas. Mas sem olhar de uma maneira mais técnica, fica difícil alguém conseguir te ajudar de fato. Tudo vai ficar no campo da teoria e especulação.

Eu te aconselharia a investir num scanner OBD. Com isso a galera aqui vai conseguir te ajudar a interpretar os dados e entender onde está de fato o problema. O scanner vai, inclusive, permitir monitorar a temperatura da bateria quando o AC parar do nada, ajudando a apontar se o problema é no AC mesmo ou não.

Por último, textão corrido, sem uma quebra de linha ou coisa do tipo, só vai fazer a galera perder informação.

2 curtidas

Meu querido, nao estou brigando com vc e agradeço a cada um de vcs as dicas e ajuda ofertada. A autonomia é uma promessa de venda, assim como a garantia. Coisa que nao estah sendo cumprida pela concessionaria/Fabrica. Eu estou lendo tudo oq posso. Mulher nao entende muito de ODB e essas paradas, mas o dever de me entregar o carro funcionando 100% é da concessionaria, minha profissao é fotografa, entao eu entendo de PS, LR, de fazer tratamento de pele, de emagrecer as meninas e deixar as pessoas mais fofas do que sao, elas querem perfeiçao…eu procuro praticidade pra ter a melhor forma de exercer a minha atividade atual. Continuem dando pitaco, to lendo tudo. Esse tal de ODB, alguem tem um modelo bom e simples de mexer? Agradeço qualquer link pra poder comprar.

Vou comprar ainda hj…obrigada pela dica. Agora começo meu segundo turno, buscar os que ja fizeram provas e sairam mais cedo…mais uma vez, gratidao meninos

O OBD é apenas um leitor que pluga no carro. Depois disso tu vai conectar ele em um app, geralmente usamos o CarScanner, nesse app tu vai conseguir ler os dados técnicos. Na hora de interpretar esses dados a galera aqui vai conseguir te ajudar sem a menor sombra de dúvidas.

Diria que fotógrafos, em geral, não tem esse tipo de conhecimento. rsrs

Não vejo isso como sendo coisa de homem ou mulher, mas sim de áreas de conhecimento mesmo. Se tu fosse de uma área mais técnica, provavelmente não seria nenhum bicho de 7 cabeças para você também.

Eu me refiro ao modo de operação do ar condicionado mesmo, não do carro. Fica nas configurações, conforme foto abaixo:

Tanto meu Song Pro quanto Dolphin Plus, quanto o Dolphin GS que eu tinha antes, tem essa opção, mas não sei se o Mini tem, pois nunca usei um.

1 curtida

@julio cheguei em casa pra almoçar e comprei a paradinha, agora é esperar chegar pra ver oq ele vai nos revelar, mas vou precisar da ajuda de vcs. Muito grata por toda ajuda.

1 curtida

Eu concordo com o @julio que um processo apenas alegando alto consumo terá grandes chances de fracasso, pois a métrica é estimativa e depende muito da forma de direção e relevo. O que você precisa comprovar é que um carro idêntico rodando no mesmo trajeto tem consumo muito inferior, o que mostraria vício no seu produto específico. Coletar dados com a o scanner OBD2 é o primeiro passo.

2 curtidas

Eu acho que o Mini não tem essa opção devido ao AC ser manual e não automático

1 curtida

Com as fotos mostrando o comportamento do carro, fiz esses gráficos. O carro parece que vai incrementando o consumo com o tempo. Algumas inferências:
1- Temperatura externa não parece ser relevante, pois o pico de consumo foi no fim do dia entre 18h e 20h.
2- O consumo médio foi bem elevado: 16,24KWh/100km. Apesar de parecer alto, não consigo inferir um problema, pois não conheço o Mini e não tenho dados de relevo e forma de direção.
3- O consumo começa menor, estabiliza com leve tendência de alta no meio e aumenta bem na última amostra. Entre 40% e 25% de carga, o consumo foi de 21KWh/100km. Esse comportamento pode ser um sintoma do problema, mas também é possível que seja causado pelo relevo. Talvez @GabrielaVix more em um local mais alto que o local onde ela circula com mais frequência. Isso explicaria o baixo consumo de 100%-90% (deslocamento para a cidade em uma descida) e o consumo bem mais elevado no retorno, por ser uma subida. De qualquer forma, depois de 60% de SoC e 107km, o consumo pula de 15 para 18 ou mais Kwh/100km e não baixa.

Mais uma coisa. @GabrielaVix , uma informação que acho relevante é como o carro está se comportando na carga. Se você puder mandar uma foto do painel 5 minutos depois que você conectar o carro para carregar, consigo estimar quantos KWH a bateria está recebendo. Seria importante também saber se o carro termina a carga no tempo estimado ou se para de carregar antes.
Por exemplo: Ao conectar o carro na carga, ele pode estimar que levará 3 horas para carregar. Porém, ele pode parar a carga com 2:15h, pulando de 90-100% de uma vez, por exemplo.
Uma forma fácil de fazer isso com precisão é mandar os horários de notificação que o carro iniciou e terminou a carga junto com a foto do painel no início da carga, se o Mini notificar seu celular quando inicia e termina a carga (O GS faz isso ao habilitar esse função nas configurações do APP, item “Receber mensagens”) .
A interface ODB2 vai dar essa informação quando chegar, mas já daria uma ideia de como ele está se comportando.

@GabrielaVix na troca dos pneus, manteve a mesma medida? mudou fabricante, algo do tipo?
após colocar um perfil maior aqui caiu uns 10% de autonomia.

2 curtidas

Irmão qual é o consumo acumulado que seu carro está fazendo? Aquela que fica na guia energia.

@rsarres muito massa seu grafico…mais uma vez agradeço cada ajuda de todos voces.
Meu trajeto é sempre no plano, nao subo morro e onde rodo em Vitoria, sao bairros de classe alta, ruas tranquilas, sem relevo, nem pra Vila Velha eu costumo ir (tem a subida da ponte e claro na sequencia uma descida, mas pra la vou um ou duas vezes por semana. Quanto a foto do painel depois de 5min conectado ao wallbox, qdo li seu comentario ja tinha pelo menos meia hora carregando, envio foto que fiz agora do app. Amanha faço o lance sobre a foto. Vou ver se acho as fotos de quando ele funcionava maravilhosamente bem.

Google Photos

Por favor me avisem se avistaram as fotos…nao sei se tem o Exif nelas

Durante uns 2 meses usei na traseira uma dupla nova que tinha do meu fox antigo, mas o problema ja tinha começado, depois coloquei os 4 novos nas medidas original e o problema, claro continuava. Qto a marca nao lembro, mas sei que eram os mesmos da concessionaria. Daqui a um mes, provavelmente vou trocar os 4 novamente, na revisao de 80k…

Achei esse no carrefour…poderiam me dizer se serve?

Achei esse tb

Bom dia motorista, também sou motorista mas com o plus, e conheço muitos que também são com mini aqui em Goiânia, região quente, muitos sinaleiros, trânsito e mais, infelizmente não é comunicado na venda do mini que para uso severo o sistema de refrigeração não é capaz de sustentar para uso severo o que acaba por recorrente em horários de necessidade de refrigeração da bateria o carro para o ar condicionado, digo sobre minis, para priorizar o sistema de bateria, muitos dos que não usam ar atingem uma meta superior a 280 km de bateria mas todos que constantemente usam cai e principalmente em dias muito quentes a autonomia de suas baterias e digo de todos até mesmo plus, muitas das vezes gastando mais com ar condicionado(deve-se isso ao motivo) em sinaleiros parados ou trânsitos o que impossibilita o discorrer de uso da autonomia do veículo que é dito que o melhor uso é em uso constante com média de 60 km/h, o plus há dias que usamos tanto o ar não chega ser tão ineficiente o sistema mas existe uma leve porém não intensa ocasião em que o ar não refrigera com tanta intensidade isso quando dispara as ventoinhas porém mantém refrigerado, acredito que seja pelo sistema mais adaptado, autonomia de 330/340 cai para 280 alguns casos o ar consumiu tanto que chega a 240 de autonomia, o modo de uso do carro é de grande impacto, porém em casos como o sistema de refrigeração do mini não há solução, não digo só por mim mas por vários outros, a autonomia e dispensação do veículo existe muita variação.

Em observação digo que nos climas amenos aqui em Goiânia a autonomia com base em cálculos era de estimado 390 km de fato cumpriria, o que dá mais argumentos as variações não resultantes de defeitos, alguns companheiros já atingiram marcas no plus de 418/450 porém em situações constantes, sem trânsitos, sinaleiros e adversidades, onde o carro fluiu bem e não o conjunto do sistema descarregou a bateria, se quer somente autonomia o sistema todo do carro que consome eletricidade como faróis, mídia, ar condicionado e sistemas, irão atrapalhar, lembrando que frios intensos também afetam e não somente calor

Os minis Raras excessões atingem mais que 330 e a maioria fica na casa de 280-300, o resto facilmente passa como mentiroso, como existem variedades, tudo é possível, até atingir a medição máxima, sempre bom investigar antes de se achar a verdade ou dono da razão. Acredito que por tudo ser muito novo até para os nossos mecânicos aqui do Brasil até que de fato uma opinião sobre todos os conceitos se consolide muito não terão respostas direta e aberta, já vi muitos casos em que abusaram do direito de garantia e por essas e outras que as concessionárias começam a aprender a negar a garantia

Obrigado @GabrielaVix. Na próxima foto, tente capturar as seguintes informações: a porcentagem da bateria, o tempo estimado para carga completa e a velocidade de carga. Nessa foto do APP não achei a porcentagem.

1 curtida

O calor é uma boa hipótese para explicar o aumento do consumo, mas algumas observações não colaboram com essa tese:
1- O perfil de descarga da bateria desse Mini não é correlacionado com a temperatura.O momento do menor eficiência nessa medição está entre 18h-20h, o que não é o horário mais quente do dia.
2- Vitória/ES não tem tamanha variação térmica durante o ano. As máximas variam de 26 C em junho a 32 C em fevereiro durante o ano. Não me parece variação suficiente para perder ±30% de autonomia.
3- Relato que o carro teve uma mudança abrupta de comportamento:
Meu carro no começo fazia facil os 380km, cheguei a fazer 400km poucas vezes, mas a media era 370km. Meu dia sempre gira em torno de 220/230km pra realizar minhas demandas, e eu voltava em media com 45% da bateria…
4- O item 3 poderia ser explicado pelo fato que o carro foi comprado em junho de 2024, período frio. Em fevereiro, mês mais quente, o carro deveria ter mesmo menos autonomia. Mas Já estamos em outubro, já passamos por outro inverno e ela não notou melhoria na autonomia.

1 curtida