Processo contra a BYD

O ar condicionado do Mini não marca a temperatura, só permite escolher entre os niveis L1 a L8 (Low - para esfriar) e H1 a H8 (Hot - para esquentar). Se está permitindo somente esfriar até L3, é mais um indicio que o ar não está funcionando corretamente.

Já faz mais de uma semana que sugeri levar o carro em outra concessionária ou em alguma empresa que arruma o ar, mas como já comentaram por aqui, não parece que ela quer tentar solucionar o problema, parece que quer apenas validar a atitude de processar a BYD. E pior, com o ar defeituoso está estragando a bateria. Enfim, encerro minha participação nesse tópico.

3 curtidas

Boa noite @Victor1, essa kilometragem diaria, salvo sabado e domingo que rodo uns 140km se eu pegar pra trabalhar bem, sao de segunda a sexta, qdo saio de casa as 6h da manha e vou umas 20h, claro que nao direto, faço pausas, pra cafe, almoço, vir em casa cuidar dos meus peludos e enfim, sempre que a agenda me permite. Minha indignaçao é, que o carro fazia 350/360 nos 3 primeiros meses e eu pulava de alegria. Dai como relatado, em dias alternados fazia 300km por ai, mas em janeiro fixou em 220km na media, com isso aumento da conta de luz de 650 pra 950 reais e as vezes a raiva de ter que voltar pra casa pra carregar a bateria qdo o valor dinamico explodia na Uber. Do meu primeiro atendimento com apenas algumas instruçoes de zerar bateria ate a primeira vez que deixei o carro foi praticamente um mes. Mais uns 45 dias pra ir la tres vezes (na ultima vez ficaram com o carro 3 semanas) e sempre a mesma resposta, agora tdo ta resolvido. Nao tive outra escolha que ir para as vias judiciais, ja que algo de errado o carro tem e eles bateram cabeça sem dar uma soluçao ao meu problema.
Envio minha agenda de terça feira, que equivale a quinta, segunda, quarta e sexta é um terço menos, isso sao meus particulares, ainda tem as corridas Uber. Se o carro aguentava no começo pq nao aguenta desde janeiro?

3ª feira
Nome / horario
Vania 06:10
Rafaela 06:30
Heloisa 06:35
Daniel 07:15
Cleusa 07:40
Zé Luis 08:30
Marina p/ Monteiro 09:00
Duda FDV 09:30
Ginastica 09:45
Zé Luis 10:30
Ginastica 10:55
Cleusa 11:00
Cidinha 12:15
Maria Julia 12:35
Bernardo 12:40
Miguel 12:50
Vania1 2x 13:45
Zé Luis 14:50
Maria Clara Celebre 15:00
Figueiredo 15:40
Isadora 15:40
Cidinha 17:00
Daniel 17:30
Heloisa 17:30
Pietra p/ Sesport 19:00
Julia BT 2x 19:00
Helena 19:30
Malu e Tete 19:50
Rafaela 20:50
Isadora 21:00
Uber valor

Caro @julio , so tem mais uma concessionaria com oficina BYD e pra eu deixar o carro la, (veja a minha agenda em alguma resposta que dei a outra pessoa) eu precisaria novamente de um carro Eletrico pra trabalhar. Ate hj eu espero o retorno deles pra ver essa questao, de me disponibilizar outro Mini pra trabalhar. Provavelmente pelo fato de ter entrado com o processo eles nao tem interesse em resolver mais nada. Falar nisso, o ODB chegou hj…mas agradeço cada comentario, ajuda e desejo a todos vcs uma otima semana!
Gratidao a todos!

1 curtida

@Wadjo Boa noite. Quando levei o carro la pela primeira vez, eu falei da queda de autonomia e disse que algo estava errado. Quem falou que faltava um dedinho de ar foi o mecanico e que se fosse constatada nova baixa no gas ele colocaria o tal do contraste pra ver se existia vazamento. Na segunda vez, fizeram a revisao e o carro foi devolvido um dia e meio depois e claro o carro voltou com o mesmo rendimento baixo. Foi ai que eles falaram que pra mexer no carro e fazer diagnosticos e sei la mais oq, teriam que ficar com o carro mais dias. Eu falei que desde que deixassem um eletrico na minha mao, podiam ficar um ano com meu carro, desde que voltasse funcionando corretamente. Eu JAMAIS dei algum pitaco sobre o que poderia ser o defeito, ate pq eu nao entendo patavinas de carro eletrico. Eu so falei sempre que o ar parava de gelar e ficava somente a ventoinha girando. Eu cheguei a ir la com o ar qdo parou e eles so ficavam olhando um pro outro e falando que teriam que trazer o tal do engenheiro chines pra descobrir oq tava errado com o veiculo. Eu ainda fui ironica e falei que poderiam trazer ate o Papa, desde que meu carro voltasse a render como no começo e meu ar nao me deixasse nao mao.
De coraçao mais uma vez agradeço a todos e desejo uma otima semana!

independente do defeito eu acredito que trocar de carro ficará mais barato que o processo na justiça, considerando custo de advogado, tempo e dor de cabeça.
Se o carro está “normal” para a BYD eu não teria problemas éticos em vendê-lo e investiria em comprar outro modelo com mais autonomia.

4 curtidas

Eu recebi uma proposta da BYD, eles mesmos comprariam o carro…mas foi indecente. Minha luta é pelo meu direito de consumidora. Comprei um bem caro e to pagando sem um dia de atraso, no minimo que a gente gostaria é ter o nosso direito respeitado. Valeu @leo_bsb pelas dicas. Um abraço!

1 curtida

eu negociaria com eles então, se rolou uma proposta significa que tem conversa.
Eu já passei por desgaste na justiça, um acordo é melhor que qualquer briga.
Entendo perfeitamente a sua luta pelo seu direito, mas minha experiência pessoal me faz recomendar um acordo. Nosso tempo na terra é finito e a briga na justiça leva muito tempo.
Infelizmente a gente abre mão de brigar pelo que é 100% justo e tem que resolver o problema. Eu venderia o carro, partiria para outro e o dinheiro a gente recupera. Seu tempo você não recupera.

1 curtida

Acho justo que faça valer o seu direito. Mas tenho certeza de que sua briga por autonomia será improdutiva, e provavelmente sairá perdendo pois o carro está dentro dos parâmetros estabelecidos.

E acho que ainda mais barato do que trocar o carro seria resolver o problema do AC, sugestão que você segue ignorando.

Eu não acho que ela está ignorando. Ela levou na concessionária, supostamente os profissionais que mais entendem do veículo, e os caras dizem que o sistema de ar condicionado está perfeito.
Eu também teria receio de levar o carro a outra oficina que possivelmente entende menos do carro em questão e pode prejudicar a garantia.

Eu sugeriria orientá-la a coletar mais informações com a interface odb2.

Eu nunca usei essa interface, então não consigo ajudar.

1 curtida

SUPOSTAMENTE. A BYD não tem feito um controle rigoroso da capacitação da rede de pós vendas. Ponto. Isso é um fato.

A sugestão não é levar para outra oficina qualquer. Mas sim para uma especializada em AC. E a recomendação é que se faça um diagnóstico em um centro especializado, a fim de obter um laudo de um possível problema, o reparo ainda pode ser feito pela concessionária.

É fato também que tudo aponta para o AC como sendo uma possível causa, e não um sintoma.

2 curtidas

Olá, tenho acompanhado seus relatos… Como foi genericamente essa proposta? Imagino que ofereceram até 80% da fipe, visto que as regras que eles colocam em um carro rodar menos de 1000km mensal não faz sentido para veículos elétricos, pra condicionar a compra de um novo zero km limitando aos modelos que ELES querem vender…

Outra CCS será que faria oferta nos mesmos moldes?

Sei que esse campanha de recompra só combate aquele mito que carro elétrico desvaloriza 30%, pq um carro que rodou só isso dever vender instantaneamente para particular se anunciar por 80% da fipe.

1 curtida

@GabrielaVix, se tudo mais falhar e você decidir entrar com um processo, acho que você vai precisar de um laudo para evitar que seja sua palavra contra a da empresa. Autonomia é um caso muito complicado, pois a forma de direção, relevo e trajeto podem influenciar. O que você tem que provar é seu carro tem um vício oculto, então um perito judicial em automóvels precisará comparar seu veículo com outro de mesma marca/modelo.

Eu procuraria um advogado e tentaria logo contratar um perito judicial em automóveis para instruir o processo. É um custo, mas com um laudo de um perito a seu favor, suas chances de êxito multiplicam. E em caso de sucesso no processo, você será ressarcida desse valor.

Lembrando que existe a possibilidade do perito não encontrar nada de errado no carro, nesse caso você poupa tempo de dinheiro com honorários do advogado.

É complicado, tem custo e transtorno, pois você depende do veículo para trabalho, mas eu diria que é a sua melhor chance em caso de disputa judicial.

2 curtidas

VI um vídeo e lembrei esse post da @GabrielaVix !

Talvez o caso dela seja o ar-condicionado, mas no caso desse colega do vídeo abaixo o problema era realmente na bateria:

@welkson quando vi esse vídeo uns dias atrás também lembrei da Gabriela, mas notei algumas diferenças:

• O painel do carro mostrava uma indicação de defeito na bateria.
  • O carro não aceitava uma carga completa (em kWh)
  • O scanner da concessionária mostrava defeito no balanceamento das células.

Também ainda acho que o problema da Gabriela é o defeito no ar condicionado, que ela poderia levar rapidamente em alguma das muitas oficinas especializadas em ar automotivo em Vitória.

Sobre o vídeo, é legal para ver na prática como a bateria é trocada.

3 curtidas

Isso @julio ! Compartilhei mais pra @GabrielaVix seguir tentando, e mostrar que mesmo algo de alto valor como a bateria de alta eles trocam em garantia. Caso dela realmente parece ser bem diferente, mas se for de fato no resfriamento da bateria devido problema no ar-condicionado pode acabar danificando a mesma com o tempo, penso eu.

Vídeo legal mesmo! Eu estava bem curioso sobre a troca, e principalmente sobre o preço (em torno de 67k pelo que me recordo). Fiquei na dúvida se há algum procedimento adicional via scanner para notificar o sistema que a bateria foi trocada ou se seria apenas a troca física mesmo (certamente não).

Ainda não estou com Dolphin, mas estou na expectativa de ainda esse ano pegar um Mini.

1 curtida