Não sei se é o seu caso, mas em dias de chuva o consumo aumenta sensivelmente.
Infelizmente é o que tem pro Mini. Tem uns mais em conta, mas a marca eu nunca ouvi falar. Ling Long ta em falta.
@GabrielaVix não deve ser o responsável por tamanha diferença não. Os Li Long, salvo engano também são C ou, no máximo, B.
Chegou a avaliar a questão de ficar aguardando parada com climatização ligada? Aliás, chegou a verificar a questão do AC como causa e não sintoma?
Olha, baixei o apk Electro e vi durante a parte do dia mais quente, a temperatura da bateria estar em 36ºC. A A/C fica no maximo no 3, e ele desligou 3 vezes hj…e nem foi na parte mais quente do dia, dai como estou com passageiro, desligo o ar e abro as janelas. Espero uns 15 minutos e ligo de novo, volta a funcionar. Nao tive muito tempo pra fuçar no Apk mas vi que mostra algumas coisas legais…seria top se os dados pudessem ser compartilhados.
Esse negócio do AC desligar com frequência, na minha opinião, é a causa do seu problema.
Acho que vale procurar uma especializada em AC pra fazer um diagnóstico.
Seu ar está com defeito, tem que arrumar. Concordo com o @dawtaylor, também acho que o ar está causando aumento no consumo.
Pelo relato, provavelmente o problema está no ar condicionado. Quanto mais você demorar para consertar esse defeito mais a sua bateria vai sofrer por altas temperaturas. O que mais degrada bateria de lítio é excesso de temperatura, então, não enrole para arrumar esse ar condicionado.
vendo essa foto agora, também passo a concordar com os amigos aí do forum, aparentemente o problema vem todo do ar condicionado… melhor checar isso. Mesmo a concessionária falando que não tem problema nele, leve em outra concessionária para analisarem, ou até mesmo em algum lugar especializado em ar condicionado (mesmo que não vá arrumar lá, mas só para analisarem e darem a opinião deles). Aí sim após isso, brigar com a concessionária para ter a garantia.
Meus 5 cents. O ar condicionado é o principal vilão. Já deu defeito com nível do gás baixo. A concessionária só fez reposição, provavelmente apresenta vazamento. Segundo ponto são os pneus, infelizmente a logística da BYD com pneus inviabiliza manter os padrões de consumo originais com o que é oferecido no Brasil.
Dito isso, eu levaria numa segunda concessionária. Se não for viável, levaria numa loja especializada de ar condicionado automotivo e faria um diagnóstico com orçamento. Com o orçamento em mãos levaria na concessionária novamente, e caso eles continuassem insistindo que tá tudo normal, pediria esse laudo por escrito, faria o serviço na loja especializada e cobraria o valor judicialmente da BYD e concessionária.
Edit: Ligar o ar condicionado com gás baixo vai forçar o compressor e por isso ele está se desligando. Quanto mais insistir maior é a chance de queimar o compressor e a brincadeira vai ficar bem cara, pois vai ter que ser original e eu duvido a BYD ter estoque, fora que não vão querer trocar em garantia caso o serviço seja feito fora da CSS.
Realmente, tudo q foi falado aqui, indica que tem alguma coisa no AC.
Até onde eu sei, 36C na bateria ainda nao é pra ser preocupante mas o AC estar desligando do nada… isso sim é muito estranho.
O Mini tem aquela opção de colocar o AC em modo ECO ou CONFORTO?
No meu D plus tive q colocar no ECO para ele ser menos agressivo.
@Wadjo da ultima vez que deixei o carro la, eles ficaram com ele 3 semanas…me entregaram o carro com a promessa que estava tudo resolvido…sonho meu. Voltei e falei que o problema continuava e que tinham que trocar o carro. Eles responderam ai que o carro nao apresentava nenhum problema (segundo a BYD depois de sei la qtos diagnosticos e relatorios enviados) nao havia nada de errado no funcionamento do carro. Alegaram que viria um Engenheiro chines pra ver o motivo dessa autonomia ter caido tanto assim. Fui no Procon e a resposta ao Orgao foi que o carro estah dentro do que diz o manual (que o carro tem que ter uma autonomia “ate” 280km e fim de papo. Por isso acionei a justiça, alem de ter esperado quase 90 dias para a soluçao do problema, minha paciencia acabou. O que notei foi que nessas 3 semanas que la ficou, eles andaram 25km pra testes…enfim, se eles estao batendo cabeça pra entender oq de fato acontece, a quem devo recorrer aqui em Vix?
A menina das castas não tá conseguindo ler as recomendações de todos. Melhor fechar o tópico
Opa irmão, como você fez essa calibração? Estou nessa mesma situação que o seu relato sobre a autonomia.
Uma vez até deixei chegar aos 5%, e outra vez a 0%, pra poder calibrar carregando pelo wallbox. Mas no final não senti diferença.
A calibração de baterias LFP consiste em, basicamente, deixar a bateria chegar na faixa inferior de variação de tensão, que tá ali abaixo dos 20%, e depois realizar uma carga lenta até 100%. Pelo que descreveu, tu já fez isso.
Isso ajuda o BMS a se orientar para dar melhores estimativas de porcentagem. Baterias de LFP têm uma grande variação de tensão acima de 85% e abaixo de 20%, nesse intervalo a tensão varia muito pouco, dificultando a estimativa da porcentagem. Se você fica muito tempo sem chegar nessa faixa inferior, o BMS estima a porcentagem “contando” quanto de energia entrou e saiu.
Um detalhe é que a calibração NÃO melhora a autonomia, ela apenas melhora a estimativa de porcentagem. Ao contrário de um líquido, como em um tanque de combustível, a carga da bateria não é medida, ela é estimada.
No meu caso, o consumo era o mesmo antes e depois da calibração, o que mudou foi a estimativa da porcentagem.
@GabrielaVix, o ar condicionado em um veículo elétrico não é apenas um item de conforto. A vida útil da bateria depende dele. Infelizmente, parece que sua abordagem na consecionária começou errada, porque você já foi logo dizendo que o problema era de bateria e sem querer foi direcionando a controvérsia para a consequência e não para a causa. Óbvio que não podemos dar certeza, pois você não está conseguindo fazer o diagnóstico, mas tudo indica que o vilão é sim o ar condicionado. A própria concessinária admitiu que fez recarga de gás. Se o gás vazou, vai continuar vazando, pois eles não fizeram nenhum reparo para evitar que o vazamento continue.
Um ar condicionado com defeito pode drenar sua bateria rapidamente. Você precisa avaliar com quanto de potência ele está funcionando.
Vou te dar um exemplo. O ar condicionado do meu carro funciona normalmente entre 0,6 kW e 1 kW. Vamos considerar que eu fique utilizando ele durante 4 horas, isso representaria um consumo de energia entre 2,4 kWh e 4 kWh. Vamos considerar 3 kWh de consumo em 4 horas. Como a bateria do meu carro é de 44 kWh, somente o funcionamento do ar condicionado durante essas 4 horas gastaria aproximadamente 7% da bateria. Agora, imagine que meu ar condicionado vazasse o gás e o sistema do carro começasse a aumentar a potência de funcionamento dele para compensar a ineficiência no resfriamento e ele passasse a consumir o triplo, ou seja, 9 kWh em 4 horas de funcionamento. Nesse caso, o consumo de energia do ar durante esse tempo representaria 20% da capacidade da minha bateria.
No seu carro, que tem uma bateria de 38 kWh, esse consumo representaria aproximadamente 24%.
Eu focaria em um diagnóstico mais preciso do ar condicionado. A sua abordagem na consecionária dever ser mais na linha de que: você percebeu que o ar condicionado diminuiu muito a eficiência de resfriamento da cabine e paralelo a isso o consumo de bateria aumentou muito. Colocando o problema dessa forma, você já direcionaria o diagnóstico deles para um defeito no ar condicionado e não para um defeito de bateria como eu entendi que foi sua linha de reclamação desde o início.
Considerando que a pressão dos pneus parece correta e o classe energética é C, também começo a achar que eles não causariam tamanho aumento de consumo.
O ar condicionado pode até estar com problema, mas será caso de vazamento de gás? Sem gás, o ar nunca gela.
Pelo relato, ele funciona normalmente e para durante o dia em alguns momentos. Seria pouco gás?
Mas acredito ser o maior suspeito no momento.
Não conheço o app electro, o que significaria nível 3 de ar condicionado? O compressor trabalha com níveis de potência? Quantos níveis seriam?
Imagino que não tenha relação com a velocidade do vento.
Se entendi corretamente, ela viu no app que o compressor desliga, mas o vento continua.
Fico pensando no que faria o compressor desligar assim. Que eu saiba, em caso de vazamento de gás, o compressor funciona, mas sem efeito refrigerante.
Acho que o nível 3 em questão se trata do ajuste do AC manual do Dolphin Mini, que não é automático, então ele tem apenas ajustes de “potência” e velocidade de ventilação.
Concordo que em caso de vazamento o compressor não deveria funcionar. Mas as informações fornecidas são escassas, não dá pra saber se o compressor desligou ou se o AC simplesmente parou de resfriar. Imagino que o AC pode ter alguma proteção que possa, eventualmente, desligar o compressor caso ele fique quente demais, ou algo assim.
Enfim, é complicado porque ela não parece ter vindo atrás de ajuda, mas sim de opiniões para validar que ela está correta em acionar a montadora judicialmente a fim obter um veículo novo.
O AC pode não gelar bem tanto por falta de gás, quanto por excesso de gás…
Inclusive os sintomas mencionados se encaixam bem com ar condicinado que esta com muito gás.