Quadro do Wallbox aquecendo e desarmando

Vou tirar foto de como estão os terminais para enviar aqui… Os outros esquentam também, mas não tanto quanto o disjuntor.

1 curtida

Vamos lá, atualizando aqui…

Refiz a conexão dentro de cada wago e não deu certo… coloquei o carro para carregar e em 50 min o disjuntor desarmou (disjuntor estava extremamente quente)…

Refiz todos terminais usando agora o de cobre ao invés do latão, e também não deu certo… desarmou com pouco mais de 1 hora carregando… Nesse dia eu consegui ouvir o disjuntor desarmando e corri lá na hora, o disjuntor estava extremamente quente, e os wago tbm… difícil de segurar neles, pra não falar impossível (sem queimar a mão).

Então parti para o teste proposto pelo @Br_Robot, mas em partes também… Liguei a saída do disjuntor direto no IDR (ou seja, eliminei os wago que liga no dps), mas mantive os wago que liga na tomada que criei… Não deu certo, desarmou com 1h e pouco tbm (disjuntor estava extremamente quente)…

Aí ontem a noite eliminei todos wagos de vez (exceto o do terra), deixando: disjuntor direto para o IDR, e do IDR direto para o wallbox. Hoje cedo coloquei o carro para carregar as 07h da manhã. Quando foi 08:30 eu estava indo trabalhar e coloquei a mão no disjuntor que até então não tinha desarmado, e o mesmo estava bem morno.. completamente diferente dos outros cenários. Falei pra minha esposa ir por a mão lá no disjuntor de hora em hora, e em todos ele estava só morno.. e o carro carregou até 100% sem desarmar (até as 12:30 de agora a tarde).

Ou seja, tudo aparenta ser os wago, mas vou fazer mais umas 2 ou 3 cargas ainda de mais de 3 horas pra ver se não vai mesmo desarmar mais.

Não sei qual a lógica da física pra isso ocorrer, mas se realmente for os wagos, pretendo comprar terminais duplos para ligar os DPS no IDR e testar…

E sobre minha tomada 220v de 20A, qual seria o jeito correto de ligar ela nesse quadro? Usar terminal duplo tbm e crimpar o wallbox junto com a fase da tomada e ligar no IDR?

1 curtida

Os cabos que usou na derivação com o Wago são os mesmos que chegam/saem do quadro? Aqueles intermediários mesmo. A dúvida é mais quanto a qualidade dos cabos.

Eu sigo cético quanto a isso. A Moby Box vem com Wago e eu sigo usando há quase 2 anos sem nenhum desarme.

Vale testar mais. Correlação não implica em causalidade. Como comentou antes, não era sempre que desarmava, então pode ser que a mesma situação.

Se for eliminar os Wagos (derivações) crimpar usando o terminal duplo pode ser uma solução.

Sim, mesmo cabo!

Também acho estranho, por isso vou seguir com mais testes, justamente por não ser sempre que desarma.. mas uma coisa é: antes realmente o disjuntor ficava muito quente, e dessa vez não… mas vou fazer novos testes para trazer aqui os resultados.

Perfeito, vou testar bem sem os wagos antes de partir para esse teste final aí.

Mas, que é muito estranho, é!

1 curtida

Estranho demais.

Pra fins de comparação. Foi assim que a Mobi Box chegou.

Fiz algumas modificações pra ter a tomada externa de 32a paralela ao Wallbox, mas a lógica permanece a mesma. Troquei esses Wago que iam do disjuntor pro IDR e DPS por um pente, mantive os Wago da saída do IDR pro Wallbox e tomada, troquei o Wago do Terra por um barramento porque não cabia o Wago de 5 vias junto com os outros no suporte e meu TOC estava gritando demais.

Assim está hoje.

Bruxaria define! Kkkkkkkkkkkkk Pode ser a quantidade de cabo espalhado pelo meu quadro também… Gostei da ideia do pente, não sabia que existia isso… só que a entrada do meu disjuntor está por cima, e o cabo não vai até em baixo… o IDR e o DPS não tem polaridade né? Posso por a barra por baixo, e fazer as ‘saídas’ para o wallbox, terra, etc por cima, correto?

1 curtida

Já vi que meu DPS não permite conexão por cima… vou pensar em como organizar melhor esse quadro kkkkkk

Não tem sobra nenhuma pra ajeitar? No pior dos cenários tu poderia virar o DPS de cabeça pra baixo. Mas fica fora de padrão.

Se soluções overkill te agradam, dá uma olhada nessa opção aqui.

Existem blocos de distribuição de marcas boas, mais usados em painéis industriais.

Um exemplo da Phoenix abaixo…

https://www.phoenixcontact.com/pt-br/produtos/bloco-de-distribuicao-ptfix-6x10-s-ns35a-bk-1082486

2 curtidas

nussa! Seria um sonho, mas caro demais.. vou deixar por enquanto kkkk

Interessante, não conhecia também… vou pensar bem quando for refazer usando as diversas opções que vcs me passaram. Obrigado! Depois do final de semana volto com mais informações.

1 curtida

@dawtaylor esse pente aí tu comprou já nesse tamanho ou comprou de 12 e cortou?

Aqui na cidade tem uma loja que vende no tamanho que precisa, mas é essencialmente um pente de 1 metro que o cara corta no tamanho que precisar.

ah perfeito, obrigado!!