Quadro do Wallbox aquecendo e desarmando

Faz tempo que não apareço por aqui, não li todo o tópico. É meio área de “bruxaria”, mas talvez ressonância de harmônicas possa explicar esses desarmes intermitentes não relacionados a temperatura… voce tem dois grandes geradores de harmônicas na sua casa… o inversor do carro, e o seu inversor dos painéis solares. talvez ele desarme mais durante o dia não por conta da temperatura, mas sim porque o inversor solar esta ativo… outra coisa é o fator de uso contínuo… geralmente se usa uns 20% de margem pra considerar o efeito térmico do aquecimento do “ambiente”. Pesquisei na IA, então não tenho plena certeza desse dado, olhei o datasheet da schneider e não vi nada sobre, então pode ser delírio. Mas a IA disse que o disjuntor é calibrado pra 30°C e que a cada grau acima na temperatura ambiente o disjuntor perderia 1% da capacidade de corrente nominal.

Seu caso é bem fora do comum então tô tentando pensar de forma pouco ortodoxa, porque as explicações mais normais não funcionaram aparentemente.

Acho que a IA alucinou. A norma usa a temperatura ambiente de 40º de referência, nessa temperatura ambiente o disjuntor só poderia desarmar a 80º, sendo que os terminais poderiam chegar a 120º, o que seria muito perceptível. Nesse caso, o disjuntor deveria suportar a capacidade nominal até 80º. Essa questão de perda de eficiência leva em conta mais a temperatura ambiente, porque ela serve como ponto de partida, reduzindo a margem de elevação. Com 50º de temperatura ambiente sobram apenas 30º pra chegar até os 80º, por exemplo, nesse caso pode desarmar um pouco abaixo da corrente nominal. E a temperatura ambiente aqui é a temperatura dentro do quadro, que tende a ser mais alta que a temperatura ambiente fora dele.

Se fosse esse o caso seria mais comum de acontecer, acredito eu. Eu sempre carrego durante o dia quando a previsão de geração é alta pra evitar injetar na rede, nunca aconteceu aqui.

Talvez faça sentido se o inversor dele já não estiver nos seus melhores dias, ou se houver alguma falha na instalação, coisa do tipo. Pensando se pode ocorrer se o inversor não estar conseguindo sincronizar direito as fases. @FernandoUed quanto tempo tem seu sistema fotovoltaico?

Mas faz sentido olhar pra cada vez mais elementos mesmo.

É, negócio tá só na bruxaria mesmo kkkkkk vamos lá:

Tenho a energia solar desde abril de 2024. O carro eu comprei em fevereiro de 2025. Nunca tive problema até maio desse ano, onde começou a desarmar aleatóriamente.

Tem vezes que na noite desarma tbm… Esse dias coloquei a noite e em 40 min já tinha desarmado… Acordei no outro dia e o carro não carregou nada (raiva).

Vou providenciar ainda pra vcs a foto de como está o quadro atualmente (deixei o wallbox direto no disjuntor).

1 curtida

Meus dois centavos… toda vez que tive problema de desarme aleatório, sem aumento de carga, era o disjuntor com problema.

Meu palpite é que vc deu azar e pegou dois disjuntores com defeito.

1 curtida

Não é impossível. Aliás, recentemente comprei alguns disjuntores para uma reforma aqui, um deles veio com defeito, me mandaram outro também com defeito, nem pediram pra devolver o primeiro. Se eu tivesse jogado fora o primeiro jamais teria como provar que tinha 2 disjuntores com defeito.

1 curtida

É um sistema novo. Qualquer problema estaria na esfera de defeitos de fabricação ou instalação. Mas dado que também acontece à noite eu descartaria.

Depois de todos esses testes feitos, recomendo seguir nessa linha.

Já não duvido de mais nada rsrsrs

O primeiro era da marca Steck, o atual é da marca Schneider… Recomendam alguma outra?

Esse final de semana vou abrir a caixa de passagem de onde derivei os cabos para o quadro do wallbox.. se lá estiver tudo normal, vou comprar outro disjuntor para testar.

1 curtida

Não apostaria na marca como sendo o problema. O meu é da Clamper, mas porque o quadro inteiro é, no restante da casa eu troquei tudo por disjuntores da WEG. Siemens também é muito boa.

Compartilha com a gente como está essa caixa de passagem. Se for muitas derivações eu pensaria em usar blocos de distribuição, mesmo que esteja tudo em ordem.

ABB

20 caracteres (mais caracteres ainda)

E lá vamos nós…

Segue foto da caixa de passagem, não quis ficar colocando muito a mão aí pra não criar nenhum problema nem pra mim e nem pra casa, visto que estava com preguiça de ir lá de fora desligar o disjuntor geral da casa e puxar os cabos todos pra fora, pois a caixa é bem pequena, apertada, com mil cabos juntos (tirei os das cameras que estão aí no canto direito pra baixo) ao menos pra conseguir fazer a foto… Os fios que vão para o wallbox são os que entram nessa canaleta galvanizada, e estão ligados com esses negócios aí de rosca (não sei o nome disso rsrs). Mas minha intuição diz que o problema não está aqui kkkk, vai saber… Se for pra mexer aqui, vou chamar alguem com capacidade para isso rsrs

Segue foto do quadro atualmente (ex atual, pq já mudei ele ontem a noite e fiz essa foto domingo rsrs)
Cabos entrando no disjuntor por baixo dele. Saindo por cima dele vai para o medidor (já isolei ele e sei que ele não é o problema), e do medidor para o wallbox/tomada (também já tirei fora a tomada e sei que não é ela o problema). Voltei o medidor só para ver se conseguia tentar pegar algumas informações que ajudassem a descobrir o motivo do desarme, mas ele é bem simples, não consegui… Mas já fiz a ligação do wallbox direto no disjuntor, e mesmo assim desarma.

Por fim, vou confiar que sou muito azarado e os dois reais do Julio vão me salvar… troquei novamente o disjuntor, coloquei o ABB conforme sugerido pelo @Br_Robot , até pq nos comentários do mercado livre tinha alguém com o mesmo disjuntor que o meu, caindo, e colocou esse daí e não caiu mais…

Após a troca ontem a noite, coloquei o carro para carregar (estava com 20%), e carregou até os 100% sem desarmar… Mas, como não era sempre (apesar de estar QUASE sempre), vou esperar mais um pouco.. não quero queimar a largada rsrs

4 curtidas

Parecem conectores de derivação perfurante. E é muito pouco provável que o problema esteja nessas derivações.

Fora isso, só faltou ligar o IDR mesmo. A chance de o problema ser no disjuntor é grande. Vai nos contando como isso se desenrola.

Exato… o IDR e os DPS estão isolados só pq estou em busca do defeito mesmo.. logo logo vou ligar tudo de volta, tomara que seja esse disjuntor mesmo kkkkk

2 curtidas

No meu caso, parece que o disjuntor de 20a (Tomada) que fica ao lado do MEDIDOR de Energia esquenta e parece que aquece o medidor fazendo que ele reconheça a temperatura MAIOR e desliga a energia. Afastei o Medidor um pouco do disjuntor e abri uma entrada de ventilação na tampa. Depois disso a temperatura eleva um pouco, mas não ao ponto de 50º.

Tive um problema semelhante. Era o wallbox, infelizmente várias pessoas tem problema com esse wallbox original da BYD. Recomendo trocar e pegar de outra marca.

Uma semana depois como estamos? Pelo silêncio deve estar tudo certo :slight_smile:

kkkkkkkk pior que testei 3x só, e não foram cargas longas.. Estou colocando piso na minha garagem, não posso entrar com o carro.. então as poucas vezes que carreguei foi levando o cabo até a rua passando por baixo do portão rsrs.

Mesmo assim, foram 3 carregamentos em que não desarmou… Quero fazer um ainda de uns 10% até 100%. Se com esse não desarmar, vou montar o resto do quadro de volta e fazer mais alguns testes… mas até então, depois da troca do disjuntor novamente, ainda não desarmou.

1 curtida

Boa noite. Sou eletrotécnico e já instalei vários em Brasília. O povo se diz instalador, mas não lê as normas. O problema maior do aquecimento é o tipo de fio. O cabo é especial do tipo HEPR que trabalha até 90º tranquilo. O calor desse seu fio errado chega no disjuntor e desarma por temperatura também. Considerando que a corrente não deve ultrapassar 32A, o fio errado interfere.

Já descartei a teoria do calor… Muita das vezes o disjuntor desarmou com 10 min que conectei o carregador no carro, e o mesmo ainda estava frio, tanto ele quanto os cabos. Sem contar que funcionou com essa fiação por mais de ano até começar a desarmar… Aparentemente era o disjuntor mesmo (dois disjuntores).

2 curtidas