Qual carregador portátil utilizar no Dolphin?

Massa!! Obrigado pela dica :clap:t2::clap:t2::clap:t2:

Tenho um da taysla + protetor de surto da clamper!

Pessoa, vocês chegaram a ver o carregador portátil da ATM EVs?
É nacional e ao que parece ele tem seletor AUTOMÁTICO de corrente e diversas proteções, algo que não vi em nenhum outro modelo! Alguém chegou a ver ou testar?
To pegando meu Dolphin agora e vi que essa opção pode ser interessante para os perrengues…
Alguém testou?
https://loja.atmevs.com.br/byd/kit-dolphin-mini-promocional-carregador-portatil-inteligente-ajuste-automatico-de-corrente

Comprei um Dolphin Plus na semana passada. Só entregaram o Wallbox, achei que também davam o carregador portátil, mas esse não dão. Pesquisei várias marcas de carregador portátil. Mas tive que voltar na concessionária dois dias depois. Para minha surpresa, descobri que a concessionária vende o carregador portátil, da marca IPE, se não me falha a memória o modelo P3. Segundo a concessionária, é a marca recomendada pela Byd. Assim, decidi comprar o carregador da IPE, mas não na concessionária, que vende cerca de duas vezes mais caro que no fabricante.

Bom dia amigo e bem vindo ao clube!
Não existe isso de marca recomendada pela fabrica. É aquela velha historia de usar o nome da empresa pra empurrar um produto por um preço mais caro.
Qualquer carregador portátil compatível com a rede elétrica do Brasil funciona perfeitamente.
A maioria aqui comprou carregadores pelo Aliexpress.
O meu por exemplo é um modelo de 7Kw (mesma potencia do wallbox) que custou uns 800 reais antes da taxa das blusinhas. Os modelos da BYD seguem o padrão internacional de conector CCS2 e Type 2(como nosso amigo @dawtaylor bem lembrou).
Então, um carregador precisa basicamente atender a 2 padrões, na ponta que vai no carro, Type 2 e do lado da tomada, os padrões brasileiros (60hz, 110, 220, 127v etc.)
Existem carregadores portáteis que custam e/ou valem mais por aceitarem mais ajustes ou terem funcionalidades inteligentes como wifi para programar o carregamento ou medição de consumo, mas não se engane. Apesar do alto custo, os carregadores de baixa potencia são um “rabicho chique”. Eles entregam a mesma tensão da tomada pro carro, mas contam com sistemas de proteção elétrica e ajuste de corrente para não sobrecarregar as tomadas, e claro, conversam com o carro para parar o carregamento quando chegam no 100%.
O mesmo vale para os wallboxes. São basicamente o carregador portátil numa caixa maior que você prende na parede.

2 curtidas

Só uma correção, pra evitar confusões, o conector CCS2 é o DC, o AC é o tipo 2.

No mais assino embaixo tudo que disse.

A concessionária de Campinas disse que se não usasse o carregador que eles vendiam, um white label da BYD, perderia a garantia. Dei de ombros e comprei um da Taysla, só usei pra testes até hoje, mas funcionou muito bem.

Acho que a maior “justificativa” pra comprar um nacional ou de uma “grande marca” seria a garantia e assistência do carregador em si, fora isso não vejo vantagem alguma.

Importante lembrar que, o “carregador” portátil não é exatamente um carregador, mas sim um sistema de proteção da rede elétrica que impede que o carro puxe uma potência maior que a suportada. O carregador AC é, na verdade, o inversor do próprio carro.

2 curtidas

Instalei o carregador E-Wolf Byd com entrada de 220V AC 50/60Hz e saída de 220V AC 16AMPS 50/60Hz, que veio com o Dolphin, na garagem da minha casa, usando duas fases de 127V para conseguir os 220V. Criei um aterramento próprio para o carregamento cravando 6 hastes para aterramento elétrico cobreadas (4 de 1,5m e 2 de 2m), e interligando o conjunto com o pino terra da tomada. Tenho carregado o meu Dolphin sem problemas neste circuito.

1 curtida

Tenho carregador desses numa bolsa na mala do carro, em um dia carreguei a 32 amperes e no mesmos dia carreguei em 16 ampéres outro lugar. Hoje, na minha região É um item indispensável