A pergunta é mais sobre qual seria o seu carro depois do Dolphin Plus.
Mas acho que vale para o Dolphin também porque a maioria das pessoas não vai sair do Dolphin para o Plus porque muda pouca coisa.
Então para onde vocês estão pensando em ir?
Ainda mais agora que tem GAC e Geely…, existem mais opções.
Minha resposta sempre foi: vou sair do Dolphin Plus e vou para um SUV.
Nunca quis ir para o Seal ou para um carro hibrido.
O problema é que a BYD nunca deu atenção para fazer ou trazer um SUV 100% eletrico bom.
Está ocupando espaço com o Yuan Plus, mas é ocupando espaço mesmo, porque não tem nada de muito relevante melhor que o Dolphin Plus, inclusive a bateria e a potênica são as mesmas. E o design interno é polêmico… não acho que vale sair do Dolphin Plus para o Yuan para colocar uma mala a mais no porta malas e nem pagar muito mais caro pelo design.
Então estamos orfãos de um SUV 100% eletrico na BYD. Não fizeram um Song 100% eletrico para revolver o problema.
Então para quem quer ir para um SUV, os olhos se voltam para o Geely EX5 e GAC Aion V. Mais algum outro?
Para onde vocês estão pensando em ir?
Gostei muito da autonomia e configuração interna do Aion V.
Porém o design externo não é muito mais bonito que o Dolphin kkk
E tem um problema que me irrita: a GAC colocou revisão de 10 em 10 mil km nos carros eletricos. Isso é muito chato… ter que ir fazer revisão de 6 em 6 meses.
O Geely EX5 por sua vez não sei se vai ter autonomia melhor que o Dolphin Plus. Isso é um problema pra mim porque gosto de fazer umas viagens e preciso 400+ km de autonomia pra não passar aperto. O 500km do Aion ajudaria.
Para quem gosta de Sedan o upgrade é o Seal, mas esse não é meu caso… prefiro carro mais altinho nessas ruas do meu Brasil.
Eu vou para quem tiver baterias com tecnologia melhor que as da BYD, que nao pega fogo, e degrada pouco… pelo andar da carruagem vai ser BYD blade 2.0
Mas bem acredito que estamos num momento de virada e evolução de tecnologia, que em cerca de dois anos, os carros lançados hoje serão obsoletos, então vou rodando com meu golfinho para o futuro
@Murilo a bateria Blade da BYD é muito boa, mas ela já tem alguns anos de estrada.
A da Geely é LFP também e é aquela que passaram um tanque em cima:
Por outro lado a da GAC também é LFP e tem 185Wh/kg. A BYD Blade que usamos é 140Wh/kg e a Blade 2.0 será 190Wh/kg.
Tanto que o GAC Aion V tem bateria gigante de 75 kWh. Isso porque cabe mais energia em uma bateria talvez do tamanho da que temos no Dolphin Plus e Yuan Plus. Então conseguem entregar mais sem ser mais caro. A Blade 2.0 está fazendo falta já.
Não sei se é melhor, mas as baterias da Geely e GAC são mais novas e teoricamente tem mais tecnologia.
O problema maior na minha opinião é a “marca” para os 2 casos citados, se carro eletrico já é nicho, as marcas citadadas sao mais nichos ainda. Quando fui comprar o meu BYD nem quis ver o da GWM pois é um carro que nao vemos mto na rua, é uma marca que nao é popular por aqui (por vários motivos) e sempre rola aquele medo de ser uma JAC da vida.
Coisa que com a BYD hj nao tenho esse medo, por mais que existam seus conhecidos problemas de pós-venda, no mundo ela hj é a maior montadora de eletrico oq trás uma segurança maior para a longevidade do produto e menor desvalorização.
Mas voltando ao tópico, concordo com as criticas ao Yuan Plus, principalmente com relaçao ao desing interno. Por isso, para permanecer 100% eletrico e na faixa de preço condizente acho que seria o Seal msm ou o EX30 da Volvo, que tb é outro nicho, mas pelo mais valorizado.
O meu roadmap aponta para o novo Dolphin Plus como o próximo carro (se e quando vier)..
Não compraria de outras marcas chinesas por enquanto porque não há garantia de que fiquem no Brasil por muito tempo. Passei um enorme perrengue com a BYD por falta de peças no ano passado, agora que a BYD virou uma “incumbent” e tem toda a infra, não repetiria a mesma história com outra entrante.
A Neta já quebrou lá na China e segue vendendo aqui (tentando vender), a Zeekr vendeu até agora 186 unidades no Brasil. Lembrei do caso da japonesa Subaru, só tem 2 CSS no Brasil hoje, uma em SP e outra em DF que é mais uma multimarcas. Só têm Forrester 23/23 já emplacado para vender. Imagine a disponibilidade de peças.
Não pegaria a Volvo, outra chinesa incumbent, porque passou a ter custo-benefício ridículo depois da BYD.
A exceção seria o Xiaomi SU7, na ausência do novo Plus. O carro é muito grande para o meu gosto (não gosto de SUV tampouco), mas é tão outstanding que eu o levaria. Não na sua versão de 1.500hp que não é pro dia a dia.
Aqui acho que quis dizer Neta.
A Neta que faliu na China e vende no Brasil.
A NIO não vende aqui e é top em inovação. Ela é a que vender o carro sem bateria e vc paga a bateria como serviço onde um robo troca em 5 min em vez de ficar carregando.
Tem que ver se as marcas vão ficar no Brasil né?
O único detalhe é que a GAC compete com a BYD em qual a maior da China ou que vende mais. Ela fabrica para a Toyota e Honda na China.
Esse GAC Aion V que veio é a base do Toyota bZ3X.
A Geely é dona da Volvo. Não é pequena.
Nessas todas a menor é a GWM. Ela realmente fiquei com medo quando veio.
Mas realmente… Geely e GAC apesar de grandes vão se manter aqui? Tem um risco…
Geely EX5
Seal
Sealion 07 (caso a BYD traga ele).
Não sou fan de SUV, mas o Geely EX5 pelo preço que está sendo oferecido me chamou bastante a atenção.
Estou de olho no GAC Aion V, justamente porque achei um bom custo-benefício. A chegada do EX5 da Geely não me impressionou, eu esperava que a versão de entrada tivesse pelo menos o ADAS. Se for pra pagar 20k a mais pelo ADAS, o Aion V parece mais negócio. Queria ver a tabela de revisões do EX5 pra saber se vai ser a cada 10k também.
A tristeza é procurar a apresentação e avaliação do Aion V e ver o pessoal focando na tal geladeira… Sinceramente, isso não me faz falta, nem teto panorâmico e nem outros “mimos” que estão elogiando tanto (como deitar os bancos e fazer uma cama). Outro ponto negativo é o assistente de voz ainda em inglês e respondendo com “Hello baby”… O EX5 mal lançou e o assistente já está em português.
Estou aguardando alguém que faça uma avaliação real de estrada do Aion V, não só pra avaliar a autonomia, mas a estabilidade, principalmente pela suspensão traseira que é eixo de torção (e colocaram errado no manual).
O fato da maioria se interessar pelo EX5 e Aion V mostra como a BYD precificou mal o Yuan Plus e o Yuan Pro (preços de tabela). Eu iria de EX5, pois o Aion V apesar de ser o melhor conjunto, me passou uma má impressão da estratégia da GAC: revisões abreviadas, mentiram que o carro tinha suspensão multilink, e ficam falando que o GS4 usa motor da Toyota o que não é verdade (tem vídeo no YT mostrando vários detalhes que não casam com outros projetos da Toyota).
E o Aion V, para mim, pecou muito no design. A versão da Toyota é incrivelmente mais bonita. Me parece um carro de 2010 atualizado com LEDs e motor elétrico.
Iria para um SUV com as mesmas ou mais tecnologias do Dolphin Plus.
Hibrido seria o Haval GT (o salto de valor é grande)
Elétrico ainda não vi nenhuma opção realmente interessante e confiável.
Eu penso em ir para um SUV hibrido. Mas pra daqui uns 3-4 anos ou mais. Penso em pegar possivelmente song plus seminovo quando/Se existir uma opção de motorização flex, pra daí andar so no etanol. Se for pra rodar com a nossa gasolina diluída do jeito que tá, prefiro ficar no 100% elétrico mesmo.
Olha, substituir o Dolphin plus não será fácil. Nenhum dos concorrentes atuais suv me impressiona. Vi o Geely no shopping. Bonito, mas autonomia praticam ente idêntica a do dolphin, versão de entrada sem adas, teto e outros equipamentos.
Vamos ver o leapmotors, mas concordo com o colega acima. Muitos desses não estarão aqui em 2 anos. O mercado brasileiro não tem espaço pra todo mundo não. A BYD surfará a onda do “cheguei primeiro e conquistei” por um bom tempo
Mas o Leapmotor vindo via Fiat (não sei se vão fazer como faziam com a Fremont, de colocar o logo Fiat mesmo) tem tudo pra atingir um público maior e se manter tbm por aqui, desde que venha com preço competitivo…
O melhor dos mundos para quem gosta dos elétricos da BYD seria o Sealion. Mas infelizmente este não virá para o Brasil (Ao menos por enquanto, vinda cancelada segundo um consultor da marca). Tenho muita vontade de pegar um TAN ou um HAN semi novos. Aguardando o pessoal começar a desovar o TAN 2025.