Problema é que o Sealion 7 no Brasil provavelmente encostaria no preço do Tan…
O ideal seria um Yuan Plus ficar do tamanho do Song. E colocar uma bateria maior nele. A pontencia equivalente ao Plus empurra o carro com folga.
O interior diferentão não me incomoda, acho até legal. Entendo que seja um divisor de opiniões no entanto.
Mas pra piorar a situação do limbo do carro, lançaram o Yuan Pro que aliás, nunca vi 1 rodando na rua ate hoje e é completamente diferente do Plus, tendo o interior mais sóbrio e parte externa que deixa ele meio genérico e deslocado do estilo da linha Ocean. Mas sendo um modelo com muito menos equipamentos, bateria e potencia fica difícil de recomendar.
Talvez o melhor caminho pra BYD seria mesmo o SeaLion vir pra substituir completamente o Yuan. Mesmo que ficasse na casa dos 250k teria mais procura que o Yuan.
Sim, viria acima do Seal… talvez entorno de R$400.000,00. Outro nicho (infelizmente)! Mas se a GAC e a Geely apertarem, a BYD terá que trazer algo diferente.
Se começarem a desvalorizar os Zeekr 001, assim como fazem com os BYD topo da gama (TAN e HAN), começa a ficar interessante também!
Optei por colocar essa notícia aqui ao invés do “BYD nas Notícias” pela relevância para essa discussão. Uma boa alternativa para o golfinho, especialmente para quem não gosta de SUVs:
Mesmo que lancem a versão de bateria LFP, eu consideraria bem o MG4. Em UK todas as avaliações da versão antiga , incluindo Car and Driver dão que a dirigibilidade dele é bem melhor que o Dolphin Plus.
O MG4 não vejo como upgrade. Ele tem dimensões similares e pacote de acessórios também bem parecidos ao D+.
O mesmo pode-se dizer do Ora GT e do Volvo EX30. São carros do mesmo porte com potencia e recursos parecidos e autonomia próximas. Claro, são todos boas opções para a troca do Dolphin quando alcançar a vida util planejada por cada dono, mas Upgrade para mim seria a troca de categoria por uma melhor. Sedan ou SUV ou modelos com dimensões maiores e recursos a mais que sejam um diferencial grande.
Minha resposta foi mais no espírito do tópico - qual seu próximo carro - que no espírito de upgrade. Cito inclusive a primeira frase do tópico, por seu criador @bgbraga
Para ficarmos na buena, vamos combinar que mesmo ir do GS para o novo GS 2026 é um upgrade, pois tem mais features, é mais novo e vale mais. Botou dinheiro na troca é upgrade.
Bateria semi sólida de 70kWh dando só 537km de autonomia no ciclo chinês me parece pouco, não? Não tem muito ganho em densidade energética em relação às LFPs atuais… Será que é só marketing?
Concordo, mas vou além, upgrade pode englobar muito mais coisas. Um Ex30, por exemplo, é bem similar em muitos aspectos ao Dolphin Plus, porém é um Volvo, e o “upgrade” de marca pra muita gente é um upgrade também.
Os MG têm um viés esportivo, talvez tenham uma motorização mais forte que levaria à menor autonomia… mas só vou atrás pesquisar quando tiver chegando no Brasil. Será um bom candidato a troca se lançarem cedo e a BYD ficar ‘miguelando’ em trazer o novo golfinho re-estilizado.
A reportagem fala em um motor de 163 CV, como o Dolphin us tem uma bateria menor, mais potência e praticamente a mesma autonomia no ciclo chinês, levantou minha dúvida…
Mas fiquei uns dias com um MG3 HEV em viagem na Europa recentemente e gostei do padrão da marca, se chegarem com preços competitivos, tem um bom potencial mesmo…
Hahaha aqui temos um exemplo da tirania da equação da bateria, quanto mais bateria o carro tem, mais bateria ele precisa pra carregar a bateria adicional.
Brincadeira, esse exemplo é da equação de combustível de foguete, mas acredito que se aplica o mesmo principio, pelo menos parcialmente nos EVs.
Acredito que a motorização não influencie tanto na autonomia, porque a variação de peso/potência pros motores elétricos não é tão grande quanto no motor a combustão. Um motor eletrico mais potente, não vai ser muito mais pesado que um motor menos potente. Ja que a potencia no eletrico é consumida conforme você acelera… se ambos os carros andarem civilizadamente, o que vai influenciar mais na autonomia vai ser o peso dos carros.
Não consigo ver como upgrade o EX30 de forma alguma, mesmo tamanho do D+, acabamento pobre com desculpa de ser “ambiental friendly”.
Ter o emblema da volvo estampado só faz dele um Geely mais caro. É a mesma coisa que comprar uma camiseta de algodão da Reserva pagando R$380,00 que é feita na mesma fabrica que produz camisetas para a marca XY e custa R$50,00. Pode trazer status, mas não signfica que é um produto melhor efetivamente.
Mas assim, estou apenas pensando em semântica. Um Dolphin + 2026 tbm pode ser considerado um upgrade em comparação ao 2024. Mas eu chamaria apenas de próximo carro, não de upgrade. Me chame de teimoso, mas estou com essa ideia fixa que upgrade é subir a categoria, enquanto que concorrentes diretos com ano mais novo é simplesmente um update.
Por isso eu disse que “para algumas pessoas” a marca é upgrade. Não é pra você, nem pra mim, mas tem muita gente que vê como upgrade sim.
Eu ainda vejo algumas diferenças na volvo, mesmo quando comparada com a Geely. O sistema do Google é um deles, a rede de recarga gratuita também, mesmo sendo pequena. O ADAS dele é fora de série. Não que isso justifique a diferença de valor, mas sempre tem quem veja isso como upgrade.
Pra quem liga pra isso, até mesmo um design mais esportivo pode ser encarado como upgrade.
Eu gostei bastante do Geely EX5, mas ainda não o vi pessoalmente. Pelos números, ele substituiria meus dois carros, tenho um Dolphin GS e um XC40 híbrido. O EX5 tem o tamanho do Volvo com as vantagens do Dolphin. O único porém é que chama mais a atenção de bandido pra assalto… o Dolphin já está mais consolidado e chama menos a atenção (meu Volvo é blindado).
Acho que não vou me mover por enquanto, mas parece que terei boas opções quando for trocar os carros.
Tenho exatamente as mesmas premissas, exceto quanto à revisão a cada 10 mil km. Isso não me incomoda.
Esteticamente, o Geely me parece muito mais bonito do que o Aion V, mas essa autonomia de 413km e sua bateria de 60kWh ainda não me convenceram. Por isso os olhos estão fixados no mais “feio”, que parece rodar mais sem pedir uma tomada.
Meu uso do dolphin plus é na estrada. Descarto o Seul e aquela cavalaria descomunal. Não preciso e não tenho $$$$ para sustentar troca de pneus recorrentes.
Concordo que a BYD deixa um vácuo ao não trazer um up grade para o dolphin plus. Já está na hora de apresentar uma opção com bateria superando os 400 km (INMETRO) de autonomia.
O Yuan pro tem autonomia vergonhosa e o resultado está aí: não é visto nas ruas e está encalhado nas lojas.
Esses novos lançamentos já tem ulgrades de careeegamebfi? Já carregam a 22kw? Ou ainda estão na tecnologia de 7kw??
O Dolphin Plus carrega a 11Kwh se for uma carregador trifasico, talvez até 22Kw
Estou aguardando um SUV da BYD com pelo menos 80kwh de bateria e 200kw de potencia.