Qual upgrade do Dolphin faz mais sentido pra você?

Negativo. 11kw é o máximo, e precisa ser necessariamente um carregador trifásico 380v (Fase-Neutro 220v). Se for um carregador trifasico 220v (F-N 127v) ele NÃO carrega. A opção mais comum é um carregador 220v (F-N 220v ou F-F 220v) onde carrega a 6.5Kw. (tem varios testes na internet comprovando)

Aparentemente não são nem todos os Dolphin Plus que aceitam os 11kw, mas nunca consegui confirmar essa informação já que a documentação da BYD é… “triste”… pra não dizer outra coisa.

1 curtida

Enquanto aguardo a revisão do meu Dolphin aproveitei pra fazer um test drive no GAC Aion V.

Achei o carro muito bem acabado. Isolamento acústico absurdamente superior ao Dolphin Plus. Fiz o test drive com o gerente da loja, então ele me deixou andar bastante com o carro. Direção bem firme assim que o carro começa a se movimentar, suspensão firme também, arrisco comparar com carros alemães.

As assistências são boas, centralização de faixa interessantíssima, chega a “desviar” para a extremidade da faixa ao passar do lado de veículos grandes, ZERO jogadas de um lado pro outro.

Me chamou a atenção a regeneração adaptativa. Na rodovia o carro ficava bem solto, na cidade mais preso, sem qualquer alteração do usuário. Provavelmente usa o radar do acc como nos Volvo.

Enfim, gostei demais do carro. Mas não é meu estilo. Além de ser um SUV do porte de Compass já quase pro Commander, acho quadrado demais. Mas é um carro que pode cair no gosto do brasileiro médio se a estratégia da marca for boa.

3 curtidas

Acabamento é primoroso, mas poderia ter mais bateria pelo tamanho e porte do carro.

Você me deixou curioso sobre a linha Aion e fui ver o line-up, vi o Aion Y que concorre com o Plus e as specs são muito interessantes, assim como o interior é classudo. Mas aqueles faróis “angel wings” na frente, vamos combinar, ninguém merece…

2 curtidas

Sem querer piorar mas já piorando. Os vídeos não fazem jus ao acabamento viu. Sabe aqueles materiais que parecem simples? Então, eles são sim de aspecto simples, porém tem uma qualidade muito boa. O couro também aparenta ser de excelente qualidade.

Ps; nunca imaginei, na minha vida, que um dia eu faria questão de testar o sensor de estacionamento dianteiro de um carro. Obrigado por isso BYD.

Quando fiz questão de testar isso o cara ficou sem entender nada e ainda perguntou “ué? O seu não tem sensor dianteiro?” Só respondi “tem, mas é complicado”.

2 curtidas

É meio off topic… mas mesmo não sendo engenheiro vou dar meus pitacos. Tenho a impressão que o motor influencia mas não é pelo peso. Parece mais pela potência mesmo que puxa mais bateria.
Eu entendo o ponto de que quem manda é o pé. Mas tem coisa que não existe pé que dê jeito.

Vou tentar dar um exemplo aqui com os carros da nossa realidade.

O Dolphin GS tem motor com 95 cv e 18.3 kgfm de torque.
A bateria dele é de 44,9 kWh.
O peso é 1412 kg.
A autonomia INMETRO é 291 km.
A autonomia comum posso dizer que é 340 km talvez.

O Dolphin Plus tem motor com 204 cv e 31.6 kgfm de torque.
A bateria dele é de 60,48 kWh.
O peso é 1658 kg.
A autonomia INMETRO é 330 km.
A autonomia comum posso dizer que é 390 km talvez.

Agora comparando: a bateria do Plus é 34,69% maior do que a do Dolphin GS.
Porém em autonomia o Plus só anda a mais de 13,40% a 14,71%.

De quem é a culpa?

Tem duas teorias:

• O motor mais potente gasta sim mais bateria;
  • A equação de combustível de foguete que citou faz sentido aqui, onde mais bateria = mais peso e aumenta o consumo (kwh). Isso não deixa a bateria adicional fazer um efeito tão grande.

Acho que pode ser um misto dos dois casos.
Mas só daria para saber se tivessem dois carros iguais (mesma bateria) com motores diferentes. Isso não é muito comum.

1 curtida

Eu acabei ficando curioso e fiz o Test Drive do Aion V semana passada também.

Achei tudo isso. O acabamento interno é muito melhor que o Dolphin Plus. A direção é mais firme. O tamanho é mais carro familia tipo Song, Taos, etc..
Já vem com estepe, o que não é comum…

Porém achei ele muito feio externamente. Parece Kia Soul.
É muito quadradão e não é meu estilo.

Eu também não compraria ele, mas achei melhor que o Yuan Plus hehe…, acho que estão começando a chegar carros melhores que o Yuan Plus.

Eu fui ver o Geely EX5 também e tirar algumas dúvidas.

Uma dúvida que não tem no site era sobre as revisões.
O EX5 é revisão de 20 em 20 mil igual os EVs da BYD (lembrando que o Aion V é só de 10 em 10 mil e acho um saco levar o carro na revisão, geralmente é longe e com horários limitados).

O custo da revisão do EX5 é R$ 444,54 depois R$ 749,90, depois R$ 444,54, depois R$ 1904,90, depois R$ 444,90 e por ai vai…
Achei parecido com BYD… tem essa mais cara de R$ 1904,90 aos 80 mil km, mas a de 749,90 é mais barata que os R$ 1040 da BYD.

O Test Drive do EX5 começa hoje e não consegui fazer ainda… mas achei ele mais carro que o Aion V, tanto em acabamento interno que tem um estilo mais moderno e bonito quando externo e em vários detalhes.

Eu empolguei e até entrei na pré-venda do EX5 (que tem bônus de 10 mil). Ainda estou decidindo se vou efetivar, mas acho que sim.
Vai me ajudar a viajar com a família com mais conforto.
Ai passo meu Dolphin Plus para a esposa e vendo o Dolphin Mini dela.
Inclusive quem quiser um Dolphin Mini com um ano de uso, tá a venda :stuck_out_tongue:

Volvo EX30 tem versões diferentes com mesmo motor e só bateria maior… Talvez ajude nessa análise…

1 curtida

Fiz o mesmo, exceto que não entrei na pré venda. Sábado já vai ser possível fazer o test drive no Iguatemi Campinas, to tentando arrumar uma desculpa pra passar por lá.

Concordo que ele é bem superior visualmente tanto ao Yuan quanto ao Aion V.

Me dói pensar em trocar meu Dolphin Plus e passar a pagar por revisões. Meu carro ainda é da leva com 5 revisões gratuitas.

Tem uma terceira, que é a mais provável: Curva de consumo x pedal acelerador. Vi isso claramente quando mudei do GS para o Seal.

Como o Dolphin GS tem um pico de potência mais baixo, devido a potência menor, a curva de aceleração do pedal (e portanto consumo) também é mais baixa. Na prática, a gente acelera menos e gasta menos, mesmo tentando manter o pé leve. Depois de muuuita pratica, mal relando o pé com o Seal, consegui chegar com consumo próximo ao Plus, apesar o carro ser mais pesado e ter uma equação de foguete desfavorável e ter uns cavalos eletrônicos a mais.

Se BYD permitisse um modo de condução “custom”, que poderíamos limitar a potência e com isso baixar a curva do pedal do acelerador, seria ótimo.

2 curtidas

A promessa era o yuan PRO vir como o yuan UP, bateria 45kw com um motor 135cv, ficando acima do dolphin gs, mas com autonomia propria alem de inversor interno oferecendo uma tomada convencional como a Shark. Infelizmente nao seguiram essa linha para ter uma opcao com 60kw e autonomia extendida em 130 km para manter mesmo motorizacao..

Acredito que eu prefiro ir para um SongPlus se fosse 100% eletrico, mas com a aparencia antiga, tbem nao gosto do design da linha PRO Song e Yuan!

Boa. É meio isso que pensei também.
Coloquei como “motor mais potente gasta mais bateria”, mas na verdade pensei nele puxando mais energia quando o pedal está teoricamente a 1% comparado com o pedal a 1% de um motor mais fraco (vai puxar mais energia).

Tem a ver com a calibração dessa curva de aceleração que comentou também porque se um motor muito forte como do Seal tivesse aceleração muito gradual no inicio da aceleração ia ter pouco curso do pedal para calibrar todo o resto da potência dele.
Como o Seal é (pouco gradual) imagino que o pedal é muito mais sensivel.

No Dolphin Plus seria (só para efeito ludíco) distribuir 204 cv no pedal de 0 a 100% e no Seal são 531 cv no mesmo pedal (não é bem isso, mas só para comparar). Então o pé tem que estar bem mais calibrado para usar o Seal de forma otimizada.

Se tivesse esse modo custom de condução eu iria querer limitar a potencia do motor na cidade como uma aceleração gradual que não usa toda a potencia do carro e ter outro modo para estrada.

1 curtida

O meu também é dessa leva.
Ai em vez de vender ele vou vender o Dolphin Mini.
Mas veja só: esse benefício que temos é mais psicológico do que algo significativo.
É 400 reais em um ano e no outro 1000. Isso dá R$ 2800 de revisão paga… é um desconto irrisório hehe…

Mas vou preferir vender o Mini por outro motivos: ele desvalorizou menos, peguei na pré-venda e tive 10 mil de bonus no mini (melhor que o desconto das revisões), o valor que vou vender não vai ser tão longe do que paguei, o plus é muito mais carro que o mini e o que eu ganharia a mais na venda do plus não acho que compensa a diferença dos carros.

Mas esse benefício das revisões em EV acho mais psicologico… o bonus na compra que geralmente é de 10 mil ou mais é melhor…

Será que rola aqueles pedais da Faaftech nos elétricos?

E é aí que o uso do ACC acaba sendo mais econômico em estradas. O computador do carro vai ter mais facilidade em dosar a potência do que nossos circuitos orgânicos e analógicos.

Me parece algo que pode ser resolvido de forma relativamente simples com alterações no mapa de potência em diferentes modos de direção. Salvo engano foi o próprio @julio que mencionou que em um update recente o eco do Seal ficou muito mais eco, até com limite de potência, diferentemente do eco do Dolphin Plus.

Concordo. O desconto é realmente mais negócio. Eu ainda tive a vantagem de receber os 2. 15k de bônus e ainda tive as revisões.

1 curtida

Mais uma “opção” (desta vez para o GS, não para o Plus, mas aproveio o tópico):

Então tá: um carro com jeito de “kei car on steroids” (ou jeito de Kia Soul, mais um @dawtaylor !), aparentemente feito para o mercado interno chinês, quer brigar com o GS, que tem um desenho global. A seu favor, ADAS e a rede de CSS da Chevrolet. Good luck!

Acho o pedal está mais associado ao torque do que com a potência, então teoricamente, em um carro com uma faixa de torque maior distribuída no pedal seria mais difícil controlar a aceleração do que em um com uma faixa de torque menor, aumentando o consumo. Porém, por mais que a potência seja o produto do torque pela velocidade, carros com motor de mesma potência tem especificação de torque diferente, por exemplo, o Dolphin Plus e o Aion V tem motor de 204 cv, mas o torque do primeiro é 7kgfm maior do que o segundo. Acredito que essa seja uma limitação devido o inversor de frequência usado, ou até uma limitação eletrônica do fabricante por algum outro motivo.

O ponto é que, pelo INMETRO, o Geely EX5 Pro, com bateria de 60kwh tem autonomia maior do que o GAC Aion V, com bateria de 75kwh. E o EX5 ainda tem potência e torque maiores, que pela lógica anterior, faria ele gastar mais. Mesmo comparando o EX5 PRO com o MAX a diferença de autonomia não parece justificável, porque a diferença de peso são só 50kg e a diferença de autonomia é de 64km.

@dawtaylor e @bgbraga , vocês que fizeram o test drive recentemente e que dirigem BYD, notaram alguma diferença significativa na aceleração do Aion V? É um carro mais pesado e com menos torque do que o Dolphin Plus, vocês sentiram se a resposta dele, numa ultrapassagem por exemplo, é pior?

Eu também fiz o test drive essa semana, mas estou saindo de um carro a combustão (Nissan Versa 1.6), então não consigo avaliar bem essas características. No mês passado, fiz o teste drive no Dolphin Plus, meu único incômodo foi que achei o espaço do motorista um pouco apertado, apesar do amplo espaço para os passageiros.

A entrega de potência do Dolphin Plus é maior. Provavelmente a diferença de torque e peso influencia nisso.

Eu acho o espaço interno dos 2 bem similar. Mas o interior mais minimalista do Aion da a sensação de melhor aproveitamento. Eu não consigo imaginar o motivo pra não se ter o seletor de marchas na coluna de direção. No Dolphin qualquer latinha de refrigerante no porta copos já atrapalha o uso do conjunto de botões do console.

Há que se levar em conta apenas que o Aion tem muitos ajustes na central que o Dolphin tem botões dedicados. Ajuste de retrovisor e modo de farol, por exemplo, e também não tem controles para freio de estacionamento ou auto hold, se costumar desativar o auto hold com alguma frequência, pode ser um ponto negativo.

1 curtida

A restrição de espaço que senti no Dolphin Plus foi na altura (por conta do para-brisa mais inclinado) e na lateral para as pernas, mas pode ter sido uma impressão por causa do console repleto de funções e pelo péssimo ajuste do banco que fiz na hora do teste. Depois disso, vieram essas novas empresas para o Brasil (GAC e Geely) e acabei voltando minha pesquisa para elas, por achar o custo-benefício melhor.

Também acho negativo todos os ajustes ficarem na multimídia, não passa confiança…