Ponto importante, mas acredito que logo chega o pacote pt-br numa atualização.
Eu tenho um Mini, provavelmente qualquer outro elétrico acima vai me impressionar hahaha mas me pareceu que pra uso real cidade/estrada tá sobrando potência/torque. Já torra autonomia/pneu com muita facilidade se não souber dosar o pé.
Sim, como é momento de constante evolução tecnológica nos elétricos, carros de poucos anos já parecem um pouco datados.
Enfim, achei um carro muito completo por 160k, se o design fosse mais adulto seria perfeito.
Olá amigos, depois de dois anos e meio, 72000 kms rodados, troquei meu Dolphin Plus por um Aion V.
O carro é surpreendente em todos os sentidos, mas principalmente na autonomia, fiz minha primeira “viagem longa” com ele, interior de PE à Recife (374 kms), chegando em casa com 22% de bateria. No Dolphin Plus, a mesma viagem, eu tinha que carregar no caminho uns 15% para poder chegar em casa com certa tranquilidade (uns 12% de carga).
O que é incompreensível, é que aparentemente o Aion V tem um consumo em estrada menor que o Dolphin Plus, apesar de ser maior e mais pesado. Trechos onde eu fazia uns 15kwh a cada 100 km no Dolphin Plus, agora faço 13kwh por 100kms no Aion V. Claro, considerando minha forma de dirigir, a temperatura e relevo da minha região.
Uma excentricidade é não ter o percentual da bateria no quadro de instrumentos, para poder ver fica escondido num submenu na multimídia… A GAC quer que nos baseemos numa estimativa de kms restantes no painel, que é imprecisa, porém bem menos do que as da BYD.
Às vezes não, o Mini tem um peso significativamente menor e pode ter agilidade parecida, tem que comparar algo como torque por peso do carro.
P. S. Não mesmo! Fui atrás, dividindo o torque por peso do Mini dá 0,013. Dividindo o do Aion UT Elite, dá 0,0125. Talvez você se impressione ao contrário, não subestime seu Mini.
No caso de Plus vs. UT Elite, a coisa fica gritante pois o UT é ainda 42kg mais pesado que o Plus!
Vai na mesma linha de comparar o Up Tsi com um Nivus Tsi, o Up parece muito mais esperto pela relação peso x potência.
Eu vi um review gringo onde diziam que o GAC tem uma gestão de energia muito mais foçada em eficiência do que em desempenho. Talvez seja a explicação.
Reduz a ansiedade por autonomia. Ver uma porcentagem descendo a cada poucos km pode dar uma sensação de estar drenando mais rapidamente. Fora que porcentagem é sempre uma estimativa, nunca uma medida, então tende a apresentar erros/inconsistências.
@Anatel, depois traga sua experiência aqui com o carro, principalmente de estrada e autonomia. Já que tu sabias exatamente o consumo do Dolphin Plus, é um ótimo parâmetro de comparação.
É impressionante o baixo consumo que todos os donos (e testes) de aion V reportam. Por outro lado, o aion ut saiu com consumo mais alto que o V, mesmo sendo mais leve e argumentavelmente com aerodinâmica melhor (aqui to chutando ao olhar o design dos dois carros). Como os bacharéis do grupo interpretam?
Provavelmente eficiência do conjunto de conversor de potência e motor. Se o carro é mais leve e aerodinâmico, só sobra a eficiência do conjunto motriz.
Diria que o conjunto elétrico do UT é menos eficiente por, talvez, ser mais barato e ter alguns cortes de custo em relação ao V. Mas é especulação da minha parte.
Fui conhecer o Ora 5 hoje enquanto espero a revisão do D+, carro bem interessante, pelo menos estaticamente, a concessionária não tinha unidade de test drive ainda. Achei o espaço muito bom, porta malas bom também, interior bem resolvido e tal.
Aproveitei e fui ver o UT também, por fotos o carro parece menor do que de fato é. O porte é muito bom, mas aquela tampa de porta malas me parece um imã de colisão traseira. O torque de 1.0 TSI não é problema mesmo, o fato de vir a 0 rpm faz parece muito mais, claro que não se compara ao Dolphin Plus, mas não destraciona e coloca bem a potência no chão. Gostei do acabamento e do interior. O cluster central é muito bom, comentei em outro tópico o quanto era bem utilizado e a opinião segue a mesma, somente informações realmente uteis, contraste excelente que facilita DEMAIS a visualização/leitura.
Em resumo, BYD precisa comer muito arroz com feijão tanto em interior quanto em design de interfaces pra correr atrás desses novos modelos. Dei uma olhada por cima no SE, é melhor que o Plus em muita coisa, mas o interior é muito inferior aos concorrentes, a tela chega a ser ridícula, com um design consistente até a tela do GS/Plus poderia ser melhor.
É mais firme, parece mais a suspensão de Europeu do que de chinês, mas não chega a ser firme como um Alemão. Um detalhe é que o trecho do test drive em Jundiaí é extremamente bem conservado, então pode favorecer demais a percepção da suspensão.
Tá certo isso? Ele chegou por 269 e baixou 50 pra 219…
Na reportagem fala que chegou por 229 e baixou os mesmos 50 para 179… Parece que jornalista ouviu no bar que baixaram 50, achou uma referência de 229 e fez a conta…rs
Mas piada à parte, se baixou mais 40 ou 50 mil é pra encerrar a operação realmente…