Qual Wallbox receberam da BYD

Qual foi o modelo de wallbox que vocês receberam da concessionária BYD?
Quais especificações?

1 curtida

Ta aqui um video que postei do Wallbox que a BYD deu de “brinde”

1 curtida

O meu é esse mesmo do vídeo.

O meu tbem é idêntico à esse di vídeo.

Galera, uma duvida o walbox precisa ficar ligado o tempo todo? Ou so ligar quando for usar?

1 curtida

Ele fica ligado o tempo todo em “stand-by”, como uma televisão.

2 curtidas

Como falado ele fica em stand by, mas se for um preocupação pode desarmar o disjuntor dele e só ligar antes de usar. Mas as vezes precisa resetar ele antes de usar quando você liga novamente. Mas nada de mais.

Uma dúvida: o Wallbox original da BYD carrega exclusivamente com 32A ? Ou consigo ajustar ele para carregar numa fiação que só suporte 20A por exemplo ?

Minha dúvida é porque talvez eu tenha que instalar provisoriamente num local onde não farei a infra necessária para fornecer 32A

Tive a mesma dúvida, e a resposta é sim, ele vai carregar direto com 32A sem qualquer opção de selecionar a carga em uma corrente menor. Imagino que ele só aceitaria uma carga com 16A, ou até 10A, se o carro estivesse limitando isso por algum motivo. Nessa situação sua o ideal seria um carregador portátil, daqueles que vc selecionar de 10 a 32A no próprio carregador.

Entre no site da BYD baixe o Manual do WallBox e tire a sua divida, lendo ele já antecipo que NÃO existe esta opção

Em viagem, eu fiz uma instalação precária na casa da minha irmã… Sem terra… Apenas Neutro.
Ele carregou em 3,2 kw/h…
Ou seja… Chaveou para.metade automaticamente.

Como será que ele “identificou” essa necessidade ? Temperatura dos fios talvez ? Os carregadores portáteis tem um medidor de temperatura né que diminui a carga quando esquenta demais, talvez haja algo assim.

Duvida …mas você ligou DUAS FASES, pois atras do Wallbox você pode ligar as duas fases dando 220v + Terra e ter os 32a, não sei estou falando errado, o fato de ligar uma fase e neutro será que é ppor isso que carrgou com 3.2KW/h? sei que aqui em casa esta ligado FASE+FASE+TERRA e ele chega aos 6. alhuma coisa que é o limite do carro para carregamento

Identificou pela tensão de entrada. Como ligou neutro + fase o Wallbox recebeu 127V e não 220V.

Por isso a carga limitada a 3,2 kWh.

1 curtida

Hmm no meu caso então não conseguiria fazer isso pois moro em região onde 1 fase só já possui 220v

Sugestão …neste caso para esta regiao compensa voce comrpar um Carregador portatil de 3.5 e deixar o WallBox que seria de parede para o local onde voce possui o 220v

Sim tá chegando o portátil só queria saber se viajava com o carro pra roça com o Wallbox, mas acho que com os fiozinhos lá da fazenda se eu botar no 220 boto fogo no cerrado :joy:

Só por curiosidade, em alguns estados, como SP, cada fase é de 127V. Portanto fase + neutro dá 127V. Já fase + fase dá 220V.

Por que é 220V se 127+127=254? É que não é uma soma, as fases são em corrente alternada em formato senoidal, e sem entrar na matemática, para obter a tensão com duas fases multiplicamos por √3 (aprox. 1,73): 127 * 1,73=220.

Em outros estados, como Goiás, cada fase tem 220V. Assim fase + neutro é 220V e fase + fase é 380V (220 * 1,73).

O terra não faz parte do cálculo, pois seu objetivo é proteção e não é para ser usado para transferir energia.

E no Brasil não existe 110V (é 127V como explicado acima). Essa confusão persiste porque 110V existe em alguns paises e a soma de 110 + 110 é 220, dando a impressão errada que uma fase é 110V e duas juntas é 220V.

2 curtidas

Em teoria isso não faz diferença, afinal de contas o Wallbox não sabe se aquele pedaço de cobre conectado atrás dele é um neutro ou uma fase, o que ele sabe é que a DDP (diferença de potencial) entre os terminais é de 220v. Portanto, um sistema MONOFÁSICO 220v (Fase-Neutro 220v) ou um sistema BIFÀSCIO 220v (Fase-Fase 220v) se comportarão da mesma forma. Isso só aconteceria se for um sistema monofásico 110v (Fase-Neutro 110v), que aí não tem nem como extrair os 220v em uma instalação dessa sem mudar o padrão de entrada.

Uma curiosidade normal é ver que vários equipamentos, principalmente de Aliexpress, são especificados como 220v e tem conectores Fase-Neutro, e muitas pessoas se perguntam se é possível utiliza-los com Fase-Fase 220v, se afinal de contas a d.d.p sempre é de 220v. A resposta é sim, o equipamento será compatível, o único porém é que no esquema interno de uma equipamento 220v Fase-Neutro é comum que o terminal identificado como “Neutro (N)” passe direto através do equipamento até o terminal de utilização, sem nenhum dispositivo de proteção ou chaveamento. Dependendo do tipo de equipamento e uso isso pode ser ou não um problema, e no caso dos que funcionam como relê de chaveamento isso poderia ser resolvido com uma contatora, por exemplo.

2 curtidas

Qual o tamanho do cabo deste Wallbox?