Olá a todos! No projeto de entrevista com usuários do mês passado, um cliente sugeriu que a BYD adicionasse a função Smart Start. Algumas marcas no mercado brasileiro (GWM, VOLVO) já possuem essa função. Percebi que todos no fórum também mencionaram que essa função é bastante importante. Espero que vocês possam explicar por que essa função é necessária e onde ela é utilizada, para que eu possa explicar em detalhes a demanda por ela à empresa.
Será que é apenas ligar o carro assim que destrava e entra? Realmente não é feito mais nada senão ligar o carro, poderia já ligar certo? Acho que para deixar a mecessidade de apertar o botao de start…
Olá, Liz.
Essa função é a mesma que existe no Song Pro, por exemplo, em que vc destrava o carro, entra nele e o carro já está ligado, pronto para se engatar o D e dirigir. Não é necessário apertar o botão de Start para ligar o carro.
Vcs já possuem isso em veículos dentro da linha BYD, podem implementar nos outros, como o Dolphin, pois me parece uma questão puramente de software.
Eu sugeri esse recurso pois ele agiliza muito o embarque. Você destrava a porta, o carro já liga, você entra e enquanto coloca o cinto de segurança o sistema inicia, aí é só colocar em drive e sair. Nas boas palavras do @dawtaylor , isso é qualidade de vida.
Eu iria mais adiante e incluiria segurança: já escapei de sequestro relâmpago em que os bandidos, 2 metros à minha frente, se viraram para me abordar assim que ouviram o clique de abrir as portas. Mas fui rápido, em menos de 2 segundos eu entrei, fechei a porta, travei o carro, inseri a chave e girei, destravei o freio e puxei a alavanca de câmbio para sair rasgando, por sorte não tinha carro parado na frente. Fosse no Dolphin, eu teria que pedir aos bandidos que esperassem o start do multimedia. Já no Dolphin com Smart Start, eu teria maiores chances de sair rápido. É um exemplo extremo, raro, mas que infelizmente existe.
E não custa nada implementar…
Então mais do que um cliente sugeriu isso nas entrevistas, pq eu tbm sugeri…
Como tenho isso no meu Song Pro, quando uso o Dolphin, sinto falta…
Junto com o Smart Stop (será que existe esse nome?), paro o carro, tiro o cinto, abro a porta e saio, não preciso me preocupar em colocar no P, desligar no start stop, nada disso, quando trava a porta, o carro desliga…
Se não me engano quando tira o cinto do motorista ele já aciona o P automaticamente.
Hoje você consegue trancar o carro com ele ligado, e ele fica ligado dentro Com o seu “Smart Stop,” poderia vir uma opção de manter assim ou desligar o carro quando travar.
Vejo a função como uma praticidade gigante. Como mencionado pelo @Truc_dp, o carro e a multimídia levam algum tempo para iniciar após acionar o botão de start.
Dado que veículos elétricos não precisam aguardar fluídos circularem pelo motor, ou aguardar o motor atingir uma certa temperatura, não vejo razão para a existência de um botão de start.
Volta e meia me pego usando o botão de partida remota da chave para ter algo semelhante, não somente pela climatização.
Acho que, mesmo com o smart start, ainda haveria um atraso porque o sistema do Dolphin leva muito tempo para inicializar, não sei se o do Volvo é muito rápido ou se ele já começa a se iniciar quando a chave se aproxima do carro, mas em uma situação extrema (como a de segurança mencionada) seria bem mais rápido para entrar e sair. Talvez o Volvo não desligue o sistema, mas sim entre em um modo de repouso profundo, que seja mais rápido para estar pronto.
Sim, quando tira o cinto, mesmo no Dolphin já entra em P.
No Song Pro, tanto o ligar, quanto desligar automaticamente ao abrir ou trancar o carro são opções que vc pode habilitar ou desabilitar. Fica ao gosto do freguês… É só a BYD replicar o que já tem nos outros carros nos Dolphin…
No Dolphin, vc já consegue colocar em D em algum momento durante a animação de abertura da multimídia, não precisa esperar terminar, ganha um pouquinho de tempo…
O smart start seria bem legal mesmo,
O smart stop já seria ruim, a não ser que fosse opcional e não obrigatório como acontece na BMW
Na BMW, no i5, se você parar o carro e abrir a porta, ele já desliga, e péssimo!!
eu mesmo várias vezes ao dia, quando estou resolvendo coisas não rua, estou no BYD, não desligo o carro, deixo ele climatizado no calor de Goiânia
Se for no i5, ele desliga, não tem opção de ficar com ar ligado climatizando!
Sim sim. Mas com algo como o smart start tu meio que ganha esse tempo sem precisar acertar o timing
Sim, sem dúvida, tbm por isso é um recurso que espero que a @Liz2025 consiga implementar rapidamente nos Dolphins.
No Song Pro, além de ser opcional podendo ser desabilitado na multimídia como mostrado na foto que mandei uns posts acima, ele só desliga quando vc tranca o carro, não quando abre a porta…
alguém já testou se a função “desligar automaticamente” implementada no Song Pro impede o pisca alerta após desligar o carro? as vezes ligamos o pisca quando é proibido estacionar e queremos deixar ligado mas travado.
Também concordo em agilizar mais a partida, mas as vezes saio do Dolphin GS e necessito deixar o ar condicionado ligado. Poderia ter uma configuração, apra o usuário definir.
Seria ótimo Liz, agilizaria muito a partida …
É o sistema que o usuário entra no carro aperta o pedal do freio e o carro liga. Não é necessário apertar o botão “start stop”
A multimídia não precisa ligar completamente para sair com o carro. Assim que o painel sobe os icones, ja dá de colocar na marcha e sair.
Mas o interessante é que não é nada como reinventar a roda. Como o @Br_Robot demonstrou isso tudo já existe no software da BYD. É só a questão de compatibilidade e liberação.
Tb no Yuan Pro, é opcional, basta configurar.
Nossa! No Mini eu aperto o Start e 1s depois posso usar o cambio e sair com o carro, mesmo que a tela multimídia ainda esteja carregando.
Mas sim, a função auto start traz mais comodidade.