Sobre os recursos do Smart Start

Olá a todos! No projeto de entrevista com usuários do mês passado, um cliente sugeriu que a BYD adicionasse a função Smart Start. Algumas marcas no mercado brasileiro (GWM, VOLVO) já possuem essa função. Percebi que todos no fórum também mencionaram que essa função é bastante importante. Espero que vocês possam explicar por que essa função é necessária e onde ela é utilizada, para que eu possa explicar em detalhes a demanda por ela à empresa.

Será que é apenas ligar o carro assim que destrava e entra? Realmente não é feito mais nada senão ligar o carro, poderia já ligar certo? Acho que para deixar a mecessidade de apertar o botao de start…

Olá, Liz.

Essa função é a mesma que existe no Song Pro, por exemplo, em que vc destrava o carro, entra nele e o carro já está ligado, pronto para se engatar o D e dirigir. Não é necessário apertar o botão de Start para ligar o carro.

Vcs já possuem isso em veículos dentro da linha BYD, podem implementar nos outros, como o Dolphin, pois me parece uma questão puramente de software.

Eu sugeri esse recurso pois ele agiliza muito o embarque. Você destrava a porta, o carro já liga, você entra e enquanto coloca o cinto de segurança o sistema inicia, aí é só colocar em drive e sair. Nas boas palavras do @dawtaylor , isso é qualidade de vida.

Eu iria mais adiante e incluiria segurança: já escapei de sequestro relâmpago em que os bandidos, 2 metros à minha frente, se viraram para me abordar assim que ouviram o clique de abrir as portas. Mas fui rápido, em menos de 2 segundos eu entrei, fechei a porta, travei o carro, inseri a chave e girei, destravei o freio e puxei a alavanca de câmbio para sair rasgando, por sorte não tinha carro parado na frente. Fosse no Dolphin, eu teria que pedir aos bandidos que esperassem o start do multimedia. Já no Dolphin com Smart Start, eu teria maiores chances de sair rápido. É um exemplo extremo, raro, mas que infelizmente existe.

E não custa nada implementar…

5 curtidas

Então mais do que um cliente sugeriu isso nas entrevistas, pq eu tbm sugeri… :sweat_smile:

Como tenho isso no meu Song Pro, quando uso o Dolphin, sinto falta…

Junto com o Smart Stop (será que existe esse nome?), paro o carro, tiro o cinto, abro a porta e saio, não preciso me preocupar em colocar no P, desligar no start stop, nada disso, quando trava a porta, o carro desliga…

1 curtida

Se não me engano quando tira o cinto do motorista ele já aciona o P automaticamente.

Hoje você consegue trancar o carro com ele ligado, e ele fica ligado dentro Com o seu “Smart Stop,” poderia vir uma opção de manter assim ou desligar o carro quando travar.

Vejo a função como uma praticidade gigante. Como mencionado pelo @Truc_dp, o carro e a multimídia levam algum tempo para iniciar após acionar o botão de start.

Dado que veículos elétricos não precisam aguardar fluídos circularem pelo motor, ou aguardar o motor atingir uma certa temperatura, não vejo razão para a existência de um botão de start.

Volta e meia me pego usando o botão de partida remota da chave para ter algo semelhante, não somente pela climatização.

Acho que, mesmo com o smart start, ainda haveria um atraso porque o sistema do Dolphin leva muito tempo para inicializar, não sei se o do Volvo é muito rápido ou se ele já começa a se iniciar quando a chave se aproxima do carro, mas em uma situação extrema (como a de segurança mencionada) seria bem mais rápido para entrar e sair. Talvez o Volvo não desligue o sistema, mas sim entre em um modo de repouso profundo, que seja mais rápido para estar pronto.

Sim, quando tira o cinto, mesmo no Dolphin já entra em P.

No Song Pro, tanto o ligar, quanto desligar automaticamente ao abrir ou trancar o carro são opções que vc pode habilitar ou desabilitar. Fica ao gosto do freguês… É só a BYD replicar o que já tem nos outros carros nos Dolphin…

1 curtida

No Dolphin, vc já consegue colocar em D em algum momento durante a animação de abertura da multimídia, não precisa esperar terminar, ganha um pouquinho de tempo…

O smart start seria bem legal mesmo,

O smart stop já seria ruim, a não ser que fosse opcional e não obrigatório como acontece na BMW

Na BMW, no i5, se você parar o carro e abrir a porta, ele já desliga, e péssimo!!

eu mesmo várias vezes ao dia, quando estou resolvendo coisas não rua, estou no BYD, não desligo o carro, deixo ele climatizado no calor de Goiânia

Se for no i5, ele desliga, não tem opção de ficar com ar ligado climatizando!

1 curtida

Sim sim. Mas com algo como o smart start tu meio que ganha esse tempo sem precisar acertar o timing

Sim, sem dúvida, tbm por isso é um recurso que espero que a @Liz2025 consiga implementar rapidamente nos Dolphins.

1 curtida

No Song Pro, além de ser opcional podendo ser desabilitado na multimídia como mostrado na foto que mandei uns posts acima, ele só desliga quando vc tranca o carro, não quando abre a porta…

alguém já testou se a função “desligar automaticamente” implementada no Song Pro impede o pisca alerta após desligar o carro? as vezes ligamos o pisca quando é proibido estacionar e queremos deixar ligado mas travado.

Também concordo em agilizar mais a partida, mas as vezes saio do Dolphin GS e necessito deixar o ar condicionado ligado. Poderia ter uma configuração, apra o usuário definir.

Seria ótimo Liz, agilizaria muito a partida …

É o sistema que o usuário entra no carro aperta o pedal do freio e o carro liga. Não é necessário apertar o botão “start stop”

A multimídia não precisa ligar completamente para sair com o carro. Assim que o painel sobe os icones, ja dá de colocar na marcha e sair.
Mas o interessante é que não é nada como reinventar a roda. Como o @Br_Robot demonstrou isso tudo já existe no software da BYD. É só a questão de compatibilidade e liberação.

Tb no Yuan Pro, é opcional, basta configurar.

1 curtida

Nossa! No Mini eu aperto o Start e 1s depois posso usar o cambio e sair com o carro, mesmo que a tela multimídia ainda esteja carregando.

Mas sim, a função auto start traz mais comodidade.