Como não achei nenhum teste desse tipo, resolvi fazer um.
Escolhi um trecho de 10km da rodovia Anhanguera entre Vinhedo e Jundiaí. Realizei o teste zerando o Trip e reiniciando a curva de energia nas opções da multimídia a cada início de trecho. Tirei uma foto no final de cada trecho, como essa:
Mantive a velocidade constante em um percurso de 3 voltas (totalizando 60km). Fiz esse percurso em 3 velocidades diferentes, 60 km/h, 80 km/h e 100 km/h. O resultado está na tabela abaixo:
Uma coisa que percebi é que ao reiniciar a curva de energia somente o gráfico da curva é apagado, mas o consumo médio não é zerado, continua sendo o consumo dos ultimos 50km percorridos. Portanto para efeito de cálculo de autonomia usei somente a 3a. e última volta de cada percurso que já passava dos 50 km e não estava mais “contaminada”. Fiz um calculo de autonomia com este consumo, descontando (baixando) ainda 20% para eventuais perdas em subidas ou ultrapassagens em um cenário menos controlado. Resultado:
Como o limite de velocidade na Anhanguera é de 100 km/h, fiz uma extrapolação exponencial (o arrasto aerodinâmico é em função do quadrado da velocidade) para estimar a autonomia em velocidades superiores:
Dá pra notar que a velocidade tem uma influência pesada na autonomia. Se a pessoa tiver paciência, não for atropelada por um caminhão e conseguir manter uma velocidade máxima de 60 km/h vai ter uma autonomia de 500km! Por outro lado, se for pé de chumbo, vai fritar a bateria e a autonomia.
Excelente post Julio!! neste caso é um uso 100% estrada e ainda foi bem econômico, imagino que no uso urbano ele deve ser mais econômico ainda, por causa das regenerações em descida. utilização do freio, e também a limitação de velocidade das vias urbanas
Fiz minha 1a viagem com meu Dolphin, 122km (ida e volta), carga bateria 100%,
regeneração alta, velocidade sempre que possível entre 80 e 100km/h, ar desligado, vidros abertos. O consumo foi de 31% da carga o que sugere uma autonomia de 393km.
Proximo sabado, programada viagem bate e volta de Balneario a Curitiba, locais de recarga ja programados. Como é a primeira viagem mais longa, vamos atualizando os companheiros.
Ai que está a pegadinha… até zera na tela, mas o valor que aparece depois ainda é a média dos últimos 50km. A opção de zerar na multimídia só limpa velocidade média e tempo.
Sério? Pra mim limpou até aquele gráfico que aparece na multimidia, pra mim ele zerava o histórico da média tb…
Pois é, faz um teste: pega um dia que a média tá bem alta, zera pelo painel e dirige o carro bem lento e suave, vai continuar mostrando o valor alto na média, pelo menos comigo acontece isso. Não é como no computador de bordo dos carros a combustão, quando a gente zera o consumo é zerado tb.
Tbem achei estranho, para isso a intenção da foto, para ver se algum dos especialistas presentes no fórum, que tudo sabem e que norteiam nossas ações, conseguem explicar.