Teste: Consumo do Dolphin GS na estrada em diferentes velocidades

As únicas explicações que eu vejo para fazer 4,7 kWh/100km é que você desceu uma serra ou algum defeito no carro… Se tava em pista plana, aí tem que mandar para a BYD pq seu seu carro faria 900 km com uma carga rs…

4 curtidas

Eu desliguei esse consumo dos últimos 50km do meu painel. Percebi que estava me atrapalhando a dirigir, sendo que no final das contas eu maneirar o pé deve me dar uma autonomia final a mais de uns 10 a 20% só. Pra quem tem carregador em casa pra carregar diariamente acho besteira ficar se atentando a isso.

Comprei o carro que não gasto nada pra andar pq tenho fotovoltaica e ficava “vigiando” o consumo mais do que no meu carro a combustão kkkkkk. Foi bom para entender sobre o consumo do elétrico.

Porém para viagens é fundamental observar isso.

3 curtidas

Foi na serra de curiba para sc

Foi na serra de curiba para sc

Explicado!!

Eu desliguei esse consumo dos últimos 50km do meu painel. Percebi que estava me atrapalhando a dirigir, sendo que no final das contas eu maneirar o pé deve me dar uma autonomia final a mais de uns 10 a 20% só. Pra quem tem carregador em casa pra carregar diariamente acho besteira ficar se atentando a isso.
Comprei o carro que não gasto nada pra andar pq tenho fotovoltaica e ficava “vigiando” o consumo mais do que no meu carro a combustão kkkkkk. Foi bom para entender sobre o consumo do elétrico.
Porém para viagens é fundamental observar isso.

Perfeita colocação @gynbrb

Nao é ?

Tipo, o carro já é econômico, pq eu tô fissurado nesse consumo ? Rss

Mas foi bom acompanhar pra aprender um pouco sobre o elétrico.

Descendo a serra entre Curitiba e Joinville consegui regenerar 4% da bateria.

Esse feriado desci pra Paraty-RJ pela serra de Cunha…Cara, como regenera na descida…a foto foi de como terminou a descida da serra com 2.4kw/100. Quando iniciei a descida estava em 17kw/100 vindo de Jundiai/Sp. Agora na subida torrei o que regenerou na descida…rs

3 curtidas

Este foi meu consumo em uma viagem de 940km de aparecida para caldas novas…. com 4 adultos e uma criança… a viagem foi tranquila … fizemos 6 paradas. Sendo 5 carregadores rápidos e 1 com carregador lento … mas foi tranquilo… andando na velocidade da via (100, 110) modo eco e regeneração standard… levei carregador portátil pois a cidade
Não tem carrgadores… fiz contato com o hotel para disponibilizar uma tomada … feito
Com sucesso …

4 curtidas

Muito legal @abcampos083

Excelente! Sou de Brasília então vamos muito pra Caldas Novas, sabe me dizer qual hotel você ficou? Geralmente a gente fica do Golden Dolphin Grand Hotel.

1 curtida

Viajando percebi uma diferença grande no consumo entre eu andar no piloto automático e eu mesmo controlar a velocidade. Sendo que aparentemente eu mesmo controlar faz a regeneração nas reduzidas de velocidade do que quando no piloto automático.

Nesta semana sai da região de Americana,SP pegando a Bandeirantes, Rodoanel, Imigrantes até o Guarujá.
Velocidade de cruzeiro entre 85 a 91km/h. o Carro fez 256,7km percorridos sobrou 44% de bateria na descida da serra ele recuperou 3% da bateria.
Subida mesma velocidade de cruzeiro, o carro fez 263,4km percorridos sobrou 27% de bateria.

2 curtidas

@Nilton Nilton, que bom que vc trouxe esse tópico pra cima e deu chance pra muita gente - como eu - ver o brilhante teste do Julio pela primeira vez.

@julio , além do arrasto da velocidade, as perdas no motor aumentam fortemente conforme a rotação aumenta (perda indutiva, etc.). Visando isso, a Eaton desenvolveu um câmbio para caminhões elétricos, para aumentar a eficiência tanto em subidas quanto em altas velocidades. Faz sentido.

Não me surpreenderia se a proxima geração de VEs viesse com um câmbio CVT… com isso se conseguiria manter torque e rotação constantes, no seu ponto de máxima eficiência… poderia aumentar bem a autonomia…

1 curtida

Segue as fotos do painel do carro mostrando o consumo que mencionei.
Lembrando que os dois trajetos sempre com o ar condicionado ligado com temperatura de 23 graus nas velocidades 2 e 3.


Mas tem q segurar bem no freio, nao? Estou pra testar a serra de Ubatuba, mas mesmo em alto, a regeneração nao parece segurar tanto o carro.

Vi aqui no forum que o freio do dolphin é colaborativo/cooperativo(nao lembro o termo correto). Ao pisar no pedal do freio de leve, ele aumenta primeiro a frenagem pelo motor(aumentando a regeneração) pra depois de certa pressão de frenagem acionar a pinça de freio… então eu deixo minha regeneração no standard e controle pelo pedal de freio… diferente dos carros comuns, pode descer a serra toda com o pé no freio de boas que o freio não vai esquentar, porque na maior parte do tempo, ele vai estar freiando com o motor, desde que não seja frenagem muito bruscas.
Repara que no standard o maximo de regeneração que chega é por volta de -11Kw, ao pisar no freio essa regeneração aumenta.

2 curtidas

Bacana seu teste mas depende muito se o trecho é plano ou com ladeiras, mesmo que tenha descida a regeneração é menos eficiente do que o consumo.

Noquei que nos 2 dois meses de uso do meu GS, meu consumo aumentou 90KWh em cada mês de jan e fev.

Uma dica pessoal:

Observem que quando desligam o carro quase que imediatamente o painel exibe a km percorrida e o consumo em kw/h desde que ligou o carro…

E a medição é exata!

Assim, para testes de consumo, lembrem-se que assim que ligar o Dolphin ele começa a medir, fornecendo os dados exatos assim que o desliga!

Vejam abaixo o consumo do meu Dolphin GS em RODOVIA sempre com ar-ligado:
a primeira foto é a 90 km/h e a segunda é a 110 km/h…
Fica evidente que a velocidade é a maior vilã. Como o Dolphin usa 100% do torque a 1 RPM o aumento do arrasto prejudica bastante o consumo em estrada


3 curtidas