Hoje fui testar melhor a saída do adaptador V2L que comprei no ali já com plug femea padrão brasileiro.
Eu havia testado já com um carregador de celular, tudo certo. Mas hoje resolvi plugar um carregador veicular portatil, desses que vc consegue travar a corrente. Pra não correr o risco de sobrecarga, defini em 8A.
Me surpreendi com a leitura da saída. Ao invés da tensão no carregador travar próximo dos 220V, ela estabilizou em 95V. Isso pq o carregador aceita 85V-264V.
Aí deixei uns dois minutos e desliguei tudo. Mas paira a duvida: a tensão de saída do Dolphin no modo V2L é dinâmica assim mesmo?
Atualizando: testei com meu medidor e um carregador simples de celular. Mesma coisa, tensão de saída por perto de 98V. Vou passar na oficina da BYD pra ver se resolvem.
Atualizando vocês: fui na oficina da BYD hoje e o V2L não funcionou. O carro detecta o adaptador, mas não liberou energia. Eu desconfio que foi por conta da bateria de tração com carga baixa (12%), mas nem o cara da oficina sabe qual é o % em que isso acontece. Suponho que seja o motivo pois conta no manual de uma forma um tanto genérica.
Vou dar uma carga completa no carro e ver o que acontece (a bateria estava baixa de propósito pois o manual também recomenda descer a carga até 10% uma vez a cada 3 a 6 meses).
Exato, entendo que seja um problema pois até onde sei o padrão de saída dos Dolphin no BR deveria ser 220V…
Mas já ouvi outro caso no grupo de whatsapp que tb veio regulado pra 100V. E tb tem o caso do cara que veio 220V e ele pediu pra oficina autorizada ajustar pra 127V, com sucesso.
Comprei um da Aliexpress. A saída parece ser de 110V, mas ao colocar o multímetro fica variando entre 70 e 110V, provavelmente por ser uma onda senoidal modificada, o que dificulta a leitura do aparelho. Mais tarde vou trazer um osciloscópio do laboratório e vou ver o formato de onda certinho.
Julio com toda esta variação, utilizar ele como um powerbank em um momento de necessidade como essa que tivemos em SP do vendaval e 2 dias sem energia, por exemplo para ligar um refrigerador de 110V de 3a pelo relato aqui ficaria muito instavel certo?
Fiz um teste com um liquidificador e funcionou normalmente. Não é o ideal, mas mesmo não sendo uma onda “pura”, os aparelhos eletroeletrônicos funcionam, mas é bom usar só de vez em quando.
Pelo que entendi é isso mesmo, o V2L é o conversor do carro funcionando “ao contrário”, por isso estou curioso para medir com o osciloscópio, deveria ser 220V a saída.
Acredito que seja ajustável nas configurações do carro. Talvez seja um daqueles menus secretos de desenvolvedor como tem nos celulares Android que só a ccs tem acesso. Afinal estes carros se parecem muito mais com um celular sobre rodas do que com os tradicionais carros a combustão.
Aqui em SC, a rede sendo nativamente 220v(1 fase), o ideal seria que o inversor do carro fornecesse essa mesma tensão no V2L.
Muito estranha essa saída… Primeiro está 50Hz (no Brasil é 60Hz). Até aí ok, na China a rede é 50Hz. O formato de onda está bom, sem muita distorção.
Mas o problema está na tensão de 99,8 V sendo abaixo até dos 127 V do Brasil. Pelo que pesquisei somente o Japão usa 100V. A dúvida é onde essa tensão pode ser configurada, não achei nada no manual ou nas opções de multimídia. Talvez seja o que o Driver comentou, algum menu oculto e só altera via ccs.