V2L (vehicle to load)

Olá. Chegando agora ao forum. Gostaria de contribuir com a experiência que estou tendo com o V2L do meu Dolphin Plus.
Uma das intenções desde o inicio foi utilizar o veículo como complemento ao meu sistema solar hibrido que hoje possui um banco de baterias chumbo acido de 4x moura solar 210ah.
A intenção é não drenar majs que 10% da bateria para não comprometer a vida util mas poder utilizar a potência maxima do meu inversor que é de 8kw da Deye.
Recebi o carro em 09/12 e ja tinha recebido o meu adaptador do alliexpress. Porem ao ligar no carro não ativou o V2L. Anteriormente eu ja tinha lido sobre especificações do protocolo v2l e achei no forum cleanenergy uma foto do conector e identifiquei que o meu veio com os pinos invertidos entre CP e PP. Desmontado o conector e ajustando funcionou a ativação porem a tensão ficou como outros colegas comentaram: ±90v e 50hz. Ao falar com a o pos venda da BYD em torno do dia 15 eles ficaram de me retornar porem so depois de alguma insistência eles organizaram com a concessionária. No atendimento com o técnico pedi que deixasse a saida em 230v 60hz (aqui a tensão é 220v F-N) pois com carga maior a tensão tende a cair um pouquinho. Isto ajustado iniciei os testes no inversor e consegui configurar ele para limite de potência do gerador em 3000w e ficou entregando 224v e 60hz perfeito constante porem o conector do adaptador ficou muito quente o que inviabiliza o uso continuo como preciso. Acabei por comprar um conector tipo 2 no aliexpress e montei eu mesmo um cabo que vai direto do carro ao inversor com um cabo PP 6mm com o controle remoto pelo inversor, pois ele tem um rele seco para a ativação automática do gerador (coloquei o rele em serie com o resistor da foto com um cabo PP de 1,5mm para o controle). Ontem a noite testei uma desconexão da concessionária e para meu perfil de uso das 20:00 as 8:00 ele baixou de 100% para 75% com um consumo de aproximadamente 15kw nesse período medido pelo inversor sem aquecer nada… A partir de agora não me preocupo mais com apagões.
Podem usar a imagem a seguir como modelo se quiserem montar seus próprios cabos v2l. Inves de comprar o adaptador com tomada, comprei este adaptador:

images.jpeg

Ah a única questão foi que não pude conectar o terra do carro ao do terra do sistema solar. Ele ficava desarmando. Tive que fazer um terra separado com 1 barra.
Fico a disposição em caso de duvidas.

O que gostaria agora é de saber se teria alguma forma de usar o V2L com o carro em movimento. Se alguem souber se ele tem alguma tomada perdida internamente seria o ideal, pois é impraticável andar com a portinhola do conector aberta.
Grande abraço.

5 curtidas