Vamos Falar de Rodizio de Pneus?

Pessoal costumo fazer o rodizio dos pneus sempre a cada 10 mil km, ja estou com 10.200 km e tenho uma duvida

Os pneus do Dolphin GS sao NORMAIS, ASSIMETRICOS ou UNIDIRECIONAIS?

Nao sei te responder, levei pra fazer o rodizio e alinhamento e nem me preocupei com isso… mas no caso do plus fiquei com outra duvida, como o carro sabe que as rodas trocaram de lugar na hora de mostrar o sensor de pressão no painel?

O pneu do meu Dolphin GS é do tipo assimétrico.

A identificação de “outside” na lateral do pneu (e “inside” do outro lado, suponho, pq não entrei embaixo do carro pra ver… Rs) indica isso.

Se fosse unidirecional, teria uma seta na lateral.

Se fosse normal, não teria nenhuma indicação.

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Para saber se o pneu é unidirecional ou assimétrico tem que procurar uma setinha (:arrow_right:) que indica o sentido de rotação, se tiver a setinha é unidirecional, o “out side/in side” é para quem for colocar o pneu na roda saber qual o lado certo

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Valeu @Joao_Xavier muito obrigado pela ajuda!

:thinking:

Desci lá, tirei foto do pneu, postei a explicação completa com as diferenças na identificação de cada tipo, definindo qual é o do Dolphin GS…

Vai entender…

Espero que pelo menos tenha ajudado outras pessoas do fórum…

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Sem crise @Br_Robot pelo celular não vi, a publicação, valeu muito obrigado

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Fiz rodízio com 10.700 km. A CCS de BH cobrou R$ 80,00.

Estou fazendo hoje com 11000. Recomendaram fazer o alinhamento e balanceamento também, vi no manual e é isso mesmo. Valor R$290,00.

Se voce não furou nenhum pneu não precisa fazer balanceamento, bas fazer o rodizio, e na revisao dos 20 mil faca o alinhamento e rodizio novamente

Ninguém respondeu… pior, liguei para o SAC da BYD, e nem eles souberam, mandaram eu procurar a CSS…

Imagino que vc tenha que tirar a válvula de cada roda e montá-la na roda que vai ocupar o seu lugar, o que significa desmontar e remontar todas as rodas, isso deve aumentar o tempo de rodízio, será que aumenta o preço?

No meu caso o meu é um Dolphin GS e este não possui o TPMS por pneu, eu mesmo fiz o rodizio em casa super rápido sem nenhuma complicação e não tive nenhum problema, por acaso amanha faço um novo rodizio dos 20 mil km, neste caso vou fazer na concessionária na revisão, até porque vou fazer alinhamento, balanceamento, pois neste período tive um pneu furado e tambem fazer o rodizio

Tem que fazer o reconhecimento novamente dos sensores via scanner. Tem um vídeo de algum desses famosos que mostra no plus. Ou convive com a indicação trocada. Eu tinha outro carro com sensor, e vivia feliz e tranquilo sabendo que o pneu dianteiro tava com a pressão indicada no lugar do traseiro e vice versa.

Segue o vídeo.

Ontem fui na CSS e disseram que fazem o rodizio na revisão dos 20.000, e ajustam o TPMS do Plus via scanner. O gerente técnico da CSS, alguém cuja opinião respeito muito, não se mostrou particularmente animado com o rodizio aos 10.000km (ou 12.000km, segundo o manual), especialmente se os pneus não mostrarem desgaste assimétrico, meu caso. Assim, vou aguardar os 20,000km para fazer o rodizio.

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Sem querer causar polêmica, ultimamente os especialistas em segurança dizem que o ideal é ficar sempre com os pneus mais novos atrás. Já vi vídeos mostrando como a segurança aumenta com esse procedimento, principalmente com piso molhado. Em um carro com tração dianteira, os pneus dianteiros vão gastar mais rapidamente, então manter os pneus intocados parece uma boa idéia. Com a vantagem adicional de só ter que trocar o par gasto, bem menos dolorido no bolso. E, no momento da troca, jogar os novos pra trás e os antigos traseiros pra frente. Faço isso há anos com outros carros, parece perfeito, mas no manual do carro recomenda rodízio. Sem surpresas, o manual recomenda carregar a bateria sempre a 100%, também… “O estagiário tem que fazer alguma coisa, manda ele redigir o manual!”

Tem seguradora recusando o pagamento da apólice com a alegação de negligência na manutenção dos pneus.

Negligência seria rodar com pneu abaixo do TWI.

Isso e muito mais: pneu vulcanizado, com bolha, inside/outside invertido (prática comum quando vulcaniza a lateral), desgaste irregular da banda de rodagem do mesmo pneu, etc.

O que eu queria levantar é que vai além da recomendação do manual. Envolve também as seguradoras.

Dependendo do TWI, eu troco antes, vi uma pesquisa que abaixo de 2 mm já começa a perda de eficiência em piso molhado. Então 2 mm é o limite, pra mim.

Sim, mas fazer ou não o rodízio não vai causar problema com seguradoras, desde que não haja desgastes, bolhas, uso de vulcanizado, erro de montagem ou desgaste irregular, etc. Coisa que, imagino, ninguém neste fórum deva deixar acontecer e não providenciar a correção para não se expor a riscos. O único problema que vejo é se a concessionária insisitir que tem que fazer rodízio, você recusar, eles anotarem e perder a garantia de fábrica. Espero que não aconteça, não gosto da idéia de rodar com a segurança reduzida só porque o manual manda fazer rodízio.