Vamos Falar de Rodizio de Pneus?

@Michael Está com quantos km?
Vi alguém falando sobre problema com cambagem… O seu desgastou irregular entre a parte interna e externa do pneu?

Como não consegui alinhar na CSS, pois demoraria um dia inteiro, procurei muito uma loja de pneus que fizesse o alinhamento em BH , pois desde que recebi o carro , ele puxa pra direita.

Eu não entendo nada de alinhamento, mas acompanhei o processo. O carro puxava levemente para direita. Fizemos o alinhamento, que foi necessário somente no eixo da frente, e mesmo assim , continuou puxando.

O alinhador me disse que os parâmetros estavam corretos, e que só podia ser o pneu.
Sugeriu fazer o rodízio dos pneus da frente para trás.

Conclusão: Não ficou 100% , mas ficou 90% . Aparentemente , pois não peguei estrada. Mas está bem melhor.

Alguém já viu isso ?
Deixo a foto do relatório de ajustes do alinhamento , caso alguém entender isso, pq eu não entendo nada.

Já precisei inverter os pneus dianteiros, o da direita foi pra esquerda e vice-versa, para resolver um problema de puxada. Não foi rodízio, apenas inverter mesmo.

O pessoal mais experiente nesse ramo fala que quando o alinhamento está correto, então restam os defeitos dos pneus e simplesmente mudando eles de lugar acontece de resolver as vezes.

1 curtida

Eu vejo essas grandes lojas , em alguns casos, usam da nossa ignorância pra meter a faca e colocar medo de possíveis wiebras…Fiz orçamento de cambagem, e o camarada me cobrou 470 reais por roda, achei um absurdo.
Me dizendo que poderia perder a caixa de direção, poderia danificar o sistema de suspensão, achei um golpe

Pessoal, fiz o rodizio ontem com 10.000km, os pneus dianteiro e traseiro ja tinham uma diferença de 1mm (medido no paquimetro) e uma coisa que aconteceu, foi que no caso do Dolphin GS que NÃO tem o sensor dentro do pneu (acredito que faça pela medição do diâmetro da roda pelo sensor ABS), após a mudança dos pneus dianteiros para a traseira, e depois que passei de 60km/h o carro acusou que os dois pneus traseiros estavam com alteração de pressão. Nesse caso tem que ir na central e mandar resetar a leitura, para que o carro faça a leitura novamente. Detalhe que eu tinha calibrado todos com 35psi

Eu não faço rodízio sem troca de pneus ha pelos uns 15 anos. Sempre gasto os dianteiros até chegar no TWI e então troco o par dianteiro e faço o rodízio, levando os novos para trás.
Quanto ao sensor das rodas do Plus, tem alguma informação desencontrada. Não é preciso fazer nenhum ajuste. O carro tem 1 sensor em cada ponta de eixo. Quando fiz a troca em dezembro do primeiro par, o pessoal da loja simplesmente tirou as 4 rodas, trocou somente os 2 pneus gastos e colocou as rodas trocadas nas novas posições.
O carro automaticamente entendeu as novas posições.

Agora uma coisa importante é o balanceamento e alinhamento do carro, isso eu faço a cada 10 mil km. Ao contrario do que alguns imaginam, o balanceamento e o alinhamento do carro pode sim sofrer alterações sem que tenha furado qualquer pneu.
Basta um buraco do tamanho certo ou saltar uma lombada para afetar o alinhamento e balanceamento. Portanto recomendo sim fazer essa verificação a cada 6 meses ou 10 mil km para garantir a boa performance do carro.
Outro ponto que pode e inclusive aconteceu comigo foi os aros terem entortado. Como o peso do carro é bem alto, esses mesmos buracos e lombadas podem causar esse problema. Quando fizeram a troca dos meus pneus, descobriram que 2 rodas estavam tortas, do lado esquerdo. A empresa tinha um parceiro que fez o desempenamento das rodas para só então conseguirem balancear o carro corretamente.
Mais um ponto interessante dos nossos carros é o fato que os pneus dianteiros gastam muito mais rápido por uma soma de fatores, o alto torque é um deles, mas acredito que o mais impactante é a regeneração de energia. O carro literalmente freia somente a frente na maioria das vezes para justamente regenerar a bateria usando o freio motor. Por essa razão continuo vendo como melhor alternativa o rodízio somente na troca de pneus.

Realmente gasta mais os dianteiros, bem mais que os carros a combustão. O fato de não fazer o rodízio, tem que avisar na hora da revisão, pois geralmente eles fazem. No caso do Plus ele tem sim um sensor em cada roda, assim como o mini, o GS sei la porque, usa um sistema diferente, que eu acho menos eficiente, pois só diz se o pneu baixou e nao informa a pressao, mas por ser mais simples é mais dificil a dar problema. Eu particularmente não gosto de rodar com os pneus dianteiros mais gastos, o carro tente a escorregar muito de frente nas curvas e a frenagem perde muito. Mas é uma opção a se pensar.

Ola Marcelo, eu vou entrar na onda do veiculo eletrico esta semana.
Mas no meu veiculo de combustão eu nunca fiz rodízio, apenas alinhamento e balanceamento. E nas trocas de pneus somente 2 pneus por vez. E sempre colocando o pneu trazeiro na frente e mesmo lado e os pneus novos na trazeira.
Alem de calibrar apenas com nitrogênio.

2 curtidas