Fiz o rito de passagem no modo easy: Fui de São Paulo para o Rio de Dolphin Mini 2026. 2 passageiros, adultos.
De uma forma muito resumida, foi um passeio no parque: Muito carregador disponível, o PlugShare te ajuda em seu processo de decisão, todo posto Graal tem ponto de recarga CCS2 (alta velocidade), mas todos diligentemente tabelados em 2,90/kW, mais uma taxa de ativação.
Saindo de SP com a bateria topada a 100%, a primeira parada (não programada, motivo fome) foi em Pindamonhangaba (170 km). Aproveitei a parada e aproveitei para dar uma carguinha no carregador Tipo 2 (lento). DICA: Não vale a pena! Embora seja mais barato, pela velocidade de recarga (7 kW) e uma taxa de ativação, olha na planilha abaixo o custo total do kW para uma rápida carguinha: extremamente caro. A não ser que você deixe a noite toda carregando, o que não é o caso. Foge que é cilada, Bino.
A próxima parada estava prevista no Graal Embaixador em Resende, mas acabei passando (tinha que fazer um retorno) e deu um pouco de “range anxiety”. Uma rápida busca no PlugShare encontro um CCS2 na cidade de Barra Mansa (SunLife), no precinho considerando os preços da Dutra: R$2,50/kW, sem taxa de ativação. Encostei lá, saí para almoçar, banheiro, dei um rápido passeio ali pelo centro da cidade, bati uma resenha com o dono do eletroposto e ali se foi 1h, subi de 8% para 90% de bateria.
Cheguei na cidade do Rio de Janeiro com 55% de bateria. Descobri dentro do hotel onde me hospedei um ponto da ChargeOn e, com o carro estacionado e sem pressa, topei para 100%, a R$2.30/kW com cupom de desconto, caiu para 1.72/kW.
Na volta, uma carga rápida CCS2 no Graal Embaixador para o café, outra carga CCS2 no Madero da Carvalho Pinto/Frango Assado para o almoço, e chegando em São Paulo, topando a bateria para ver o custo total do rolê.
Outra observação: o perfil de quem dirige; fui no modo passeio o trecho todo, só fiquei no Eco (questão de perfil mesmo), com cruise control em 97 km/h o tempo todo. Na volta, no trecho entre Resende e SJC a namorada pilotou. Até então, o ABRP vinha indo bem em linha com o planejamento de consumo, e no meu perfil até batendo economicamente o planejado do ABRP. Com o pé pesado da namorada (o Eco não deu para ela, foi para o Normal), o superávit virou para défcit, e chegou com 5% a menos do que planejado pelo ABRP, rs. Nada assim “ooooohhh”, mas deu para ver que o perfil de consumo muda sensivelmente.
Finalmente, fiz um tweak nos perfis de consumo do ABRP, da seguinte forma:
- Ref. Consumption: 120 Wh/km
- Maximum speed: 130 km/h
- Relative speed: 100%
- Battery degradation: 0%
Desta maneira, o tracking dele foi bastante razoável com o meu perfil de consumo.
Despesas com recarga:
Despesa estimada com gasolina, a 12 km/l, valor a R$ 6.40/l (no Graal estava a quase 7), 950 km de trecho: R$ 506 cruzeiro
Resumo da ópera; passeião com ão, carro super confortável, aquele banco estilo gamer é realmente bom, rolê divertido à beça.