Viagens e experiencias de estrada

Ontem vim pra campinas, de Petrópolis.
Que experiência tranquila.

Primeiro experiência de uma viagem mais longa com carro elétrico.

Fiz 2 paradas, a primeira já no estado de São Paulo, carreguei o carro de 30 para 85 em 22 minutos. Foi entrar no graal, mijar, tomar um café pagar voltar pro carro continuar.

A segunda, parei em Atibaia já a 70km de chegar (dava pra ter vindo direto) mas o app falou pra carregar 8 minutos ali. (Oq foi ótimo pq precisava mijar)
Cheguei com 23, fui no banheiro, tomei uma água, no total 12 minutos. Sai com 51.

Entao de uma viagem de 580km, eu fiquei 35 minutos parado carregando (fazendo outras coisas).

A volta (Campinas → Petrópolis) teve mais emoção e aprendizado, mas o carro mandou muito bem.

No começo, peguei um trecho misto/descida fazendo médias absurdas (tipo 10 kWh/100km), o que me deu uma autonomia teórica gigante.

Mas aprendi uma lição importante sobre carregadores: parei num que era lento demais (15kW), fiquei 36 min lá jogados fora. Percebi a furada, andei mais 7km e pluguei num “Ultra Fast” de 120kW. Aí o jogo mudou: fui de 33% para 80% em 30 minutos cravados. O carro limitou a 57kW na média, mas foi o suficiente pra salvar a estratégia.

O final foi teste de cardíaco (pro app, não pra mim). Encarei a subida da Serra de Petrópolis num modo mais “afoito”, aproveitando os 204cv do Dolphin Plus. O app previa chegar com 15%, meu cálculo mental dava 10%, mas como pisei fundo, cheguei em casa com 8%.

Resumo da ópera: O carro é um monstro na estrada. Se andar de boa, a autonomia dispara. Se pisar fundo na subida, ele gasta, mas entrega a potência até o finalzinho da bateria. Aprovadíssimo.

2 curtidas

Uma das coisas mais úteis pra mim em viagens, foi usar o ABRP com informação do carro em tempo real, via transmissor OBD2. Dessa forma, ao longo da viagem, se você tiver pisado um pouco mais em algum trecho, o ABRP vai te avisar que para você chegar no seu destino com o SOC programado, você deve limitar a velocidade à X Km/h. E toda vez que precisei, foi de grande utilidado, e ele acertou na mosca toda vez.

2 curtidas

No meu caso q falei acima, é assim q eu uso, toda vez ele acerta no %… cravado.
Esse meu caso da volta, ele so “errou” pq eu chutei o balde, mas ele foi atualizando certinho

Sim, ele mostra o gráfico com duas linhas, o planejado e o real. Se você pisar fundo, a sua linha do real vai bem abaixo do planejado, e aí o ABRP coloca um aviso, “limite sua velocidade à 100km/h” e se você não obedece, aí ele vai mudando, “limite à 90km/h”. É muito bom, excelente co-piloto!

Qual transmissor OBD2 você usa?

Um genericão aí, um tal de USCAN, comprei no ML em 2024. Mercado Livre ← esse daí é o link do mesmo vendedor que eu comprei.

1 curtida

Fui numa viagem de Bom Jesus da Lapa até Ilheus. 780km, muito boa. Foi tranquilo. Dica de viagem é comprar um pneu daqueles e se programar para chegar com alguma sobra entre postos de recarga. No início deste ano, troquei por um King, e sinceramente ainda me parece que falta infra para elétricos por aqui no sertão baiano. Não dá para ir a todo lugar num Mini por falta de eletropostos, mas rumo ao leste/sul, dá.

1 curtida

Fiz o rito de passagem no modo easy: Fui de São Paulo para o Rio de Dolphin Mini 2026. 2 passageiros, adultos.

De uma forma muito resumida, foi um passeio no parque: Muito carregador disponível, o PlugShare te ajuda em seu processo de decisão, todo posto Graal tem ponto de recarga CCS2 (alta velocidade), mas todos diligentemente tabelados em 2,90/kW, mais uma taxa de ativação.

Saindo de SP com a bateria topada a 100%, a primeira parada (não programada, motivo fome) foi em Pindamonhangaba (170 km). Aproveitei a parada e aproveitei para dar uma carguinha no carregador Tipo 2 (lento). DICA: Não vale a pena! Embora seja mais barato, pela velocidade de recarga (7 kW) e uma taxa de ativação, olha na planilha abaixo o custo total do kW para uma rápida carguinha: extremamente caro. A não ser que você deixe a noite toda carregando, o que não é o caso. Foge que é cilada, Bino.

A próxima parada estava prevista no Graal Embaixador em Resende, mas acabei passando (tinha que fazer um retorno) e deu um pouco de “range anxiety”. Uma rápida busca no PlugShare encontro um CCS2 na cidade de Barra Mansa (SunLife), no precinho considerando os preços da Dutra: R$2,50/kW, sem taxa de ativação. Encostei lá, saí para almoçar, banheiro, dei um rápido passeio ali pelo centro da cidade, bati uma resenha com o dono do eletroposto e ali se foi 1h, subi de 8% para 90% de bateria.

Cheguei na cidade do Rio de Janeiro com 55% de bateria. Descobri dentro do hotel onde me hospedei um ponto da ChargeOn e, com o carro estacionado e sem pressa, topei para 100%, a R$2.30/kW com cupom de desconto, caiu para 1.72/kW.

Na volta, uma carga rápida CCS2 no Graal Embaixador para o café, outra carga CCS2 no Madero da Carvalho Pinto/Frango Assado para o almoço, e chegando em São Paulo, topando a bateria para ver o custo total do rolê.

Outra observação: o perfil de quem dirige; fui no modo passeio o trecho todo, só fiquei no Eco (questão de perfil mesmo), com cruise control em 97 km/h o tempo todo. Na volta, no trecho entre Resende e SJC a namorada pilotou. Até então, o ABRP vinha indo bem em linha com o planejamento de consumo, e no meu perfil até batendo economicamente o planejado do ABRP. Com o pé pesado da namorada (o Eco não deu para ela, foi para o Normal), o superávit virou para défcit, e chegou com 5% a menos do que planejado pelo ABRP, rs. Nada assim “ooooohhh”, mas deu para ver que o perfil de consumo muda sensivelmente.

Finalmente, fiz um tweak nos perfis de consumo do ABRP, da seguinte forma:

• Ref. Consumption: 120 Wh/km
  • Maximum speed: 130 km/h
  • Relative speed: 100%
  • Battery degradation: 0%

Desta maneira, o tracking dele foi bastante razoável com o meu perfil de consumo.

Despesas com recarga:

Despesa estimada com gasolina, a 12 km/l, valor a R$ 6.40/l (no Graal estava a quase 7), 950 km de trecho: R$ 506 cruzeiro

Resumo da ópera; passeião com ão, carro super confortável, aquele banco estilo gamer é realmente bom, rolê divertido à beça.

11 curtidas

Parabéns pela organização e descrição dos fatos!

Com disciplina consegue cruzar até o Brasil inteiro, basta planejar.

1 curtida

Boa noite, pessoal.

Com o intuito de ajudar no planejamento de viagens com o Dolphin Plus e domínio da ansiedade com alcance, resolvi compartilhar uma viagem que acabei de fazer pelo Nordeste.

Dolphin Plus, com dois passageiros adultos e duas malas de bordo. Saímos de Natal-RN a Maceió-AL, 1085 km de ida e volta, mantendo a velocidade em 90km/h. Calculei no ABRP e vi que, indo com velocidade de 100km/h, perderia mais tempo no carregamento e demoraria o mesmo tempo de viagem, 16h40min, de direção, somando os dois trajetos. Como o consumo cai bastante, saindo com 100% de bateria, precisaria fazer uma única parada para abastecimento. Escolhemos parar duas vezes, uma mais curta, para descanso, 15min, e outra para almoço, de 1h.

O que vimos neste feriadão de Tira Dentes foram pontos de recarga com alta procura. Pensei em entrar um pouco nas cidades, saindo da BR 101, para evitar ficar esperando, mas não foi preciso, conferia antes pelo app BYD Recharge se estava em uso e quanto faltava para a carga completa e já chegava sabendo das condições. Como podia parar em qualquer ponto disponível no Estado de Pernambuco, fazendo uma parada para recarga, tinha plano A, B, C…

A viagem foi tranquila, encontrei motoristas com carros da Geely, GWM e Hyundai, a maioria aprendendo a viajar, sem ter instalado o ABRP ou Plugshare. Achei estranho Haval, carregando. Não sei se faz sentido para quem usa híbrido pagar em carregador de beira de estrada.

Resumo da viagem, pagamos entre 1,79 a 2,50 por Kwh, o que nos custou 299,00 com recargas. Saí de casa com 70% e voltei com 25%.

Se considerar o litro da gasolina a 7 reais, tive um gasto próximo de um carro a combustão/híbrido que faça 25km/l.

3 curtidas

Termo interessante, me chamou a atenção, mas VE é isso, um mundo novo com aprendizados constantes… (desculpem o clichê)

1 curtida

E muita gente ainda aprendendo coisas novas à moda antiga. Na minha última viagem encontrei com um tiozinho da minha região, lá no frango assalto da Carvalho Pinto, ele estava esperando liberar o carregador e seguia em direção a Aparecida. Perguntei se ele não teria carga pra chegar em Pindamonhangaba ou mesmo Aparecida, a resposta foi “tenho, mas aí não tenho como voltar até aqui”. Quando contei pra ele que tinham carregadores nesses 2 locais a resposta foi “não sabia que tinha não. Como você ficou sabendo?”, conseguem imaginar a surpresa quando apresentei ele ao PlugShare? :person_tipping_hand:

2 curtidas

É complexo instalar e usar esse scanner? Após instalado, baixa algum aplicativo para uso? Se alguém puder ajudar, agradeço.

Extremamente simples. Ele é conectado como na porta OBD e só. Você vai usar um app pra ler os dados. Pra leitura de dados brutos, CarScanner faz o serviço, pra navegação, ABRP usa os dados do scanner pra te dar estimativas mais precisas de autonomia e sugerir paradas pra recarga.

Cuide apenas pra comprar um modelo com BLE.

Obrigado pela ajuda, @dawtaylor . Explorando mais um pouco tua boa vontade: eu vou precisar assinar a versão paga do ABRP?

Somente se quiser usar via Android Auto ou CarPlay. Tem mais uma ou outra funcionalidade que só rola na versão paga, mas essa é a principal delas.

Nestes últimos dias fiz São José dos Campos - Bauru, ida e volta com o Dolphin Mini GS.

Como de hábito, mantenho média de 95 a 97kph na estrada, pra bateria durar. Com essa velocidade média, tenho visto autonomia na faixa de 280km, a prevista no Inmetro.

Neste caminho, sem mistério… ida pela Dutra, D. Pedro, Anhanguera. Aí para pra carregar em Limeira. Se for no Graal, mais de 3 reais o kWh, mas perto do Patio Limeira Shopping tem um carregador rápido a 2 reais o kWh e a parada no shopping é melhor que na beira de estrada. Com uma carga só chega em Bauru fácil.

Na volta, mesma coisa… Carrega 100% em Bauru, na BYD Allma ou na Chevrolet ali do lado, que dá pra chegar com uns 25% em Limeira. Dali eu ia carregar só até uns 85%, que já dava pra chegar tranquilo em casa, mas acabamos demorando um pouco mais no shopping e carreguei até 97%.

Ok, carga sobrando, hora do experimento… Vou dirigir como se fosse meu carro a combustão… na Anhanguera, limite de 100 kph, nem fez diferença, mas ao entrar na D.Pedro, assim que liberou o limite de 110kph, aumentei a velocidade… E vou dizer… se a 95-97 kph faz uns 280km, a 107kph não faz nem 200km de autonomia. Andei um tempo mais rápido e depois maneirei, pra não ter de parar mais uma vez pra carregar. No final, cheguei tranquilo com 19% em casa.

Enfim, a vida do elétrico é essa… manda super bem na cidade, mas na estrada tem de maneirar se quiser chegar e aí, até passão de 1.0 toma. Mesmo assim, dado os tantos lados bons de ter um elétrico, os lados ruins acabam nem tão ruins assim…

No final das contas, é bom também deixar registrado. Foram 880km, que com os custos de carregar em casa, mais a recarga na estrada, custaram cerca de 180 reais. Se fosse com meu carro a combustão, 9.5kpl no etanol, 415 reais… ou seja, 235 reais a mais. Comparação mais justa seria ir num compacto, com uns 12kpl na estrada, no etanol. Aí sairia uns 330 reais de combustpivel, ou seja, ainda assim, 150 reais de economia com o elétrico.

1 curtida

Essa exata questão já foi tema quente aqui no fórum:

40 min a mais pra min por conta disso :clown_face::clown_face:

Boa noite.

A única coisa que funciona diferente pra mim, em relação aos relatos e análises técnicas sobre o uso do carro na cidade e na estrada, é que faço sempre médiasmelhores na estrada que na cidade. O AEC cumulativo está em 15.5kW:h/100km. A cada viagem que faço, ele vai baixando um pouco mais. Ma cidade, ando bastante em trânsito pesado, com um sinal a cada quarteirão. No carro à combustão, era um sofrimento, 6 ou 7km por litro. No elétrico, nunca consegui fazer perto de 400km por recarga, mas na estrada passo disso.

A velocidade que viajo é até 90km/h e uso o piloto automático sempre que posso. Com o ADAS, acho muito chato o carro dar trancos na descida, daí desligo e deixo rolar até a velocidade ficar abaixo dos 90km/h, ligo novamente e sigo viagem.

Ontem fiz um bate volta até SP, saindo do interior (águas de Lindóia), rodei 358km com um consumo total de 51.6kwh. Com 4 adultos no carro, sem bagagem.

Recentemente deixei a carga do carro ir a 0% (deixei o ar quente gastando 3% na garagem). A carga de 0-100% armazenou 53kwh. Ou seja, daria pra ter chegado em casa sem recarga, porém, chegaria na bacia das almas.

Meu carro está com SoH de 94.25%. Deveria ter uma capacidade de carga total de 56kwh, esses 3kwh devem ser alguma reserva que se consumiria após o carro chegar a 0%. Da próxima vez que inventar de fazer esse ciclo profundo, se eu inventar, eu vou tentar deixar até o carro desligar, dessa vez eu parei no 0% porque já passava das 23:00 e o barulho estava deixando os vizinhos apreensivos. :upside_down_face:

Sobre recarga. Parei no ponto da Go Electric em Cajamar, tinha apenas 1 van do ML ocupando 1 dos 4 conectores ccs2, o chademo e gbt estavam livres também. Em 26 minutos recuperei 41% de carga, de 49% até 90%, tempo suficiente pra usar banheiro, tomar um café e comer um pão de queijo.

A quem interessar os dados de consumo. Notion

2 curtidas