Viagens e experiencias de estrada

Se eu instalar o ABRP na central do carro e o OBD tbm funciona? Sem precisar usar o celular pra nada? Li esse forum agora e me empolguei em pegar o OBD.

1 curtida

Sim. Funciona normalmente. Eu estou usando assim. Acho que já foram 20 caracteres.

2 curtidas

Funciona sim. Mas o ABRP instalado direto na central apresenta alguns bugs de interface. Não sei se corrigiram, mas desde a atualização com a nova barra inferior alguns elementos ficam perdidos embaixo dela.

Caso queira realmente usar assim, você pode tentar aplicar o immersive mode via adb. O único porém é que a barra inferior não ficaria fixa no ABRP.

Legal, vou testar mas vou primeiro comprar o OBD…

Esse que o amigo ali em cima postou é o ideal? Tem alguma outra indicação atualmente?

Valeu!!

Qualquer um que seja BLE e ELM327 deve servir. Eu tenho um vgate. O link que postou está indo pra tela de login do ML.

Reportagem que trouxe resultado aparentemente contra-intuitivo pra mim, que tenho experiência zero com VEs na estrada e carregadores rápidos: em 2.500km de estradas europeias, o carro elétrico gastou mais $$ para carregar do que seus correspondentes a gasolina e diesel. Aparentemente isso ocorreu porque o preço por kWh dos superchargers usados é muito maior que os de carga lenta.

Insight: do mesmo jeito que temos gasolinas com preços diferentes conforme sua octanagem, temos recargas elétricas com preços diferentes conforme a sua velocidade. É a tendência do humano se segmentar tudo com que lida…

1 curtida

Já tinha visto algo semelhante em um teste europeu. Eles mesmos apontaram que a matriz energética deles é cara e isso faz com que o valor do kWh não seja tão interessante assim frente ao combustível fóssil. Entra também nada conta que as empresas de recarga precisam fazer reforços mais caros e, como precisam comprar energia em grandes quantidades, ficam reféns de fontes mais caras.

Esse teste tinha sido patrocinado pela Iona (acho) então pode ser meio tendencioso também.

1 curtida

Fiz no mês passado uma viagem de 2.400 km (ida e volta) com o Seal, até Foz do Iguaçu. Só usei carregadores rápidos de 120kW. Mal dava tempo para tomar café ou almoçar e já tinha que voltar para o carro para não pagar taxa de ociosidade. Gastei 550 reais, mais barato que se fosse a gasolina, mesmo com kWh caro, chegando a até R$ 2,50.

Foi uma viagem extremamente tranquila, está cheio de carregadores pelo caminho.

2 curtidas

Alguém já fez o trecho Juiz de Fora-MG para São Lourenço-MG com Dolphin Mini. Estou planejando uma viagem mas esse trecho não tem nenhum carregador, e muito montanhoso.

Já viajei 6 vezes. Na maior parte do tempo, de tudo certo. Mas já me deparei com 1 só carregador como opção e estar ocupado, e também a tensão de chegar com 1%.

Acho que hoje em dia seria pior pra viajar do que há um ano atrás. Tem muito EV na rua, e mais gente que não cogitava pegar estrada agora está viajando. Só que a rede de carregamento não cresce na mesma proporção, ao menos observado no plugshare. Dá pra ir pra quase todo lugar? Sim. Mas poucos lugares com carrgadores múltiplos. Num feriado já fica complicado

Não me importo em pagar mais em viagens, eu tbm já pensei nisso, a pra viajar realmente um hibrido plugin com mais de 1000 de autonomia é a opção mais econômica… pra quem vive viajando blz… mas eu que viajo sei lá assim longe no máximo 2 vezes no ano.

A gigante economia do dia a dia é mto maior do que o gasto esporádico de uma viagem.

3 curtidas

A depender do caso, locar um carro pra viagens ainda faz sentido e a economia do dia a dia justifica.

1 curtida