Você compraria novamente um carro da BYD?

Essa frase se aplica a praticamente todas as empresas… é impressionante a quantidade de sobrinhos que existe no mundo.

1 curtida

Em relação ao Brasil, é muito papo e pouca ação. Há uns 2 anos o CEO da VW veio aqui e prometeu bilhões em investimentos para VE, e o que aconteceu? Quem montou fábrica de VE foi BYD e GWM. O modelo sob o quel ofereceram ID.x no Brasil (aluguel) foi patético, só algumas PJ levaram. Eles vendem bem na Europa e aprenderam a vender na China, mas no Brasil o que vale mesmo é vender carros bem defasados em relação ao resto do mundo. Eu costumava ironicamente chamar meu GTI MK7 alemão de “o maior erro da história da VW no Brasil” por trazerem um carro realmente world-class com todos os features ofertados na Europa. Obviamente corrigiram esse “erro” ao fabricarem depois no México e depois no Brasil, rebaixando o acabamento interno, tirando DSG, suspensão multilink, lanterna led, etc., especialmente do TSI.

Mas mesmo o GTI alemão apanhou. O Golf tinha ADAS 2 já há 10 anos atrás, ACC e Lane Assist, só que esse último vinha desativado pro Brasil, pois não confiavam que fosse funcionar com nossas faixas (consegui ativar por SW VCDS que aprendi no forum GolfMK7 na época). Isso é mais um exemplo de como ‘rebaixam’ seus produtos vendidos no Brasil.

Por isso eu nunca dou muita bola para lançamentos da VW na Europa ou na China, aqui o universo é outro.

1 curtida

Por enquanto, se a GWM nao trouxer mais VE, fico na BYD mesmo.
No maximo a chevrolet com a equinox e blazer pra mim são opções legais

Eu concordo contigo que as tradicionais não dão a atenção devida ao mercado brasileiro. E concordo contigo que muita coisa é “deixada de lado” quando trazem os carros pra cá, infelizmente. Eu vejo alguns motivos pra isso.

Na questão de software e assistências de direção eu acho mais prudente a montadora desativar o recurso do que entregar ele meia boca. O Lane Assist do Dolphin Plus, por exemplo, é tão ruim que teria sido mais prudente a montadora NÃO ter vendido ele do que entregar na mão do povo. Além de ter uma experiência ruim, ainda pode gerar processos por danos causados por “falhas do assistente”. Ao contrário do ACC, centralização de faixa tem inúmeras particularidades de país pra país, mesmo aqui na América do Sul não existe um padrão, então o IDEAL seria que a montadora fizesse uma calibração específica para cada mercado.

Já sobre o Golf ter sido capado com os anos, foi ridículo. Acho que tirar o DSG do carro foi uma decisão “acertada” pelo menos nas versões mais baratas. Brasileiro, em geral, não gosta de dar a manutenção preventiva correta nos carros, poucos são os que fazem isso. Mas a real é que eles fizeram isso por anos, décadas à fio porque o povo continuou comprando. Se o povo compra gato por lebre e fica feliz, não vão se esforçar em trazer a lebre pra cá mesmo.

As tradicionais se acostumaram a empurrar o que elas queriam que a gente comprasse e o povo aceitava. Agora com a concorrência, em especial da BYD e GWM, a coisa começa a mudar de figura. Quem vai comprar um Compass por R$230 quando pode comprar um Haval por R$220? A real é que o brasileiro AINDA tem essa relação de confiança com marcas tradicionais, e aquelas que souberem explorar isso vão conseguir sobreviver. Mas não com Megane e-Tech ou e-2008 por R$279k, nem com Equinox EV por R$420k. São bons carros, mas quem precificar errado não vai concorrer com BYD e GWM, nem com Geely, GAC e cia…

Enfim, eu não descartaria nenhum desses carros, desde que a um preço correto. Uma Equinox EV a R$299 seria uma concorrente à altura de um Seal SUV (esqueci o nome do SUV elétrico do Seal agora), desde que na mesma faixa de preço.

Peguei meu Dolphin Plus na primeira leva de carros da BYD (já estou com ele a praticamente 2 anos) e já usei a garantia algumas vezes para coisas que com certeza não teria tido atenção nenhuma de outras montadoras; então sim, eu compraria outro BYD tranquilamente.

Minha experiência é na concessaionário do grupo Osten e não tenho do que reclamar.

Sobre o que tive em garantia, foram uma revisão nos conectores para bateria 12v, troca do plug do banco elétrico (as vezes aparecia mensagem de airbag no painel) e a troca da suspensão traseira direita (estava fazendo barulho de batida seca).

3 curtidas

Esse grupo tem mais marcas premium no portfólio né? Talvez isso eleve um pouco o nível de qualidade no atendimento…

Mas concordo contigo, no geral a BYD parece estar cobrindo muita coisa que em outras marcas ninguém nem olharia na tua cara…

1 curtida

Sim, aqui perto esse mesmo grupo também vende BMW

1 curtida

Também Comprei o meu lá, mas qualquer coisa que pergunta além da revisáo (atualização do Navegador/Gpack ou chiado de modo ventilação ) querem que deixe o carro dois dias para análise… lógico que será para desistir disso!

Consegui fazer lá algo assim?

Esse é o problema da BYD…
Eu compraria outro quando lançarem um SUV 100% eletrico de verdade.
Yuan não dá.

E me recuso a comprar carro hibrido. Gasolina nunca mais.

7 curtidas

Sim, com certeza. Atualmente há outras boas opções no mercado, então é tudo uma questão de custo/benefício, além de oportunidades de troca do carro atual.

Se não precisar de pós venda podem comprar. E o pior pós venda do mercado. Acreditei na marca e investi mais de 1 milhão, tenho 8 carros da Byd, 2 uso próprio e 6 alugado, qualquer coisa que precisei até hj da concessionária vitória motors do grupo águia branca em Vitória, Vila Velha, Belo Horizonte e principalmente Governador Valadares eu não consegui.
Testam vc ao limite que o humano pode aguentar.
Carro. Nota. 1000
Pós venda. Nota. 0000
Grupo vitória motors. Nota. 0000

1 curtida

Amigo o grupo águia branca através da vitória motors região de mg e Espírito Santo.
Vitória, Vila Velha, Belo Horizonte e principalmente Governador Valadares são as piores do Brasil, fujam se possível.
Tenho 8 carros da marca, apostei no início e nada, nada mesmo que preciso do pós venda ou concessionária eu consigo.

1 curtida

Estou com o Dolphin Plus há 1 semana e pelo pós-venda acredito que não volte a fazer negócio.

O meu carro veio com a versão 1.4.0 e a resposta da BYD é que não tem atualização para fazer. Sendo que não consigo usar o ar-condicionado pelo App, o ADAS está desatualizado em comparação aos demais Dophins Plus e a buzina é terrível, não dá para usar como advertência! Sendo que tudo isso foi corrigido na versão 1.5.

A omissão da Concessionária e da própria BYD em assumir o problema e tentar resolver me desestimulou com a marca.

Esse grupo Vitória Motors é horrível mesmo a comunicação pós-venda. E me refiro ao DF e não MG. Fora isso estou super satisfeito com o carro e compraria outro carro da marca. Atualmente temos 2 em casa.

Parece claro que a BYD credenciou “quem passou na frente” no início, tanto que a maioria das CSSs abriu só com show-room de vendas, sem oficina e, pior ainda, sem setor de peças. Não melhoraram muito, mas eu compraria outro BYD porque o carro é muito melhor que essas CSSs.

Mas a BYD que se cuide, a SAIC (dona da MG entre outros) está abrindo 24 concessionárias próprias, o que dará mais segurança aos futuros compradores, acho esse modelo melhor, e quando abrir vou conhecer esse MG4 AWD com mais de 400hp de perto… ou melhor, de dentro… :smiling_face_with_horns:

De onde vem essa informação? Até onde eu sei a Lei Ferrari impede que a montadora tenha concessionárias no Brasil.

Negócio ridículo, mas é o que é. E força montadoras a entregar vendas e pós vendas nas mãos desses amadores.

1 curtida

O texto menciona “rede própria de concessionárias”, entendi que eles iriam operar. Mas não conhecia essa antiga lei de 79 (aliás Ferrari ê o nome do advogado que idealizou a lei, não o carro), e realmente a montadora só pode vender diretamente para o governo e o corpo diplomático, é patético, o Supremo está revisando, mas sabemos que leva lustros para decidirem.

Então ‘rede própria’ deve significar rede exclusiva de concessionárias. Not so good…

Então é por isso que “dealership” chama-se concessionária por aqui. Será que é por causa dessa lei que a Tesla não veio para o Brasil? Eles operam as próprias dealerships nos EUA.

1 curtida

É uma lei ridícula, de um período conturbado, mas que permanece viva até hoje por muito lobby.

A esperança é que a montadora se preocupe mais com a qualidade do serviço do que com a quantidade de lojas.

Acho que a Tesla não veio pra cá por conta de preços mesmo. E eles frequentemente tem problemas pra entregar os carros nos mercados que já atuam.

temos 2 dolphin plus em casa, tem algum tempo que canal de youtube e site de carro perderam a graça para mim pq na prática só tenho interesse em elétricos agora.
Eu compraria com certeza outro BYD mas acho que demora para racionalmente eu achar um carro melhor CxB que o D+ no Brasil.
Para mim o que pesa mais é o tamanho da marca, por exemplo nunca compraria um JAC que se mostrou mais uma vez só preocupada em vender qualquer coisa no preço que der.
A tecnologia da bateria também, poucas marcas tem a mesma confiabilidade da BYD.
Pensando nisso os elétricos das marcas tradicionais soam lindamente aos ouvidos, mas imagino as contas das revisões e defeitos. Um e-tron ou mustang mach-e pela metade do preço pode esconder contas impagáveis nas concessionárias

2 curtidas

Essa lei existe nos EUA tbm, a Tesla deu um jeitinho de burlar… Nunca esqueçam que o tio Lonlon é sul africano e tem no sangue uma variante do jeitinho brasileiro, pro bem e pro mal…
Eu não tenho uma opinião concreta sobre essa lei, entendo os benefícios e os contras dela aqui e no mundo.
Fato é que uma montadora pode tbm dar um jeitinho aqui no Brasil. Basta que um manda chuva da empresa “se desligue” e abra a rede concessionaria amiga, assim a fabrica teria sua rede direta indiretamente, mas a MG deve seguir o mesmo caminho da BYD e GAC que tem uma rede concessionaria “própria” como os jornalistas gostam de dizer mas que na pratica são lojas de grupos que já representam outras marcas, so que no espaço físico da marca X so vendem os carros dela. Isso é basicamente a definição de rede própria de ccs.

3 curtidas