Estou com uma dúvida sobre o wallbox. Eu me mudei de residência e a rede elétrica da minha casa atual é monofásica 127v. O vendedor da BYD afirmou que o wallbox cedido pela montadora é bivolt. Na casa anterior, o sistema era bifásico e suportava 220v e o wallbox funcionava perfeitamente nessa tensão.
Pois bem, voltando a casa atual, a ligação foi feita colocando fase, neutro e terra nos devidos lugares. Porém, o carregamento começa após passar o cartão, mas o carregamento fica intermitente, me obrigando a usar o carregador portátil na tomada (devidamente protegida e aterrada), mas me dando uma potência máxima de carregamento de 1.3 kW. Sei que não conseguiria mais do que 3,5 kW em 127v com o wallbox, mas essa potência por volta de 3,5 kW me atenderia no quesito tempo de carregamento.
Eu já verifiquei o botão vermelho de reset, o coloquei na posição certa.
Agora que contextualizei, a pergunta é essa: Para ligar o wallbox BYD em 127v monofásico tem que fazer algo diferente na instalação?
Então… vc deu várias informações, mas faltou uma muito importante… qual a marca/modelo do seu wallbox? Até onde eu sei a byd já forneceu ou ainda fornece 2 ou 3 tipos de wallbox diferentes… um da zhida, um triangular(aparentemente da própria byd) e um da e-wolf(não tenho ctz se é padrão, pois foi um usuário do fórum que relatou receber esse modelo após o original dar defeito). Pelo modelo talvez dê pra consultar as informações técnicas pra ver como é o funcionamento dele.
Ok, é o mesmo modelo do meu. Já tenho uma boa ideia do que pode estar acontecendo, dentro do aparelho tem dois switches/ chavinhas. Uma pra desabilitar o uso do cartão de liberação e outra que limita o wallbox em 16A. Se o wallbox ligar em 127V + 16A. Ele vai funcionar por volta de 2kw, descontando uns 700W da perda do inversor, vai dar os 1,3Kw que você esta vendo no painel do carro.
Veja o tópico de como usar o wallbox sem o cartão pra ver como é as chavinhas, daí é só mexer na que limita o wallbox a 16A.
Mas lembre que você precisa da instalação elétrica adequada pra 32A. Se não foi você que fez essa mudança, é bem provável que a própria css esteja fazendo essa mudança no wallbox pra evitar que clientes instalem por conta própria de maneira inadequada e botem fogo em suas casas.
Entendi… Então, o wallbox vai carregar na mesma potência do portátil que tenho (Taysla), que estou ligando em 16A. Teria que ver com um especialista em elétrica a possibilidade de instalação de uma tomada de 32A. Vou verificar no wallbox essas informações que você passou e vou procurar o tópico que você sugeriu.
O Taysla tem conseguido chegar a 1,7 e o carro fica oscilando entre 1,1 e 1,4. Vou usando o Taysla até resolver essa parada da tomada de 32A.
Como tenho contrato de 2 anos nessa casa, vou ter que me virar nesse sistema monofásico. Quando acabar, vou me mudar pra onde eu possa ligar em 220v 32A.
Bem vindo!
Este assunto foi exaustivamente tratado em outros tópicos.
Antes de abrir um novo tópico, gentileza pesquisar os assuntos de seu interesse.
Sucesso na solução de seu problema.
Eu pesquisei não somente aqui, mas no Google inteiro sobre instalação de wallbox em rede monofásica 127v e não consegui encontrar algo que respondesse específicamente a minha dúvida. Provavelmente eu não sei pesquisar.
Vou apagar o tópico, pois não quero poluir o fórum. Não sei como apagar, mas quando eu descobrir, apagarei.
Por mais que eu concorde que aproveitar tópicos existentes seja a melhor solução, em alguns casos faz sentido criar novos tópicos. A menos que o assunto seja EXATAMENTE o mesmo, acho que a discussão pode ser facilmente desvirtuada, o que dificulta a busca por informações.
Cito 2 exemplos.
Em um tópico sobre película e garantia, eu citei que poderia haver um problema relacionado a películas anti vandalismo mas não relacionado a água que a concessionária alegou. Em pouco tempo o tópico virou sobre película anti vandalismo.
No tópico sobre atualização 2048, foi puxada a discussão da chave digital, logo a discussão virou sobre a presença do NFC interno de Schrödinger na linha 2025 do Dolphin Plus.
No final, reaproveitar tópicos é sempre interessante pois agrega a uma discussão existente. Porém, quando se agregam assuntos, ainda que ligeiramente, diferentes a discussão cresce a ponto de se tornar difícil encontrar informações sobre o assunto original do tópico.
Não me espantaria se esse tópico virasse para o assunto de reaproveitamento de tópicos.
É matematicamente impossível infelizmente.
Isso já foi discutido em outros tópicos, mas vamos lá.
A eletricidade tem 2 medidas básicas para gerar potencia. Tensão (vulgo voltagem) e corrente (vulgo amperagem).
A tensão é padronizada no Brasil, apesar de ter varios padrões, no caso da sua nova casa é 127. Já a corrente tem um limite viável pois quanto mais amperes, mais grossos precisa ser os fios. Vide por exemplo a espessura do cabo de uma bateria de carro normal. Tem só 12volts ali mas o cabo é mais grosso que qualquer fiação de casa.
A potencia que medimos em watts é o resultado da multiplicação desses 2 fatores. E os wallboxes de residencia até hoje não vi nenhum que operasse acima de 32 amperes.
LOGO 32 X 127 = 4000W ou 4kW. Isso se na sua tomada chegar exatamente os 127volts, geralmente as tomadas tem menor tensão. Se for uma tomada de 110v por exemplo já vira 3500w ou 3,5kW.
Infelizmente, é matematicamente impossível conseguir carregar em 7kW numa rede monofásica que não seja de 220v nativo. Precisaria de uma rede eletrica que suportasse mais de 60 Amperes pra isso, ou seja, os fios teriam que ter a mesma espessura dos da bateria que citei no inicio.
Mas ele quer carregar em 3.5kw mesmo e não em 7kw… atualmente ele está conseguindo apenas 1.3kw.
Além do mais, não precisar ser uma rede monofasica nativa 220V. Pode ser 220V bifasico, que da 7kw normal. Mas entendi seu ponto de que 7kw em 127/110V não é possível
7kW em rede MONOFASICA, só com 220v nativo. Mas em rede bifasica é a mesma conta. Só que nesse caso, as fases se somam. 2 fases de 110v= 220v no total.
Mas tem ainda a outra parte da conta.
Eu tenho um carregador portatil que deixa ajustar a corrente.
Se colocar na minha tomada 220v mas configurar pra puxar só 16 amperes, vai entregar so 3,5kW (220x16).
O Wallbox também tem a chave interna que pode limitar a corrente a 16a.
Então numa casa com apenas 127v, se o wallbox estiver chaveado para 16a vai entregar 2kW. Se a rede for 110v, seria 1,7kW.
Acho que o mais importante é as pessoas entenderem a conta para poderem identificar se estão tirando toda a potencia possivel de seus equipamentos.
O ponto é que eu estava querendo 3,5 mesmo e se eu entendi bem, com todas as explicações muito bem detalhadas, só vou conseguir os 3,5 nessa rede se a corrente for 32A.
Entrei em contato com um especialista e vamos ajustar. Os fios usados são de 10mm.
Minha principal dúvida foi sanada e eu agradeço a boa vontade de vocês aqui.
A informação dada pelo vendedor na concessionária infelizmente não é verdadeira, então. Vou ter que carregar com o portátil até arrumar nova solução, então.
A questão aí é mais do que “apenas” os cabos. Tu vai precisar do disjuntor de 32a, por exemplo.
Mas mais que isso, é preciso que a instalação tenha disponibilidade de carga. A carga padrão disponibilizada pela CPFL (usando minha região como exemplo, que usa tensão de 127v) para sistemas monofásicos é de 6,4kw. Dependendo de como a sua instalação for dimensionada, sobraria apenas 3kw disponível para a casa toda se o carro chegasse aos 3,5kw…
Essa sua limitação, possivelmente, está relacionada a isso. Falta de carga suficiente.
Para fins de comparação, uma instalação padrão bifásica tem disponibilidade de carga de 15kw.
Claro que esses valores ainda podem variar. Inclusive para baixo.
Minha opinião
Tu comentou que tem 2 anos de contrato nesse imóvel. Talvez valha a pena entrar em acordo com o proprietário e bancar a alteração da instalação para bifásico.
Tu não precisaria nem trocar a instalação da casa toda. Deixa apenas uma fase chegando no quadro de distribuição e usa a “fase extra” para conectar no wallbox. (Não sei se isso seria permitido por norma, essa parte é achismo meu)
Se o proprietário for uma pessoa razoável, não teria motivos para não aceitar. É uma benfeitoria no imóvel… claro que tudo vai depender do custo.
O único “contra” nesse caso é que o consumo mínimo do monofásico costuma ser menor que o bifásico. Aqui pula de 30kwh pra 50kwh.
Sem dúvidas, falei dos fios, mas sei que não é só isso. Essa questão com a proprietária da casa pode ser complicada, porém vou fazer a proposta. Como se diz, “o não a gente já tem”.
Compensa antes fazer uma cotação com eletricista/engenheiro credenciado na concessionária de energia. Às vezes é uma coisa simples, mas as vezes requer até a troca do poste padrão e acaba ficando caro.