Wallbox BYD em rede monofásica 127v, como instalar?

Tem que ver qual o modelo dele, o zhida funciona em 127V, o Duosida não funciona. O triangular não achei aqui o manual.

Justo. Levantar todos os custos antes, só então tentar o acordo com o proprietário.

2 curtidas

O meu é o Zhida. Vou resolver a questão da amperagem e conseguir os 3,5, que já ficam de bom tamanho.

Vou levantar os custos sobre colocar rede bifásica e ver se vale a pena. Mas pelo o que estou pesquisando aqui, acho que não vai valer, pois pretendo sair daqui dessa casa no máximo até o fim do contrato.

Fica o aprendizado de que não posso morar onde eu não consiga 220v. Nesse caso eu não tive escolha, pois o aluguel é confortável pra pagar e tive que baixar custos. Mas agora vou me programar pra na próxima casa ter as condições de instalar o wallbox e usar a capacidade máxima.

2 curtidas

Entendo perfeitamente a situação. Mas é bem provável que não tenha esses 3,5kw disponível. Como comentei anteriormente, instalações monofásicas costumam ter uma disponibilidade de carga bem baixa, não passam de 6,4kw em geral.

Um chuveiro elétrico já consome uns 4kw, por baixo. Pra conseguir ter esses 3,5kw existiria uma chance grande de sobrecarga na sua instalação. Claro, você pode se policiar para não usar chuveiro elétrico enquanto carrega o carro, mas um profissional responsável não aconselharia isso. Tem muitos outros eletrodomésticos que consomem bastante carga e podem gerar essa sobrecarga, microondas, airfryer e afins, isso pra não falar em ar condicionado.

Se tiver um tempo, tenta identificar a capacidade do seu disjuntor geral, pode ser no padrão mesmo. Se for de 50a, tu tem esses 6kw no máximo.

1 curtida

Muito obrigado, vou verificar com o eletricista que costuma me atender nessas demandas.

1 curtida

Não poderia ser utilizado um transformador de 110V para 220V, 7KVA?
Tipo esse (por exemplo):

Transformador VM 7000va V&m Tomada Tripolar Bivolt De 110 para 220 e de 220 para 110 | Frete grátis

Até pode. Mas precisa comprar um de pelo menos 10kva.

Depende, no caso que o @dawtaylor mencionou, não adiantaria pois a carga na rede 127V continuaria a mesma. Precisaria alterar a disponibilidade entregue pela concessionária.

1 curtida

Sem contar que com esse padrão de tomadas de 20a vc vai conseguir tirar somente 3.5kva desse transformador…

1 curtida

Na real a potência tende até a diminuir, já que o transformador vai baixar a corrente pra subir a tensão, e nesse processo tem perda.

Uma tensão de 127v a 32a não vai resultar em 220v 16a, a tendência é que se perca um pouco.

Esse tipo de transformador só é útil para converter a tensão para aparelhos que não são bivolt (ia mandar um monovolt aqui mas não tenho certeza da existência do termo). Se o aparelho, no caso o carro, suportar a carga 127v a 32a, é melhor usar assim do que converter.

1 curtida

Transformador como diz o nome, transforma energia, ele não cria ela do nada. Se vc pega energia em 110v e transforma para 220v, vc está apenas convertendo as 2 medidas base entre si (tensão e corrente) de um lado pro outro. Se entrar de um lado 110v com 32 amperes, do outro vai sair 220v com 16 amperes.
Então a pontencia final é a mesma, ou melhor, é menos até pois existe a perda de energia com calor ao transformar.

Exato, só me surgiu uma duvida aqui, se a perda não acaba tendo uma certa compensação, subindo a corrente de entrada.

Por exemplo na potencia de 3.5/4kw o carro pede 127V x 32A. Usando um trafo pra elevar pra 220V. a saída iria pra 220V x 16A. Existe uma compensação na entrada tipo 127V x 35A caso a instalação e o trafo suportem?

Eu tenho o dolphin plus, e uso um trafo trifasico de 30kva, pra elevar 3 fases de 127V pra 3 fases de 220V. E não noto “perca” na velocidade de carga decorrente do trafo. Tem a perca do inversor(11kw/h nominal, na verdade carrega a 9.5kw/h). A perca aparece no consumo, por isso a duvida se na verdade não acaba havendo uma compensação, aumentando a corrente de entrada.

Qual a corrente dessas 3 fases de entrada? O correto é olhar para o conjunto.

No seu caso você deve estar usando o wallbox de 22kw trifásico e aproveitando apenas 11kw dele, dado que o Plus não suporta carregamento trifásico, correto?

Se for esse o caso, você não percebe perda porque provavelmente está “sobrando” carga nessa instalação.

1 curtida

Esqueci o valor exato da corrente de entrada, estava procurando um print, mas nao achei(se não me falha a memoria era por volta de 28A por fase na entrada de 127V) meu carro esta na css, so consigo testar amanhã. Mas sim, provavelmente esta sobrando carga, essa é a duvida, desde que tenha carga sobrando, existe uma compensação aumentando o consumo na entrada pra compensar a perca? Eu não noto perca na potencia(velocidade de carga) porem noto a perca no consumo geral da recarga.

Suporta, desde que seja trifasico 380V. Por isso a necessidade do trafo, preciso elevar 3 fases de 127V para 220V, pra poder ter trifasico de 380V.

Eu uso um feyree portatil de 22Kw. Eu regulo ele na opção de 25A, mas ele só manda 16A. Que é o que o plus suporta no trifasico 380V

Putz, não lembro onde foi que eu vi isso, mas me parece que o carregamento dele é bifásico mesmo. A questão é que ele só chega nos 11kw com 2 fases de 220v a 25a cada. No caso do wallbox de 22kw ele tem uma saída de corrente maior por fase aí, mesmo usando apenas 2 das 3 fases do trifásico, ele consegue essa potência maior.

Salvo engano, apenas o primeiro lote do Dolphin Plus tinha o pino adicional para 3 fases.

Vou tentar encontrar a fonte dessa info e posto aqui.

Aaah, nao sabia que tinha diferença nos lotes mais novos… o meu é 23/24. Peguei em dezembro/23… ele tem o L3.

1 curtida