Wallbox BYD em rede monofásica 127v, como instalar?

Se vai usar tomada de 10a, colocar o jumper em 16a vai sobrecarregar essa tomada. Se a instalação suportar 16a, use uma tomada de 20a. Do contrário essa tomada vai derreter, se não sobrecarregar o restante da instalação também.

De você realmente precisa carregar a 10a ou menos, precisaria de um carregador que permitisse esse ajuste.

Se houver a possibilidade, instale uma haste próxima da instalação também para o terra.

Obrigado meu caro. Na minha última residência , eu fiz tudo certinho.
3 hastes de cobre de aterramento unicamente para a instalação, disjuntor próprio com os mecanismos anti-surto.
Agora , não tem jeito mesmo.
Eu sei que pelo meu carregador portátil Taysla, que ele se adapta à rede quando a gente espeta ele.
A dúvida seria , será que esse Wallbox da BYD vai puxar mais que a rede suporta ?
Alguém aqui já instalou monofásico com ele para nos dizer em qual amperagem que ele trabalha no monofásico a 127v ?

Nunca usei o wallbox da byd em 127V. Se for o retangular, supondo que funcione, ele provavelmente vai limitar em 32A ou em 16A dependendo da posição do switch interno. O triangular acho que não tem nenhum ajuste de corrente.

Isso , o meu é o retangular que o colega postou na foto acima.
Fato que vou ajustar para 16A . Até porque , acho que ele não iria funcionar em 32A bifásico ou 2F + T .

Ajustando para 16A, esse será o limite a ser puxado no carregamneto independente da tensão de entrada (mesmo que eu ainda ache que ele não vai nem ligar em 127V + neutro).

Ou seja, mesmo que ele funcione, vc não poderia ligar a um circuito de 10A, vai dar problema porque ele vai puxar 16A.

A sugestão é vc usar apenas o seu Taysla, limitando a corrente a 8A.

1 curtida

É isso aqui. O jumper limita a corrente, então ele vai permitir 16a independente de ter 127+127 ou 127+N.

Se tiver um Taysla com ajuste de corrente, vai nele que é sucesso. O único detalhe é que o ajuste é manual e precisa ser feito antes de iniciar a carga, e ele guarda o último ajuste utilizado. Mas você já deve saber disso.

Desde que meu wallbox triangular morreu eu estou usando somente o da Taysla, o meu é até 7kw, eu deixo ajustado a 20a e só ajusto pra cima se eu realmente precisar, o que aconteceu 1 única vez até hoje.

Uma dica que eu daria, se o seu também for de 7kw (tomada industrial), é usar a tomada industrial mesmo ajustando para corrente inferior. Isso porque praticamente não existe mal contato nesse tipo de tomada.

O meu da Taysla é de 16A.
Escolhi ser de 16A justamente , porque é o que fica dentro do porta-malas do lado do Step , para emergências. Ai pensei… se eu precisar carregar em algum lugar , não saberei da capacidade da rede, então melhor ser conservador.
Usando a matemática :
Corrente 16A
Tensão 127v
Potência máxima do Wallbox em monofásico seria 2 Kw/h , correto ?
Bem menos que um chuveiro.
Me parece que por isso , o cabeamento deveria ser entre 2,5 e 4mm .
Correto pessoal que entende de elétrica ?

Obrigado

Essa é a conta da potência. Mas no caso a corrente segue a mesma. Então mesmo reduzindo a potência pela metade, o carregador ainda vai permitir passar 16a pela única fase que vai ter. Embora a conta esteja correta, precisa ver se o wallbox vai ligar em 127v monofásico.

Para uso em até 16a, 4mm da e sobra, levando em co fã também a distância.

Não muda muita coisa quando se tem ajuste. O meu, apesar de ter tomada industrial, permite ajustar a corrente até 8a se necessário.

Não, errado. Veja minha mensagem anterior. Vc dimensiona todo o circuito pela corrente, distância que gera queda de tensão, tipo de cabo, etc.

Recomendo vc contratar um bom eletricista para essa sua instalação.

Isso é sem dúvida nenhuma. Não me atrevo a estas peripécias de instalações mais complexas.
O que acontece é que temos uma rede mais antiga, com cabeamento de fio rígido de aprox. 4mm, pelo que vi…
Então , minha preocupação era não ligar algo mais potente para não fritar os cabos… nem aquecer demais e dar perda… não desarmar a chave do disjuntor…

Obrigado pelas orientações pessoal ! Vocês são fera

Pra mim aqui, eu comprei um TAYSLA que é com a tomada de 32a e carrega em até 220v 32a (igual o wallbox da BYD).
Mas ele permite configurar quantos A vc quer usar, vai desde 8 eu ACHO…

Coloquei no carro junto um adaptador de tomada de 32a para 20a.

No MEU caso, achei a melhor solução pq me da flexibilidade, mas eu tambem não vou ser maluco, em redes desconhecidas vão ser A baixa de forma que não crie nenhum problema.

Curiosamente a unica vez q eu usei até hj foi pra testar quando chegou, pq nunca precisei.