Wallbox não funciona, parou de funcionar se dar nenhum sinal

O wallbox não é parte ou acessório do carro, mas sim um “brinde” da BYD.

Que eu saiba, brinde não tem garantia.

Estou errado?

Pronto, achou já um provável motivo pra ele ter quebrado

1 curtida

O Walbox tem garantia de 1 ano.

É curioso como o desejo de conservar coisas leva as pessoas a hábitos diretamente opostos o que se pretende… me lembro que o primeiro microondas que tivemos em casa não durou praticamente nada, justamente pelo hábito de retirar da tomada metodicamente após cada uso.

Pessoalmente eu discordo. Eu acho que esse wallbox triangular tem um defeito de projeto considerando o alto índice de falhas.

Deixo aparelhos que uso com baixa regularidade desligados da tomada quando não estão em uso efetivo. Aplico isso para o Wallbox e máquina de lavar roupas, por exemplo, que ligam apenas a cada 3 dias por algumas horas.

É uma prática recomendada, especialmente para proteger os aparelhos que são usados esporadicamente de surtos elétricos. Há realmente uma crença popular que essa prática pode danificar o equipamento no longo prazo causada pela corrente de partida, mas é considerada falsa.

Para não ficar apenas minha opinião, vou colar o link de um fórum de engenharia elétrica e a resposta do Gemini:

https://www.reddit.com/r/ElectricalEngineering/comments/rvcxjs/fact_check_request_does_unplugging_electronics/#:~:text=Most%20devices%20will%20cause%20a,still%20using%20a%20surge%20protector.

Opinião do GEMINI:

Manter o aparelho conectado gera mais desgaste do que desconectá-lo. Embora exista um mito de que o “tranco” da energia ao ligar estraga a fonte, a realidade técnica das fontes modernas (chaveadas) favorece o desligamento completo por vários motivos:

1. Desgaste por Calor (Estresse Térmico)

Mesmo em standby, a fonte continua operando para manter circuitos mínimos ativos (como o sensor do controle remoto ou LEDs). Esse funcionamento constante gera calor, que é o principal inimigo de componentes sensíveis como os Capacitores Eletrolíticos. Com o tempo, o eletrólito interno seca, fazendo a fonte “apitar” ou falhar.

2. Proteção contra Surtos Elétricos

Um aparelho fora da tomada tem zero chance de ser queimado por um raio ou pico de tensão na rede elétrica. Pequenas variações de voltagem ocorrem diariamente e, embora imperceptíveis, causam micro-danos acumulativos nos semicondutores da fonte.

3. O Mito do “Inrush Current” (Corrente de Partida)

Ao conectar um aparelho, ocorre um breve surto de corrente chamado inrush current. No entanto, fontes de qualidade são projetadas com componentes como termistores NTC justamente para suavizar essa entrada e proteger o circuito. Para um uso esporádico (ligar algumas vezes por semana), esse estresse é insignificante comparado ao desgaste de ficar ligado 24h por dia.

Resumo: Quando desconectar é melhor?

** Recomendado: TVs, consoles de videogame, micro-ondas, carregadores de notebook e monitores que ficam dias sem uso.*
** Onde evitar: Aparelhos que fazem ciclos de manutenção automáticos (como algumas impressoras a jato de tinta que limpam o cabeçote) ou equipamentos de rede que demoram muito para reiniciar (modems/roteadores).*

Dica técnica: Se você teme o desgaste físico dos pinos da tomada de tanto “tira e põe”, a melhor solução é usar um Filtro de Linha com Chave Liga/Desliga. Assim, você corta a energia de forma limpa e protege os componentes sem forçar os contatos físicos.

2 curtidas

Tenho o modelo triangular e eu sempre desligo o disjuntor, mais de 2 anos de uso e totalmente funcional. O único incômodo é ter que usar o cartão para iniciar o carregamento.

Fiz o procedimento de deixar alguns segundos encostado o cartão no wallbox e nao preciso mais usar o cartão.

O Walbox Triangular saiu de fábrica com um problema crônico, tanto que foi descontinuado, agora entregam no ato da compra do veículo um walbox branco.

Parece ter realmente muita reclamação do triangular por ai.
Mas eu no momento nunca desliguei o meu no disjuntor, fica la… 10 meses firme e forte.

Até pq, se minha instação foi feita certa, nao pode queimar o wallbox por variação de energia

2 curtidas

Embora eu concorde com a questão da instalação bem feita. Assim como o fato de o wallbox ser um dispositivo pensado para se manter 100% do tempo conectado, do contrário teria tomada. A afirmação de que não pode queimar pela qualidade da instalação não é 100% verdadeira.

1. O DPS não protege contra 100% dos surtos. Ainda existem condições onde o surto pode chegar a danificar o aparelho.
  2. Existem outras variações que, geralmente, não nos preocupamos, como falta de fase.

No caso do meu wallbox, mesmo com todas as proteções, ele foi queimado devido à queda de galho de árvore e consequente rompimento de cabo energizado. Segundo o técnico da CPFL, o cabo rompido, devido ao vento, encostava e desencostava no cabo abaixo (integro). Isso fazia a fase variar de 127v pra 220v. Não deveria ser um problema, mas uma fase de 220v precisaria de um neutro. Pelo que entendi era como se o wallbox estivesse sofrendo um surto atrás do outro, porém não era um surto suficiente pro DPS atuar.

2 curtidas

Eu acabo ficando no meio termo. Normalmente deixo o Wallbox ligado, mas com as tempestades que estão acontecendo na região, estou desligando quando não está em uso.

Tem um outro dispositivo de proteção interessante que não vi ninguém comentando por aqui: Um timer.

As câmeras do condomínio queimavam com frequência, e descobriram que o problema era instabilidade na rede quando a energia retornava após quedas. Colocaram então um timer que só liga a energia do equipamento alguns minutos após a volta da energia, para evitar esses picos. As queimas diminuíram consideravelmente.

Vejam a forma de resolver essa situação, somente na BYD,
BYD mesmo, mas o problema pode retornar no caso de
falta de energia.

1 curtida